Petrobras lança nova geração de gasolinas Grid e Podium

Petrobras lança nova geração de gasolinas Grid e Podium

Por meio da Vibra (ex-BR Distribuidora), a Petrobras lança nova geração de gasolinas Grid e Podium. Segundo a companhia, os combustíveis exclusivos dos Postos Petrobras chegam ao mercado com uma nova tecnologia de aditivação, desenvolvida em parceria com a empresa alemã BASF. As novas versões começam a ser vendidas em março, inicialmente, nos Postos Petrobras do Rio de Janeiro e de São Paulo, e chegarão gradativamente a todo o Brasil.

A Vibra explica que a nova tecnologia foi batizada de Tecno 3, devido aos seus três principais benefícios: limpeza, proteção e economia, por contribuir para um menor gasto com a manutenção do motor. Desenvolvida ao longo de 2021 e testada por mais de 700 horas em laboratórios e motores na Alemanha, Estados Unidos e Brasil, Tecno 3 inclui ainda os mais avançados modificadores de fricção, detergentes e anticorrosivos.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Ainda de acordo com a empresa, a fórmula do combustível reduz a formação de depósitos de resíduos e remove os já existentes. Testes comparativos demonstraram uma melhora de três vezes na proteção contra o desgaste e de três vezes menos formação de depósitos que a tecnologia anterior. Ele também demonstrou melhora na capacidade de limpeza (remoção de depósitos) de partes internas do motor, como por exemplo as válvulas, e a mais alta proteção contra corrosão. Todos estes fatores geram uma maior economia na manutenção do automóvel e uma maior eficiência em seu desempenho, além de maior rendimento.

Petrobras lança nova geração de gasolinas Grid e Podium

O uso da nova tecnologia representa um passo à frente no mercado de gasolinas aditivadas, levando a uma mínima formação de depósitos e proporcionando uma operação mais eficiente dos motores. O desenvolvimento de Tecno 3 teve a preocupação de garantir o desempenho tanto nos novos motores de injeção direta como também nos motores mais tradicionais de injeção indireta, onde teve excelentes resultados.

“Este lançamento é mais uma iniciativa da Vibra em inovação, resultado de investimentos constantes em tecnologia para sempre entregar os melhores produtos e soluções que atendam às expectativas e necessidades dos clientes dos Postos Petrobras”, afirma Maurício Fontenelle, head de Marcas, Serviços e Desenvolvimento de Novos Negócios da Vibra.

Amplamente testadas e de excelente qualidade técnica, as gasolinas Petrobras Grid e Petrobras Podium são marcas licenciadas da Petrobras. Para lançar essa nova geração, a Vibra procurou no mercado os melhores fornecedores para o desenvolvimento e optou por firmar parceria com a BASF, multinacional alemã reconhecida pela qualidade de seus produtos.

“Este projeto contou com uma longa etapa de análise do mercado, cooperação com a Petrobras e a definição de upgrade de atributos técnicos e benefícios das linhas de gasolinas comercializadas pela Vibra nos Postos Petrobras, além da proposta de desenvolvimento contínuo e parceria tecnológica ao longo dos próximos anos, que resultou na escolha da BASF, uma das maiores empresas do segmento químico mundial, para o lançamento da nova geração das gasolinas Petrobras Grid e Podium”, revela Fontenelle.

Petrobras Grid

A nova gasolina Petrobras Grid forma 98% menos depósitos nas válvulas de admissão do que a gasolina comum, chegando a um nível de depósitos três vezes menor que a versão anterior da própria Grid. Por padrão, todos os testes começam com o motor limpo. No entanto, para atestar o poder de limpeza de Tecno 3, foi realizado também um teste adicional, com as válvulas já sujas. Após um ciclo de teste com gasolina comum e em um novo ciclo de teste com a nova Petrobras Grid, ficou demonstrada sua capacidade de remover 82% desses resíduos prévios.

No quesito proteção, a Petrobras Grid demonstrou alta performance na redução de desgaste e corrosão. O novo agente redutor de atrito diminui, e muito, o desgaste causado pela fricção, protegendo assim os componentes internos do motor (anéis de segmento, pistões e cilindros). Em laboratório, observou-se uma proteção contra o desgaste de 53% em relação à gasolina comum e três vezes mais proteção que a versão anterior da Grid.

A nova gasolina Grid também demonstrou prover o nível mais alto de proteção contra a ferrugem, como observou-se nos testes de corrosão realizados em laboratório. Esse mesmo nível de 100% de proteção foi confirmado nas condições mais severas, quando foi utilizada água salgada no teste. Para mais informações acesse o site.

Petrobras Podium

A geração Tecno 3, com toda sua evolução em termos de limpeza, proteção e economia, soma-se agora aos atributos que consagraram a Petrobras Podium como a linha de combustíveis mais avançada do Brasil. Podium manteve todos os seus diferenciais: altíssima octanagem RON 102 e teor de enxofre abaixo de 30 ppm (partes por milhão).

A gasolina Petrobras Podium é o combustível oficial da Stock Car desde 2015, principal competição automobilística do país, e da equipe Lubrax | Podium Stock Car Team, que tem como pilotos Felipe Massa e Júlio Campos.

A Podium permite que motores de alto desempenho alcancem a potência máxima com que foram projetados, e seu menor teor de enxofre preserva sistemas de pós-tratamento responsáveis por reduzir as emissões do veículo.

Fora das pistas, ela é indicada para motos ou veículos a gasolina ou flex com motores com taxa de compressão acima de 10:1, embora qualquer motor possa usufruir de seus benefícios. Sua formulação garante ainda maior estabilidade à degradação, protegendo o tanque e o motor caso o veículo fique parado por um longo período. Para mais informações acesse o site.

Desenvolvimento e testagem

Para comprovar os benefícios das suas novas gasolinas, a Vibra investiu em testes que foram realizados em laboratórios localizados no Brasil, na Alemanha e nos Estados Unidos. Os novos combustíveis foram avaliados nos motores Fiat 1.4 tetrafuel, Mercedes 111 e Ford Flex 1.8L 16V, utilizando sempre metodologia padronizada. Em todas as etapas, usou-se apenas a gasolina E27 brasileira, que contém 27% de etanol.

A capacidade de limpeza da nova geração de gasolinas foi levada à prova no Brasil e na Europa. No Brasil, foi usado o método ABNT NBR 16038, com motor da Fiat. No laboratório da BASF na Alemanha, foi aplicado o método CEC F 020-A 98, em motor da Mercedes, e fez-se um teste adicional, em um motor Ford Flex, com válvulas previamente sujas com resíduos de gasolina comum, também com o método CEC F 020-A 98.

A maior proteção de Tecno 3 contra desgaste do motor e corrosão foi comprovada por dois testes. A performance do novo agente redutor de atrito foi avaliada pelo “HFRR” (ASTM D6079 a 25°C), que mede a “cicatriz” formada após contatos repetidos entre duas peças metálicas. Já o nível de defesa contra a ferrugem foi medido por meio do método ASTM D665B, com utilização de água salgada em vez de água destilada.

Read Previous

IPI menor terá baixo impacto no preço final

Read Next

Vox inaugura novo centro de distribuição com vendas em alta