Tech Drive: Avaliaçãodo Peugeot 2008 THP: SUV compacto de grande performance. Quando a assunto Peugeot, eu sou suspeita para falar, porque me encaixo bem dentro dele. E cada pessoa é diferente, por isso vou me reter aos atributos técnicos do carro. Todos sabem que o Peugeot 2008 vai ganhar um face lifting, mas tomara que mantenham a versão com o motor THP.
Testamos a versão Style, que vem equipada com o motor 1.6 THP Turbo Flex, um conjunto reconhecido e eficiente, combinado com o câmbio automático AT6. Dessa forma, o 2008 alcança 173 cv quando abastecido com etanol e 165 cv com uso de gasolina. O torque com ambos os combustíveis é de 24,5 kgfm a partir de 1.400 rpm.
O motor turbo é construído em bloco de alumínio, comando duplo de válvulas e variação na admissão. O acionamento do comando é feito por corrente, o que deixa a manutenção mais facilitada. A alimentação é feita por meio da injeção direta de combustível. Para completar o trem de força, temos a caixa de câmbio de seis velocidades com acoplamento por conversor de torque.
Leia a Revista Oficina News completa
Como modos de condução, o SUV oferece o ECO, ideal para ser utilizado no trânsito, para economizar combustível e modo SPORT, que consegue retirar respostas mais rápidas e potentes do motor.
Essa esportividade é reforçada no confortável i-Cockpit®, que adota o volante multifuncional de diâmetro reduzido (sport drive), bem esportivo. A posição de dirigir elevada, um painel analógico e funcional, e uma central multimídia touchscreen que agrupa de forma intuitiva todas as funções de conforto.
Dirigibilidade tem vez no Peugeot 2008 THP, com a macia direção elétrica e uma suspensão ajustada, que usa McPherson e barra estabilizadora na dianteira e eixo de torção e roda tipo semi-independente na traseira. O sistema de freios tem disco nas quatro rodas, sendo os da frente ventilados.
Faróis com DRL em LED, piloto automático e central multimídia compatível com Apple Car Play e Android Auto passam a ser itens de série para gama completa do modelo.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.