Tech Drive: Avaliação do Peugeot 208: motor 1.0 turbo com eficiência e elegância. O 208 é um compacto muito legal. É compacto, é fácil de dirigir, é moderno, tem design arrojado e esportivo. A esportividade, porém, foi acentuada com a chegada do motor Turbo 200, utilizado na versão Griffe, que testamos. Quer mais uma novidade? Vem equipado com o câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas.
Um motor que já vem sendo usado em outros modelos da Stellantis, tem três cilindros é leve e compacto, construído em bloco de alumínio, que além de reduzir o peso, esquenta mais rápido pela menor resistência à condução de calor.
Um sistema avançado de sobrealimentação usa o turbo de baixa inércia e volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão, que leva a uma resposta mais rápida do propulsor.
O motor conta ainda com um trocador de calor do óleo que ajuda da diminuição do tempo de aquecimento do conjunto, transferindo calor da água – que esquenta mais rápido – para o óleo, que, atingindo a temperatura ideal, reduz o atrito do motor. Por outro lado, o trocador também evita que o óleo esquente demais, o que traz confiabilidade ao conjunto, explica a engenharia da marca.
Mais um ponto alto do motor, que já falamos algumas vezes é a tecnologia MultiAir III, que faz o controle eletrônico das válvulas de admissão. Segundo a Stellantis, o sistema permite antecipar a abertura das válvulas de admissão na fase de escapamento, criando uma recirculação de gases que reduz os óxidos de nitrogênio oriundos da combustão, o que ajuda na redução de emissões.
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A injeção do combustível é do tipo direta, com injetores colocados quase na vertical em relação aos pistões, em ângulo de 23°, o que beneficia a mistura ar-combustível. A distribuição é feita com uma corrente, mais silenciosa e que dispensa qualquer tipo de manutenção.
O resultado dessa equação é um powertrain capaz de gerar 130 cv de potência máxima com etanol e 125 cv com gasolina e amplo torque de 200 Nm (o nome do motor, ou 20,4 kgfm), disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm, com qualquer combustível.
A mecânica conta com uma suspensão dianteira que ganhou ajuste exclusivo para as versões turbinadas, deixando o comportamento dinâmico ainda mais equilibrado, com maior controle de rolagem. A evolução é perceptível em situações como retomadas em saídas de curvas e desvios rápidos.
Na conectividade, temos a central multimídia PEUGEOT Connect 10,3” com conexão wireless (Android Auto e Apple CarPlay).
Conta ainda com direção elétrica, volante Sport Drive com comandos de som, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de tração e de estabilidade, DRL em LED e as novas rodas Kanobi aro 16” com acabamento Black Diamond.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.