Tech Drive: Avaliação do Peugeot 3008 GT: elegância, segurança e muita tecnologia. Um desenho externo mais esportivo e mesmo assim, muito sofisticado. Um interior igualmente elegante e muito funcional. O Novo Peugeot 3008 GT é um SUV que chama atenção por dentro e por fora. Tudo isso sem deixar de lado um trem de força eficiente, muitos recursos de tecnologia, conectividade e segurança.
O design segue fielmente o novo DNA da Peugeot, com nova dianteira moderna com a grade Frameless (sem moldura), que revelam linhas fluidas e um toque de dinamismo. O conjunto ótico é inconfundível, com tecnologia LED e prolongamento de DRL na forma de presa. Na traseira, as lanternas são igualmente contemporâneas, com acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas de ambos os lados do veículo.
Leia a Revista Oficina News completa
Dinamismo que se reflete no motor, o reconhecido 1.6 THP, que segundo a marca utiliza tecnologia de ponta em se tratando de motores a combustão, com pressão de turbo controlada eletronicamente, torque em alta faixa de rotação e consumo contido, devido ao vasto uso da eletrônica e da modernidade do projeto que garante baixo atrito interno das peças móveis.
Dessa forma, o Novo Peugeot 3008, movido apenas a gasolina, consegue alcançar os 165 cv de potência, com torque máximo de 24,5 kgfm a partir dos 1.400 rpm, imprimindo um ritmo bem intenso na hora da aceleração e retomadas.
Combinando com o motor, o 3008 utiliza o câmbio automático de seis marchas, que traz ainda o modo manual, possibilitando que as trocas de marchas possam ser feitas pelo motorista através das aletas (paddle shifters).
Esse conjunto promove um escalonamento preciso e trocas bem programadas, por conta da tecnologia a tecnologia “Quickshift” (mudanças de marcha mais rápidas e excelente fluidez), de acordo com as explicações da montadora. São três modos de condução: Normal, Eco e Esportivo, para transitar entre a esportividade, economia e conforto.
Falando de tecnologia e segurança, o Peugeot 3008 vem muito bem equipado, por conta do sistema Peugeot Driver Assist Plus, que conta com recursos como piloto automático adaptativo e inteligente Stop & Go, correção e alerta de permanência em faixa, Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência, entre outros.
Seu interior é uma verdadeira nave espacial, com o novo I-Cockpit 2.0, que traz um cluster digital de 12,3 polegadas, e uma nova central multimídia completa com tela tátil de 10” e alta definição.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.