Picape Hilux traz mecânica de confiança da Toyota
Modelo robusto e com mecânica de confiança da marca roda muito bemna estrada apesar de não ser lá muito econômica, com conforto e segurança
Texto: Carol Vilanova
Fotos: Edinho Paiva
Quando falamos com muitos consumidores sobre os modelos Toyota, uma rase comum é: a Toyota não dá manutenção, os carros da Toyota não quebram. É logico que não é bem assim, mas um Toyota bem cuidado, realmente é um carro muito confiável e dificilmente vai deixar o motorista na mão.
Esse é um dos motivos que muita gente que precisa de um veículo robusto do tipo picape, busca uma Hilux da Toyota. Durona, robusta e com mecânica de confiança. Assim é a Hilux, uma veterana de 45 anos que conquista pela simplicidade e qualidade ao mesmo tempo.
O modelo cabine dupla, 4×2 com motor flex, certamente comprova todas essas afirmações, equipada com propulsor VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, de quatro cilindros em linha, conta com duplo comando de 16 válvulas e tecnologia que faz a variação eletrônica da abertura das válvulas (Variable Valve Timing with intelligence).
É um carro pesado, por isso não ganha muito em economia, mas em termos de desempenho, a Hilux se sai bem, inclusive nas retomadas de velocidades ou em situações de ultrapassagens. São 163 cavalos de potência quando abastecido com etanol e 158 com uso da gasolina, sempre a 5000 giros.
Em relação ao torque, não poderia ser diferente, forte desde as 3.800 rotações, isso por conta do comando variável, o resultado é de 25 kgfm. O sistema de injeção eletrônico não é direto e a tecnologia flex ainda conta com o tanquinho de gasolina. A taxa de compressão do motor é de 12.0:1.
A transmissão, muito bem acertada, é automática de quatro marchas. E a tração é 4×2, com diferencial traseiro com deslizamento limitado (LSD). A direção bastante macia é hidráulica e os freios são a disco ventilados na dianteira e tambor com com LSPV (válvula proprocionadora sensível à carga) na traseira. Claro que o ABS vem como equipamento de série.
O visual robusto mostra o DNA da marca bem evidente – lembrando que uma nova versão já foi lançada nos países asiáticos, que parece mais ainda com o Corolla. Um toque mais esportivo vem das rodas de liga leve, de 16 polegadas. Linhas modernas e harmoniosas complementam o desenho robusto da picape.
O espaço interno, apesar de não ter muito luxo, é amplo e confortável. A picape foi mesmo feita para ser colocada à toda prova, portanto sofisticação não é um dos seus fortes, forte mesmo é a sua estrutura. Tem protetor de caçamba em polietileno de alta densidade, que evita danos à pintura, causados por objetos transportados no compartimento de carga.
Com concorrente de peso, como Chevrolet S10, VW Amarok, Mitsubishi Triton e Ford Ranger, a Toyota Hilux em todas as suas configurações está disponível na rede de distribuidores com preços que começam e R$ 114.550,00 para a versão 4×2 Flex SRV.
Ficha técnica
Versão SRV A/T 4×2 Cabine Dupla
Motor Toyota VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC
Potência 163 cv a 5.000 (Etanol) / 158 cv a 5.000 (Gasolina)
Torque 25,0 kgfm a 3.800 rpm
Cilindrada 2.694 cm³
Diâmetro x curso do pistão 95,0 x 95,0 mm
Taxa de compressão 12,0:1
Alimentação Sistema de injeção eletrônica (tipo EFI)
Transmissão Automática de 4 velocidades
Tração 4×2, com diferencial traseiro com deslizamento limitado (LSD
Relação Diferencial (dianteiro / traseiro) 4.555 / 4.555
Suspensão
Dianteira Independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira Eixo rígido, molas semi-elípticas de duplo estágio
Direção Hidráulica – pinhão e cremalheira
Freios
Dianteiros Discos ventilados com ABS
Traseiros Tambor com LSPV (válvula proprocionadora sensível à carga) e ABS
Pneus 265 / 70 R16
Rodas Liga leve R16 7J
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.