Picape Hilux traz mecânica de confiança da Toyota

Picape Hilux traz mecânica de confiança da Toyota

Picape Hilux traz mecânica de confiança da Toyota

Modelo robusto e com mecânica de confiança da marca roda muito bemna estrada apesar de não ser lá muito econômica, com conforto e segurança

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Edinho Paiva

 

Hilux da Toyota é durona, robusta e com mecânica de confiança
Hilux da Toyota é durona, robusta e com mecânica de confiança

Quando falamos com muitos consumidores sobre os modelos Toyota, uma rase comum é: a Toyota não dá manutenção, os carros da Toyota não quebram. É logico que não é bem assim, mas um Toyota bem cuidado, realmente é um carro muito confiável e dificilmente vai deixar o motorista na mão.

Picape Hilux traz mecânica de confiança da Toyota
Picape Hilux traz mecânica de confiança da Toyota

Esse é um dos motivos que muita gente que precisa de um veículo robusto do tipo picape, busca uma Hilux da Toyota. Durona, robusta e com mecânica de confiança. Assim é a Hilux, uma veterana de 45 anos que conquista pela simplicidade e qualidade ao mesmo tempo.

Frente imponente com ampla grade e faróis largos
Frente imponente com ampla grade e faróis largos

O modelo cabine dupla, 4×2 com motor flex, certamente comprova todas essas afirmações, equipada com propulsor VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, de quatro cilindros em linha, conta com duplo comando de 16 válvulas e tecnologia que faz a variação eletrônica da abertura das válvulas (Variable Valve Timing with intelligence).

Motor VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC de 163 cv no etanol
Motor VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC de 163 cv no etanol

É um carro pesado, por isso não ganha muito em economia, mas em termos de desempenho, a Hilux se sai bem, inclusive nas retomadas de velocidades ou em situações de ultrapassagens. São 163 cavalos de potência quando abastecido com etanol e 158 com uso da gasolina, sempre a 5000 giros.

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Em relação ao torque, não poderia ser diferente, forte desde as 3.800 rotações, isso por conta do comando variável, o resultado é de 25 kgfm. O sistema de injeção eletrônico não é direto e a tecnologia flex ainda conta com o tanquinho de gasolina. A taxa de compressão do motor é de 12.0:1.

A transmissão, muito bem acertada, é automática de quatro marchas. E a tração é 4×2, com diferencial traseiro com deslizamento limitado (LSD).  A direção bastante macia é hidráulica e os freios são a disco ventilados na dianteira e tambor com com LSPV (válvula proprocionadora sensível à carga) na traseira. Claro que o ABS vem como equipamento de série.

Tração é 4x2, com diferencial traseiro com deslizamento limitado
Tração é 4×2, com diferencial traseiro com deslizamento limitado

O visual robusto mostra o DNA da marca bem evidente – lembrando que uma nova versão já foi lançada nos países asiáticos, que parece mais ainda com o Corolla. Um toque mais esportivo vem das rodas de liga leve, de 16 polegadas. Linhas modernas e harmoniosas complementam o desenho robusto da picape.

O visual robusto mostra o DNA da marca bem evidente
O visual robusto mostra o DNA da marca bem evidente

O espaço interno, apesar de não ter muito luxo, é amplo e confortável. A picape foi mesmo feita para ser colocada à toda prova, portanto sofisticação não é um dos seus fortes, forte mesmo é a sua estrutura. Tem protetor de caçamba em polietileno de alta densidade, que evita danos à pintura, causados por objetos transportados no compartimento de carga.

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Com concorrente de peso, como Chevrolet S10, VW Amarok, Mitsubishi Triton e Ford Ranger, a Toyota Hilux em todas as suas configurações está disponível na rede de distribuidores com preços que começam e R$ 114.550,00 para a versão 4×2 Flex SRV.

Ficha técnica

Versão SRV A/T 4×2  Cabine Dupla

Motor                                                 Toyota VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC

Potência                                              163 cv a 5.000 (Etanol) / 158 cv a 5.000 (Gasolina)

Torque                                                 25,0 kgfm a 3.800 rpm

Cilindrada                                          2.694 cm³

Diâmetro x curso do pistão            95,0 x 95,0 mm

Taxa de compressão                        12,0:1

Alimentação                                      Sistema de injeção eletrônica (tipo EFI)

Transmissão                                 Automática de 4 velocidades

Tração                                                 4×2, com diferencial traseiro com deslizamento limitado (LSD

Relação Diferencial (dianteiro / traseiro)             4.555 / 4.555

Suspensão

Dianteira                                            Independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora

Traseira                                              Eixo rígido, molas semi-elípticas de duplo estágio

Direção                                            Hidráulica – pinhão e cremalheira

Freios

Dianteiros                                          Discos ventilados com ABS

Traseiros                                            Tambor com LSPV (válvula proprocionadora sensível à carga) e ABS

Pneus                                                  265 / 70 R16

Rodas                                                  Liga leve R16 7J

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