Picape Renault Oroch traz mecânica robusta e versatilidade

Avaliamos a picape média francesa, que abriu um segmento no Brasil, trazendo na caçamba toda mecânica reconhecida da marca

Texto: Carol Vilanova 

Fotos: Edinho Paiva

A Renault Duster Oroch, esse é seu nome completo, inaugurou um novo segmento no Brasil, o das picapes compactas medias, ou seja: maior que uma Strada e menor que uma S10, basicamente. O modelo apesar de ter chegado primeiro já enfrenta competividade a altura com a entrada da Fiat Toro, mas mostra qualidades que chamam atenção.

renault-oroch-1

Na lista dos prós, com certeza entram o amplo espaço interno e a mecânica robusta, ambos oriundos do utilitário Duster. Com cabine dupla, quatro portas – cabem cinco pessoas – e uma caçamba bastante avantajada, a Oroch se mostra versátil, podendo ser usada para o lazer e também para o trabalho.

renault-oroch-13

A picape nasceu com DNA brasileiro, afinal seu desenvolvimento foi feito pensando no consumo dos países latinos. Visual aventureiro, com ampla grade dianteira e faróis expressivos combinam com a robustez das caixas de rodas. A harmonia se estendde pela lateral até a parte de traz da picape, onde também as lanternas se destacam pelo formato e modernidade. Aliás, de lado parece bem com o Duster.

renault-oroch-2

renault-oroch-4

Em relaçao à parte mecanica, a Oroch oferece duas opçoes de motores, 1.6 16V Flex e 2.0 16V Flex, nossa avalição foi com a versão 2.0, com câmbio manual de seis marchas. Os números divullgados pela montadora sao de 148 cv potência máxima quando abastecido com etanol e de 143 cv com uso de gasolina, sempre a 5.750 rpm. O torque maximo é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.

renault-oroch-11

No geral, gostosa de dirigir, a picape só tem baixo desempenho quando o assunto é consumo de combustível, apesar de ter nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Conpet, na prática, economia não é seu forte.

renault-oroch-1

O câmbio manual de seis marchas, o mesmo do Duster 4×4, teve a relação final encurtada. Ao volante, tem boa dirigibilidade e soma-se a isso, a posição mais elevada para dirigir. Contamos ainda com o piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e o controle do rádio fixo na coluna de direção.

renault-oroch-16

Um botão que pode ser acionado no painel permite ao motorista entrar na função EcoMode, que limita a potência e o torque do motor, assim como reduz o ar-condicionado, o que permite economia de combustível em torno de 10%, segundo os dados da marca.

Outro mimo funcional é o indicador de trocas de marchas, Gear Shift Indicator (GSI), que lembra ao motorista a hora de mudar a marcha, sugerindo reduzir ou aumentar de maneira que possa melhor aproveitar as características do motor.

Uma picape que não pula tanto, talvez por conta da suspensão multilink independente na traseira, reforçada e calibrada, com entre-eixos maiores em relação ao Duster, justamente para garantir estabilidade, dirigibilidade e conforto de um carro de passeio, independente de estar carregada ou não.

renault-oroch-6

Já na dianteira foi adotado o sistema independente, do tipo MacPherson, que traz molas helicoidais com barra estabilizadora, sendo calibrado para garantir o máximo de estabilidade nas curvas sem abrir mão do conforto ao rodar. A marca investiu num conjunto de suspensões com mesmo conceito do Duster 4×4, mas com peças novas e reforçadas.

renault-oroch-14

O interior e os equipamentos eletrônicos do carro são interessantes e funcionais para qualquer público, claro que os jovens se identificam mais pelo estilo mais aventureiro. Materiais de bom gosto no acabamento com bancos de couro e painel black piano, além de um belo sistema de conectividade, o Media NAV Evolution.

Picape Renault Oroch traz mecânica robusta e versatilidade
Picape Renault Oroch traz mecânica robusta e versatilidade

Para deixar mais interessante: sensor de ré, necessário, extensor de caçamba, santoantonio, suporte de bike ou prancha… A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções e abertura interna do tanque de combustível.

renault-oroch-12

A picape Renault Duster Oroch é oferecida em três versões, com duas motorizações e duas opções de câmbio: Expression 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas, Dynamique 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas e Dynamique 2.0 16V câmbio manual de seis marchas. Os preços ficam em torno de R$ 71.000,00 nas versões 1.6 e R$78.000,00 para as versões 2.0.

 

Ficha Técnica

Versão 2.0 16V
Motor Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
Tração Dianteira 4×2
Cilindrada 1.998 cm³
Diâmetro x Curso (mm x mm) 82,7 x 93,0
Potência máxima (ABNT) 148 cv (etanol) @ 5.750 rpm

143 cv (gasolina) @ 5.750 rpm

Torque máximo (ABNT) 20,9 kgfm @ 4.000 rpm (etanol)

20,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina)

Alimentação Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial
Pneus/Rodas 215/65 R16
Suspensão Dianteira Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão Traseira Multilink independente e MacPherson, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora
Freios Dois circuitos em “X”, de acionamento hidráulico, com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro
Direção Hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m
Câmbio Manual 6 velocidades
Relação de marcha 1ª………………..3,73:1

2ª………………..2,11:1

3ª………………..1,45:1

4ª………………..1,11:1

5ª………………..0,91:1

6ª………………..0,77:1

Diferencial                          4,44:1

Tanque combustível 50 L
Volume da caçamba 683 L
Carga útil 650 kg
Peso em ordem de Marcha 1.346 kg
Entre eixos         2.829 mm

Comprimento   4.693 mm

Altura   1.695 mm

Largura 1.821 mm

Largura c/ espelhos        1.997 mm

Altura livre do solo          206 mm

Ângulos de entrada        26°

Ângulos de saída              19,9°

 

Read Previous

Sindirepa-SP assina termo de ajuste de conduta com Ministério Público

Read Next

Novos carros da BMW serão equipados com pneus Bridgestone