Avaliamos a picape média francesa, que abriu um segmento no Brasil, trazendo na caçamba toda mecânica reconhecida da marca
Texto: Carol Vilanova
Fotos: Edinho Paiva
A Renault Duster Oroch, esse é seu nome completo, inaugurou um novo segmento no Brasil, o das picapes compactas medias, ou seja: maior que uma Strada e menor que uma S10, basicamente. O modelo apesar de ter chegado primeiro já enfrenta competividade a altura com a entrada da Fiat Toro, mas mostra qualidades que chamam atenção.
Na lista dos prós, com certeza entram o amplo espaço interno e a mecânica robusta, ambos oriundos do utilitário Duster. Com cabine dupla, quatro portas – cabem cinco pessoas – e uma caçamba bastante avantajada, a Oroch se mostra versátil, podendo ser usada para o lazer e também para o trabalho.
A picape nasceu com DNA brasileiro, afinal seu desenvolvimento foi feito pensando no consumo dos países latinos. Visual aventureiro, com ampla grade dianteira e faróis expressivos combinam com a robustez das caixas de rodas. A harmonia se estendde pela lateral até a parte de traz da picape, onde também as lanternas se destacam pelo formato e modernidade. Aliás, de lado parece bem com o Duster.
Em relaçao à parte mecanica, a Oroch oferece duas opçoes de motores, 1.6 16V Flex e 2.0 16V Flex, nossa avalição foi com a versão 2.0, com câmbio manual de seis marchas. Os números divullgados pela montadora sao de 148 cv potência máxima quando abastecido com etanol e de 143 cv com uso de gasolina, sempre a 5.750 rpm. O torque maximo é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.
No geral, gostosa de dirigir, a picape só tem baixo desempenho quando o assunto é consumo de combustível, apesar de ter nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Conpet, na prática, economia não é seu forte.
O câmbio manual de seis marchas, o mesmo do Duster 4×4, teve a relação final encurtada. Ao volante, tem boa dirigibilidade e soma-se a isso, a posição mais elevada para dirigir. Contamos ainda com o piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e o controle do rádio fixo na coluna de direção.
Um botão que pode ser acionado no painel permite ao motorista entrar na função EcoMode, que limita a potência e o torque do motor, assim como reduz o ar-condicionado, o que permite economia de combustível em torno de 10%, segundo os dados da marca.
Outro mimo funcional é o indicador de trocas de marchas, Gear Shift Indicator (GSI), que lembra ao motorista a hora de mudar a marcha, sugerindo reduzir ou aumentar de maneira que possa melhor aproveitar as características do motor.
Uma picape que não pula tanto, talvez por conta da suspensão multilink independente na traseira, reforçada e calibrada, com entre-eixos maiores em relação ao Duster, justamente para garantir estabilidade, dirigibilidade e conforto de um carro de passeio, independente de estar carregada ou não.
Já na dianteira foi adotado o sistema independente, do tipo MacPherson, que traz molas helicoidais com barra estabilizadora, sendo calibrado para garantir o máximo de estabilidade nas curvas sem abrir mão do conforto ao rodar. A marca investiu num conjunto de suspensões com mesmo conceito do Duster 4×4, mas com peças novas e reforçadas.
O interior e os equipamentos eletrônicos do carro são interessantes e funcionais para qualquer público, claro que os jovens se identificam mais pelo estilo mais aventureiro. Materiais de bom gosto no acabamento com bancos de couro e painel black piano, além de um belo sistema de conectividade, o Media NAV Evolution.
Para deixar mais interessante: sensor de ré, necessário, extensor de caçamba, santoantonio, suporte de bike ou prancha… A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções e abertura interna do tanque de combustível.
A picape Renault Duster Oroch é oferecida em três versões, com duas motorizações e duas opções de câmbio: Expression 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas, Dynamique 1.6 16V Flex câmbio manual de cinco marchas e Dynamique 2.0 16V câmbio manual de seis marchas. Os preços ficam em torno de R$ 71.000,00 nas versões 1.6 e R$78.000,00 para as versões 2.0.
Ficha Técnica
Versão | 2.0 16V |
Motor | Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão |
Tração | Dianteira 4×2 |
Cilindrada | 1.998 cm³ |
Diâmetro x Curso (mm x mm) | 82,7 x 93,0 |
Potência máxima (ABNT) | 148 cv (etanol) @ 5.750 rpm
143 cv (gasolina) @ 5.750 rpm |
Torque máximo (ABNT) | 20,9 kgfm @ 4.000 rpm (etanol)
20,2 kgfm @ 4.000 rpm (gasolina) |
Alimentação | Injeção Eletrônica Multiponto Sequencial |
Pneus/Rodas | 215/65 R16 |
Suspensão Dianteira | Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora |
Suspensão Traseira | Multilink independente e MacPherson, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora |
Freios | Dois circuitos em “X”, de acionamento hidráulico, com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro |
Direção | Hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m |
Câmbio | Manual 6 velocidades |
Relação de marcha | 1ª………………..3,73:1
2ª………………..2,11:1 3ª………………..1,45:1 4ª………………..1,11:1 5ª………………..0,91:1 6ª………………..0,77:1 Diferencial 4,44:1 |
Tanque combustível | 50 L |
Volume da caçamba | 683 L |
Carga útil | 650 kg |
Peso em ordem de Marcha | 1.346 kg |
Entre eixos 2.829 mm
Comprimento 4.693 mm Altura 1.695 mm Largura 1.821 mm Largura c/ espelhos 1.997 mm Altura livre do solo 206 mm Ângulos de entrada 26° Ângulos de saída 19,9° |
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.