Equipado com o novo motor boxer 3,8 litros, a Porsche apresenta 911 Turbo S nas versões Coupé e Cabriolet. Esta nova geração destaca a performance como maior característica, além de maior dinamismo de direção e conforto.
O novo motor boxer 3,8 litros opera com dois turbocompressores com geometria variável, que entrega 650 cv, cerca de 70 cv a mais do que seu antecessor. O torque máximo agora atinge 800 Nm (um aumento de 50 Nm). A transmissão Porsche Doppelkupplung (com dupla embreagem) específica para o Turbo reduziu a arrancada de 0 a 100 km/h para 2,7 segundos (uma queda de 0,2 segundos), enquanto a velocidade máxima se manteve inalterada em 330 km/h.
Este engenho é baseado na atual geração do 911 Carrera. Ele apresenta um sistema completamente reprojetado de resfriamento do ar, turbocompressores VTG (com geometria da turbina variável) maiores num layout simétrico com flaps do wastegate (válvula de alívio para excesso de pressão) ajustáveis, assim como o uso de injetores piezoelétricos, que melhorou consideravelmente o desempenho do veículo relativamente às respostas, potência, torque, emissões e limite de rotações.
Com seis cilindros é alimentado através de um novo sistema de admissão. Nessa fase, o anterior direcionamento do ar utilizado pelo motor e o resfriamento do ar para alimentação foi modificado: parte do ar para o motor agora flui através das características entradas de ar Turbo nas seções laterais traseiras.
À frente dos filtros de ar, agora localizados nos para-lamas traseiros, dois outros dutos de ar também foram adicionados, através da grade da tampa traseira. Isto significa que o novo 911 Turbo S tem quatro entradas de ar com uma maior seção transversal e menor resistência, ajudando a aumentar ainda mais a eficiência do motor.
Dois turbocompressores simétricos com geometria variável da turbina (VTG) e maiores dimensões substituem os componentes usados anteriormente, com os rotores do compressor e da turbina agora girando em direções opostas. O diâmetro dos rotores das turbinas aumentou cinco milímetros, para 55 mm, enquanto o rotor do compressor, de 61 mm, agora é três milímetros maior. Os flaps do wastegate (válvula de alívio) agora são controlados eletricamente, com motores de passo (motores que dividem a rotação em um número determinado de passos).
Porsche apresenta 911 Turbo S nas versões Coupé e Cabriolet
O design harmônico, que equilibra com perfeição o prazer de dirigir, dinamismo e esportividade, é adequado de forma ideal para o uso no dia-a-dia, da mesma forma que na pista de corridas. O salto no desempenho dessa nova geração é percebido especialmente na arrancada de 0 a 200 km/h: com uma marca de 8,9 segundos, o novo 911 Turbo S é um segundo inteiro mais rápido que seu antecessor.
Segundo a Porsche, graças à tração integral Porsche Traction Management (PTM – Gerenciamento de Tração) aperfeiçoada, a caixa de transferência pode distribuir significativamente mais torque entre os eixos, com até 500 Nm sendo transferidos para as rodas dianteiras.
A nova geração do chassi PASM de série também está ainda mais esportiva. Amortecedores mais rápidos e mais precisos proporcionam significativas vantagens para a dinâmica de condução quanto à estabilidade de rolagem, manutenção da trajetória, comportamento da direção e velocidade nas curvas.
A nova dianteira com entradas de ar maiores tem um visual Turbo característico, com dois módulos luminosos dianteiros, assim como faróis de matriz de LED de série com insertos escuros. O defletor dianteiro reprojetado, extensível por um sistema pneumático, e a asa traseira maior, geram uma força vertical 15 por cento maior.
As seções com aparência muscular dos para-lamas traseiros com entradas de ar integradas dão ênfase à carroceria esguia do 911 Turbo S. O novo visual traseiro é complementado pelas ponteiras retangulares do escapamento em preto com alto brilho, típicas do Turbo.
O interior tem alta qualidade e acabamento esportivo. A relação de equipamentos de série inclui o acabamento totalmente em couro e detalhes em carbono em combinação com toques em prata. Os bancos esportivos ajustáveis com 18 regulagens trazem costuras que homenageiam o primeiro 911 Turbo (tipo 930).
Elementos gráficos de alta qualidade e logos no conjunto de instrumentos completam os característicos detalhes dos Turbos S. A tela central do PCM agora tem 10,9 polegadas e pode ser operada rapidamente e sem distrações, graças ao seu novo layout. Outros itens incluídos de fábrica são o volante esportivo GT, o pacote Sport Chrono com o novo aplicativo Porsche Track Precision integrado e o sistema de som BOSE Surround.
O 911 Turbo S Coupé estará disponível no Brasil para encomenda a partir de Abril com o preço público sugerido de R$ 1.329.000,00. A versão Cabriolet ainda não tem data de disponibilidade confirmada.