Com as comemorações ao redor do mundo iniciadas em janeiro deste ano, a Porsche celebra 70 da criação de seu primeiro protótipo. Em Toronto, no Canadá, durante o Salão do Automóvel, a marca expôs carros clássicos e lançamentos modernos. Em Stuttgart, na Alemanha, uma mostra celebrou os 70 anos do Porsche 356 Roadster “Nº 1”, em um espaço dedicado à “origem do carro esportivo”. Segundo a marca, este modelo único torna a Porsche uma das poucas fabricantes de automóveis no mundo a possuir o primeiro veículo fabricado pela marca.
No Brasil, a marca também trouxe uma exposição histórica, com carros clássicos, modernos e superesportivos, que aconteceu no Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, a Oca, no Parque do Ibirapuera, dia 09 de junho. No evento, ícones como o Porsche 356 coupé de 1957 – modelo considerado ‘o pai’ do 911 -, além de um 914/6, de 1970, e um 911 Carrera RS, de 1973, estiveram ao lado dos modernos e superesportivos Carrera GT, 918 Spyder e 911 Turbo S Exclusive Series, entre outros.
História
A Porsche nasceu com o sonho de Ferry Porsche de ter um carro esportivo que levasse seu nome, surgindo assim o 356. “No começo, eu olhei ao redor e não encontrei o carro que eu sonhava. Então, decidi construí-lo eu mesmo”, disse Ferry Porsche antes de criar o carro que deu início a marca Porsche. O primeiro protótipo foi produzido em 1948, com motor central de quatro cilindros e 35 cv. Os primeiros carros esportivos foram produzidos na Áustria e, a partir de 1950, em Stuttgart.
Em meados da década de 50, a empresa decidiu avançar e, então, desenvolveu aquele que seria o icônico carro da Porsche: o 911. Segundo a marca, o modelo conta com mais de um milhão de unidades construídas e permanece como um carro histórico até hoje.
“A visão de Ferry Porsche, na época, já incorporava todos os valores que ainda definem a marca”, disse Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG. “Tradição é um compromisso para a Porsche. Sem isso e sem nossos valores, não estaríamos onde estamos hoje. Manteremos sempre o nosso padrão de excelência técnica e a sólida experiência tecnológica adquirida ao longo destes anos. Ao lado dos colaboradores desta empresa, continuaremos trabalhando para que a Porsche continue a fascinar, mesmo daqui a 70 anos”, complementa Blume.
O automobilismo tem um papel significativo em cada década. Através de sua história, até o presente, a Porsche desenvolveu e testou novas tecnologias em carros de corrida que acabaram virando verdadeiras lendas. Este princípio também dá forma ao “futuro do carro esportivo”, com o Mission E, cuja versão de série será o primeiro Porsche movido puramente a eletricidade, aproveitando as experiências ganhas com o 919 Hybrid vencedor da corrida 24 Horas de Le Mans.
Em 2018, a empresa alemã de carros esportivos completa 70 anos da criação desse seu primeiro protótipo, ao longo deste período a Porsche tornou-se referência em exclusividade, design e esportividade.
“Assim como em outros países, a Porsche é uma das marcas mais queridas do consumidor, o que, claramente, é confirmado por seu sucesso ao redor do mundo”, disse Andreas Marquardt, diretor-presidente da Porsche Brasil.