Prazo para certificar componentes de motos acaba em março

Linha CRF 2019 de motocicletas de competição chega ao Brasil

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) faz um alerta: o prazo para certificar componentes de motos acaba em março de 2019. Conforme a Portaria Inmetro nº 356, de 30 de outubro de 2018, que revisa a Portaria Inmetro nº 123, de 19 de março de 2014, os fabricantes e importadores tem até o dia 19 de março de 2019 para fazer a certificação de coroas, pinhões, correntes e escapamentos de motocicletas.

A vigência da obrigatoriedade, que antes teria início em 19 de março de 2018, foi revista pelo Inmetro após reivindicações do setor, segundo Sergio Kina, gerente técnico do IQA. “O Inmetro fez alguns ajustes técnicos e estendeu o prazo em atendimento ao pleito dos fabricantes e importadores”, explica Kina.

Para realizar as adequações, fabricantes e importadores deverão considerar os requisitos das novas portarias para a certificação de correntes (Portaria Inmetro nº 357, que substitui a Portaria Inmetro nº 44), coroas (Portaria Inmetro nº 358, que substitui a Portaria Inmetro nº 45) e pinhões (Portaria Inmetro nº 359, que substitui a Portaria Inmetro nº 47). Para a certificação de escapamentos, permanece a Portaria Inmetro nº 50.

Demais prazos – Fabricantes e importadores deverão zerar os estoques dos produtos sem certificação até 19 de setembro de 2019. Já os varejistas terão até 19 de março de 2021 para escoar os produtos sem a certificação. De acordo com o Inmetro, quem não atender aos prazos estará sujeito às penas previstas na lei, que são apreensão dos produtos e multa.

Read Previous

Monroe Axios amplia portfólio para o mercado de reposição

Read Next

Jaguar Land Rover anuncia nova motorização para o E-Pace