Para facilitar a manutenção, a oficina multimarcas A.M. Marcelo lista seis problemas comuns dos carros premium em revisões mecânicas. Os carros premium por melhor que tenham sido adaptados às nossas condições de rodagem sempre apresentam pontos de atenção que começam pela eletrônica dos carros”, afirma José Manuel, gerente da oficina, que fica localizada na Zona Norte de São Paulo (SP).
Os problemas listados são pontos de atenção nos carros de marcas como Audi, Mercedes-Benz, Audi, Volvo, Lexus, Porsche, entre outros.
Eletrônica
Os carros premium tem mais itens comandados por centrais eletrônicas que “conversam entre si” como controle de tração e estabilidade, dispositivos de segurança, sem falar na gestão de consumo, gases e etc. Isso requer a atenção periódica que a mão de obra especializada pode resolver. “Nos carros de hoje em dia os clientes se queixam de luzes que indicam problemas na injeção, na parte elétrica do veículo ou na parte de segurança como a luz do freio ABS”, explica José. “No caso da injeção uma mistura inadequada de etanol à gasolina já pode fazer a luz acender, o que é fácil de corrigir nesse equipamento”, completa. “A solução é usar um equipamento que faz o scanner de toda a eletrônica do carro para corrigir falhas, muitas vezes pequenas, ou descobrir a origem de barulhos e falhas”, finaliza.
Freios
Os carros premium contam com avançados sistemas de freios com discos e pastilhas maiores, sistemas antitravamento e às vezes até de limpeza automática das pinças de frenagem. Este é o segundo ponto que mais apresenta necessidade de manutenção. “Por conta do peso mais elevado e dos motores mais potentes, o freio é um ponto de atenção e que pode apresentar muitas falhas sendo que hoje também são monitorados por sistema eletrônico como os freios de estacionamento automático”, explica o gerente. Neste caso, é importante estar atento aos ruídos na frenagem e fazer uma verificação completa no sistema – lembrando que nos carros premium geralmente há discos e sistemas ABS até mesmo nas rodas traseiras.
Troca de óleo
Carro premium e boa parte dos automóveis atuais usam óleo do tipo sintético ou semissintético que são mais caros que os fluidos minerais, com tempo maior de intervalo entre as trocas, mas que geralmente os proprietários esquecem de verificar. “Muitas vezes o carro premium é um segundo ou terceiro carro da família e por não rodar muito o dono acha que não precisa se preocupar com a manutenção sendo que essa troca de óleo deve ocorrer pelo menos uma vez por ano caso o veículo não rode a quilometragem prevista”, lembra José Manuel. A troca de óleo está prevista no manual do fabricante bem como a especificação técnica (SAE) do produto utilizado o que deve ser seguido à risca. Nos carros premium vale a pena investir um pouco mais e trocar sempre o filtro de óleo, de ar e combustível se possível, o que evita problemas futuros por falhas na alimentação do motor. A troca de óleo é feita a cada 10 mil quilômetros ou um ano.
Óleo de câmbio
Como boa parte dos carros mais caros tem câmbio do tipo automático ou automatizado usando modernos sistemas de dupla embreagem, o proprietário precisa ficar atento à viscosidade do óleo. “As montadoras divulgam hoje em alguns carros que o fluído de câmbio automático é do tipo ‘long life’ e que nem precisa, em teoria, de troca, durante toda a vida útil da transmissão, mas notamos nas oficinas ao analisar a viscosidade que o óleo já está escurecido e mais fluído do que o normal indicando que deve ser feita a troca”, alerta Manuel. O óleo de câmbio deve ser pelo menos verificado a cada 80 mil km, mas no caso de um carro recém adquirido vale a pena checar em uma revisão completa.
Sistema de refrigeração (arrefecimento)
Mesmo quando são bem tropicalizados para a realidade do mercado brasileiro os carros premium tendem a apresentar falhas mais frequentes no sistema composto pelo radiador, mangueiras e bomba d´água. Em um país tropical com temperaturas que vão além dos 30 graus durante o verão, é importante fazer a manutenção frequente e verificação do nível da água do radiador, pressão da bomba e estado das mangueiras que atuam sob alta pressão da água. A verificação, importante, deve ser feita sempre com o motor frio. “Novamente a eletrônica é uma composição importante no sistema de refrigeração pois um sensor já indica que o motor está trabalhando sob alta temperatura, e a solução geralmente é simples como a troca do líquido de arrefecimento, uma limpeza, ou no máximo a troca de uma bomba d´água”, diz José Manuel. Não estar atento ao sistema de refrigeração do motor pode resultar em travamento em caso de superaquecimento, o que certamente trará prejuízos mais altos.
Suspensão
Nas péssimas condições de rodagem das ruas e avenidas do país, a suspensão dos carros premium, que geralmente são mais complexas que a dos carros populares, requerem cuidado especial. “Há amortecedores, bieletas, buchas e outros compostos que se desgastam em caso de buracos e valetas e o proprietário deve estar atento”, diz o especialista. Um dos sinais para problemas na suspensão? O volante torto, barulhos e também a tendência do carro perder a trajetória na via indicam que algo precisa de reparo na suspensão, o que pode ser corrigido com um balanceamento e alinhamento da direção.
“Hoje em dia sinais monitorados pela central eletrônica antecipa problemas que podem ser corrigidos rapidamente até mesmo com um escaneamento no sistema, mas o dono precisa estar atento e periodicamente encostar o veículo que seja para uma simples verificação feita no computador”, finaliza. A AM Marcelo está há quase 50 anos no mercado automotivo e é especializada em mecânica, suspensão e até restauração de veículos das melhores marcas do mundo.