Modelo na versão 2.0 usa câmbio automático de quatro velocidades, tem uma vida a bordo bastante agradável mas a economia de combustível ainda pode melhorar
Texto: Carol Vilanova
Fotos: Edinho Paiva
Um utilitário esportivo compacto que tem no design seu ponto mais forte. Talvez, a Renault apostou no Captur para compensar o Duster, que não passou na fila da beleza. De nome chique e visual chamativo, o modelo traz outros atributos, como a mecânica robusta e reconhecida da marca, a conectividade e os recursos tecnológicos.
Ainda sobre o design, o Renault Captur segue a nova identidade visual da Renault, assinada pelo Technocentre na França, em parceria com o Renault Design América Latina. Com linhas marcantes e muita elegância, o modelo traz uma dianteira bonita e eficiente, com adoção dos faróis com luzes diurnas de LED.
O desenho flui pela lateral, cheia de grafismos, até chegar à traseira, que entrega um conjunto de lanternas de LEDS, além da ponteira do escapamento cromada que intensifica a esportividade. Para completar, a opção de teto pintado de outra cor, o que fica muito estiloso e bonito.
O Renault Captur que testamos era equipado com motor 2.0 16V, um conjunto desenvolvido com a tecnologia da equipe de Fórmula 1, com boa performance, mas sem muita economia de combustível.
Falando em números, são 148 cv de potência a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm com uso com gasolina. Já o torque máximo é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.
A engenharia da Renault encontrou no sistema Energy Smart Management (ESM) de regeneração de energia, aquele usado nos carros de Fórmula 1, que durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível.
Segundo a marca, nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração.
Para casar com o motor, esta versão adota a transmissão automática de quaro velocidades, que deixa a desejar, não contribui muito para a economia de combustível. Mas esse problema já não existe mais, pois nas novas versões do modelo a Renault já implementou o câmbio CVT.
O modelo é muito gostoso de dirigir, o que se deve muito à direção do novo Captur, do tipo eletro-hidráulica com esforço variável. A Renault explica que nesse sistema o fluxo de óleo é gerenciado por uma bomba elétrica, que atua com base na velocidade do veículo e quando a assistência não é necessária, a bomba elétrica é desativada temporariamente.
É silencioso e a vida a bordo é bastante agradável, com um interior cheio de opções para o motorista e os ocupantes. A conectividade é feita por meio do MEDIA Nav disponível em todas as suas versões, e conta com tela touchscreen de 7”, que possui: GPS integrado, Bluetooth®, câmera de ré, eco-scoring e eco-coaching.
Em relação à segurança, temos no Captur o controle eletrônico de estabilidade (ESP), o controle eletrônico de tração (ASR), auxílio de frenagem de emergência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). O preço começa em R$ 88.490.
Ficha Técnica
Versão | Intense 2.0 16V AT |
Motor | Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão |
Cilindrada | 1.998 cm³ |
Potência | 143 cv (gasolina) @ 5.750 rpm / 148 cv (etanol) @ 5.750 rpm |
Torque | 20,2 kgfm @ 4.000 (gasolina) / 20,9 kgfm @ 4.000 (etanol) |
Câmbio | Automático 4 velocidades |
Relação de marchas | 1º……… 3,511:1
2º……… 1,932:1 3º……….1,288:1 4º……….0,916:1 |
Direção | Eletro-hidráulica com diâmetro giro de 10,7 m |
Suspensão dianteira | Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais. |
Suspensão traseira | Suspensão traseira semi-independente com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais. |
Freios | Sistema ABS, com discos ventilados na dianteira e freios traseiros com tambores; ESP (controle eletrônico de estabilidade); HSA (assistente de partida em rampas) |
Pneus/rodas | Roda Alumínio / Pneu 215/60 R17 |
Galeria de fotos
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.