Renault Duster 2023: motor turbo 1.3 Flex com câmbio CVT

Renault Duster 2023: motor turbo 1.3 Flex com câmbio CVT

Tech Drive: Renault Duster 2023: motor turbo 1.3 Flex com câmbio CVT. Se tem um SUV que evidencia a evolução na indústria automotiva é o Renault Duster. Desde que foi lançado há mais de dez anos, ficava atrás dos concorrentes em termos de design, tecnologia e eficiência. Mas essa história mudou. Um dos SUVs mais baratos do mercado hoje se equipara aos outros modelos, com um visual bastante moderno, recursos tecnológicos de primeira e um motor turbo, que ainda precisa melhorar em economia, mas está lá.

Renault Duster 2023: motor turbo 1.3 Flex com câmbio CVT

Andamos com a versão topo de linha, a Renault Duster Iconic, que traz a combinação do motor turbo TCe 1.3 flex (Turbo Control Efficency) com o providencial novo câmbio automático CVT XTRONIC de oito marchas. Um powertrain que deixa o veículo com ótima dirigibilidade, ainda mais se incluir a direção elétrica muito macia.

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

A novidade mesmo é o novo motor, que provém agilidade ao modelo com uso da injeção direta central de combustível com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance, segundo a marca.

Renault Duster 2023: motor turbo 1.3 Flex com câmbio CVT

Um tratamento DLC (Diamond-Light Carbon), que aplica nano tecnologia desenvolvida na F1, é utilizado nos componentes móveis do cabeçote, anéis e pinos dos pistões para reduzir atrito e consumo de combustível.

Dessa forma, o propulsor, desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler, que tem como atributos o alto torque mesmo em baixas rotações, consegue desenvolver 170 cv de potência máxima com torque de 27,5 kgfm.

As boas retomadas de velocidade e o torque em diversas condições de direção são frutos da associação do novo câmbio CVT XTRONIC®, que na cidade opera muito conforto e suavidade. Segundo a engenharia da marca, o conjunto adota um software de gerenciamento que simula a troca de oito marchas no modo automático, sempre que o pedal do acelerador estiver solicitando a alta performance do motor, com opção do modo manual sequencial.

 

Renault Duster 2023: motor turbo 1.3 Flex com câmbio CVT

 

O conjunto de suspensão usa o modelo MacPherson na dianteira com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais. A traseira tem eixo semi-independente com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.

Em termos de tecnologia e conectividade, o Duster é bem servido, com um painel de instrumentos moderno e funcional e central multimídia Easy Link de 8”, bem como comandos de fácil uso e revestimentos de qualidade.

Read Previous

Magneti Marelli lança relés para motocicleta na reposição

Read Next

Peças da Fras-le estão disponibilizadas no catálogo online