Renault Kwid E-Tech: carro popular 100% elétrico  

Renault Kwid E-Tech: carro popular 100% elétrico  

Avaliamos o Renault Kwid E-Tech, o carro popular 100% elétrico. Quando foi lançado, o Renault Kwid embalou o título de carro mais barato do Brasil. Tudo bem que o tempo foi cruel com o compacto francês, não é mais tão barato assim, mas dá conta do que se propôs a fazer.

Agora com a necessidade de se investir em veículos com energia alternativa, o Renault Kwid se tornou, novamente, a mais barata delas, com a proposta de ser 100% elétrico, nem com combustível o condutor vai gastar.

Renault Kwid E-Tech: carro popular 100% elétrico  O pequeno traz motorização elétrica e adaptada para o consumidor brasileiro, diz a engenharia da Renault. A marca explica que a motorização 100% elétrica de 48 kW (equivalente a 65 cv) é associada a uma bateria de 26,8 kWh. Um veículo que possibilita pronta resposta da aceleração, sem nenhum ruído e sem precisar trocar de marchas. Durante o uso não há emissão de poluentes ou CO2.

Renault Kwid E-Tech: carro popular 100% elétrico  

O Kwid E-Tech foi feito para melhor mobilidade, principalmente, em trecho urbano, situação em que a autonomia é de 298 km, sendo que no ciclo misto oferece 265 km, segundo a norma SAE J1634 utilizada pelo Inmetro.

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A frenagem regenerativa permanente recupera energia a cada vez que se deixa de exercer pressão sobre o pedal do acelerador e, também, quando freia. Para uma aceleração de 0 aos 50 km/h, são necessários apenas 4,1 segundos.

Renault Kwid E-Tech: carro popular 100% elétrico  

Além disso, a autonomia da bateria pode ser otimizada se o motorista usa a condução no modo ECO, acionado facilmente através de um botão no console central. Este modo limita a potência de 33 kW (em vez de 48kW), velocidade máxima a 100 km/h e torna a frenagem regenerativa mais atuante.

O carregamento é feito por meio de um conector localizado atrás da grade frontal do veículo, na altura da logomarca, basta destravar o botão de baixo do volante. De acordo com os dados da Renault, a recarga pode ser feita em tomada comum, em Wallbox de corrente alternada (AC) de 7 kW e em carregadores de corrente contínua (DC).

Por exemplo, para carregar dos 15% até 80% da carga da bateria em DC são necessários 40 minutos, em um Wallbox de 7kW são 2h54 e em uma tomada doméstica de 220 volts são 8h57. O custo é de aproximado de R$ 0,06 em eletricidade por quilômetro rodado.

Em única versão, o Renault Kwid E-Tech tem preço sugerido de R$ 146.990 e vem completo, com seis airbags, sistema Start&Stop, controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia Media Evolution e direção elétrica, entre outros itens de segurança e conforto.

 

KWID E-TECH ELECTRIC
Arquitetura Carroceria monobloco, monovolume, 4 lugares, 4 portas
Motor Elétrico, síncrono de imãs permanentes com redutor integrado
Alimentação Baterias de íon-lítio
Tração Dianteira
Bateria 26,8 kWh
Potência máxima (ABNT) 65 cv a partir de 4.000 rpm
Torque máximo (ABNT) 11,5 kgfm entre 0 e 4.000 rpm
Rodas e pneus 175/70 R14
Freios Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
Direção Elétrica com assistência variável
Câmbio Uma marcha à frente e uma à ré
Autonomia (SAE J1634) 298 km (cidade) e 265 km (misto)
Porta de carregamento AC: CCS Type 2
DC: CCS Combo 2
Carregador portátil 127V/220V (2,2 kW max – 220V_10A) – Tomada com pino de 20A necessária
Tempo de recarga Recarga rápida DC 30 kW (15-80%) – 40 min
Wallbox AC 7,4 kW (15-80%) – 2h54
Carregador portátil 220V 10A (15-80%) – 8h57
Dimensões 3.734 mm de comprimento
1.770 mm de largura (com retrovisores abertos)
1.500 mm de altura (sem barras)
2.423 mm de entre-eixos
Porta-malas 290 litros
Peso em ordem de marcha 977 kg
Peso da bateria 188 kg
Velocidade máxima 130 km/h
Aceleração 0 – 50 km/h 4,1 segundos
Aceleração 0 – 100 km/h 14,6 segundos

 

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