
Com 500cv e torque para superar os 300 km/h, a montadora prevê a revelação de talentos e a preparação de uma futura geração de pilotos
De olho nas pistas e campeonatos automobilísticos, a Renault lançou o Sport R.S. 01, seu novo carro de competição, com o qual promete revelar os futuros campeões de GT ou Endurance, conforme destaque do padrinho do novo esportivo R.S. 01, e Embaixador da Renault para o automobilismo de competição, Alain Prost.
Com estreia marcada para 2015, no World Series by Renault, o novo Sport R.S. 01 revela uma ficha técnica cheia de surpresas e tecnologias, a começar pela estrutura formada a partir de um chassi monocoque construído em fibra de carbono com peso inferior a 1.100 kg, e um motor com potência superior a 500 CV, que permite ao Renault Sport R.S. 01 superar os 300 km/h.
O novo modelo de competição da Renault Sport tem perfil rebaixado, característico de um GT com motor central traseiro, e segue a tendência atual de entradas de ar projetadas nas laterais. A área envidraçada se estende até o aerofólio traseiro, num conjunto complementado por um capô em forma de flecha.
Para o diretor Geral da Renault Sport Technologies, Patrice Ratti, o Renault Sport R.S. 01 tem a beleza do Renault DeZir e a perfomance do Fórmula Renault 3.5. Já o designer Akio Shimizu completa que a inspiração para o novo modelo também veio do Renault Estrela Cadente, projetado para quebrar recordes de velocidade, e que, em 1956, na planície salgada de Boneville (EUA), superou os 300 km/h.
Ilustrando estas afirmações, a Renault Sport apresenta o novo modelo com o motor fixado ao monocoque de fibra de carbono, sendo que os pontos superiores são ligados à gaiola do tipo santantônio. Preparado pela Nismo, o V6 3.8 l biturbo é proveniente do Nissan GT-R. Em relação ao modelo de série, a principal modificação é a utilização de um sistema de cárter seco, para garantir a lubrificação em curvas longas. O gerenciamento eletrônico Pectel dispõe de função controle de tração.
Além disso, a pressão do turbo está regulada para gerar potência superior a 500 CV e torque máximo de 600 N.m, o que permite ao Renault Sport R.S. 01 um desempenho situado entre carros das categorias GT3 e DTM.
Caixa de câmbio sequencial de sete velocidades
O motor Nismo está acoplado a uma caixa de câmbio longitudinal de sete velocidades fornecida pela Sadev. Sempre por uma questão de controle de custos, o mesmo jogo de relações de marcha será usado em todos os circuitos. No entanto será possível ajustar a pré-carga aplicada no diferencial auto blocante.
O comando sequencial é ativado por alavancas de controle instaladas junto ao volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnético. Desenvolvido especialmente pela ZF Race Engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida útil do equipamento.
Já o sistema de freios combina discos de carbono de 380 mm de diamtero da PFC Brakes e pinças de seis pistões, que gera equilíbrio em termos de eficiência e durabilidade. O Renault Sport R.S. 01 também está equipado com um sistema ABS Bosch Motorsport.
Parceira técnica da Renault Sport Technologies em todos os seus projetos de competição, a Michelin desenvolveu pneus com aro de 18 polegadas específicos para o Renault Sport R.S. 01. Eles são montados em rodas de desenho inédito fixadas por porca central.
A grande estreia do Sport R.S. 01 vai acontecer na temporada 2015 docampeonato Renault Sport Trophy, um evento posicionado entre as competições da Copa Clio e os campeonatos profissionais, como o WEC, o DTM e o Super GT japonês.
O campeão na categoria “Pro” vai ser premiado com um programa completo de aperfeiçoamento (incluindo sessões de simulador, preparação física e media training), com vistas a um teste com a equipe oficial Nismo no campeponato Super GT do Japão; e o campeão “Am” vai disputar as 24 Horas de Le Mans de 2016, ao volante de um protótipo LMP2.
FICHA TÉCNICA DO RENAULT SPORT R.S. 01
CHASSI | |
Tipo |
Monocoque Dallara construído em fibra de carbono, santântonio em aço |
Segurança |
Monocoque, santântonio e elementos deformáveis de acordo com as normas FIA LMP1 2014, coluna de direção retrátil, banco Sabelt norma FIA 8862/2009 |
Carroceria |
Material compósito |
Elementos aerodinâmicos |
Spoiler e difusor dianteiro, fundo chato, difusor e aerofólio traseiros |
MOTOR | |
Tipo |
Nismo V6 – 24 válvulas – 3.799 cm3 |
Disposição |
Longitudinal central traseira |
Alimentação |
Injeção direta – 2 turbocompressores |
Potência máxima |
> 500 cv |
Torque máximo |
> 600 N.m entre 3.200 a 5.800 rpm |
Regime máximo |
6 800 rpm |
Gerenciamento eletrônico |
Pectel SQ6M com controle de tração |
Aquisição de dados |
Cosworth ICD Pro |
TRANSMISSÃO | |
Tipo |
Propulsor |
Boîte de vitesses |
Sadev sequencial de 7 velocidades + marcha ré |
Comando |
XAP semi-automático com borboletas junto ao volante |
Diferencial |
De deslizamento limitado |
Embreagem |
ZF Race Engineering de longa durabilidade e dispositivo anti travamento |
RODAGEM E SUSPENSÃO | |
Suspensão |
Triangulos duplos superpostos + push rods |
Amortecedores |
Öhlins com duas vias de regulagem |
Freios |
Discos de carbono PFC com 380 mm de diamtero, pinças de seis pistões e sistema ABS Bosch |
Direção |
Assistência hidráulica |
RODAS E PNEUS | |
Rodas |
Braid com fixação central |
Pneus |
Michelin 30/68 R18 (F) e 31/71 R18 (T) |
DIMENSÕES PESOS E CAPACIDADES | |
Comprimento |
4710 mm |
Largura |
2000 mm |
Altura |
1116 mm |
Entre eixos |
2744 mm |
Bitolas dianteira / traseira |
1675 / 1624 mm |
Tanque de combustível |
150 litros |
Peso |
1100 kg |

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.