Renault mostra novo carro de competição: o Sport R.S. 01

Com 500cv e torque para superar os 300 km/h, a montadora prevê a revelação de talentos e a preparação de uma futura geração de pilotos

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De olho nas pistas e campeonatos automobilísticos, a Renault lançou o Sport R.S. 01, seu novo carro de competição, com o qual promete revelar os futuros campeões de GT ou Endurance, conforme destaque do padrinho do novo esportivo R.S. 01, e Embaixador da Renault para o automobilismo de competição, Alain Prost.

Com estreia marcada para 2015, no World Series by Renault, o novo Sport R.S. 01 revela uma ficha técnica cheia de surpresas e tecnologias, a começar pela estrutura formada a partir de um chassi monocoque construído em fibra de carbono com peso inferior a 1.100 kg, e um motor com potência superior a 500 CV, que permite ao Renault Sport R.S. 01 superar os 300 km/h.

O novo modelo de competição da Renault Sport tem perfil rebaixado, característico de um GT com motor central traseiro, e segue a tendência atual de entradas de ar projetadas nas laterais. A área envidraçada se estende até o aerofólio traseiro, num conjunto complementado por um capô em forma de flecha.

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Para o diretor Geral da Renault Sport Technologies, Patrice Ratti, o Renault Sport R.S. 01 tem a beleza do Renault DeZir e a perfomance do Fórmula Renault 3.5. Já o designer Akio Shimizu completa que a inspiração para o novo modelo também veio do Renault Estrela Cadente, projetado para quebrar recordes de velocidade, e que, em 1956, na planície salgada de Boneville (EUA), superou os 300 km/h.

Ilustrando estas afirmações, a Renault Sport apresenta o novo modelo com o motor fixado ao monocoque de fibra de carbono, sendo que os pontos superiores são ligados à gaiola do tipo santantônio. Preparado pela Nismo, o V6 3.8 l biturbo é proveniente do Nissan GT-R. Em relação ao modelo de série, a principal modificação é a utilização de um sistema de cárter seco, para garantir a lubrificação em curvas longas. O gerenciamento eletrônico Pectel dispõe de função controle de tração.

Além disso, a pressão do turbo está regulada para gerar potência superior a 500 CV e torque máximo de 600 N.m, o que permite ao Renault Sport R.S. 01 um desempenho situado entre carros das categorias GT3 e DTM.

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Caixa de câmbio sequencial de sete velocidades

O motor Nismo está acoplado a uma caixa de câmbio longitudinal de sete velocidades fornecida pela Sadev. Sempre por uma questão de controle de custos, o mesmo jogo de relações de marcha será usado em todos os circuitos. No entanto será possível ajustar a pré-carga aplicada no diferencial auto blocante.

O comando sequencial é ativado por alavancas de controle instaladas junto ao volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnético. Desenvolvido especialmente pela ZF Race Engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida útil do equipamento.

Já o sistema de freios combina discos de carbono de 380 mm de diamtero da PFC Brakes e pinças de seis pistões, que gera equilíbrio em termos de eficiência e durabilidade. O Renault Sport R.S. 01 também está equipado com um sistema ABS Bosch Motorsport.

Parceira técnica da Renault Sport Technologies em todos os seus projetos de competição, a Michelin desenvolveu pneus com aro de 18 polegadas específicos para o Renault Sport R.S. 01. Eles são montados em rodas de desenho inédito fixadas por porca central.

A grande estreia do Sport R.S. 01 vai acontecer na temporada 2015 docampeonato Renault Sport Trophy, um evento posicionado entre as competições da Copa Clio e os campeonatos profissionais, como o WEC, o DTM e o Super GT japonês.

O campeão na categoria “Pro” vai ser premiado com um programa completo de aperfeiçoamento (incluindo sessões de simulador, preparação física e media training), com vistas a um teste com a equipe oficial Nismo no campeponato Super GT do Japão; e o campeão “Am” vai disputar as 24 Horas de Le Mans de 2016, ao volante de um protótipo LMP2.

 

FICHA TÉCNICA DO RENAULT SPORT R.S. 01

CHASSI

Tipo

 Monocoque Dallara construído em fibra de carbono, santântonio em aço

Segurança

Monocoque, santântonio e elementos deformáveis de acordo com as normas FIA  LMP1 2014, coluna de direção retrátil, banco Sabelt norma FIA 8862/2009

Carroceria

 Material compósito

Elementos aerodinâmicos

Spoiler e difusor dianteiro, fundo chato, difusor e aerofólio traseiros
MOTOR

Tipo

 Nismo V6 – 24 válvulas – 3.799 cm3

Disposição

 Longitudinal central traseira

Alimentação

 Injeção direta – 2 turbocompressores

Potência máxima

 > 500 cv

Torque máximo

 > 600 N.m entre 3.200 a 5.800 rpm

Regime máximo

 6 800 rpm

Gerenciamento eletrônico

 Pectel SQ6M com controle de tração

Aquisição de dados

 Cosworth ICD Pro
TRANSMISSÃO

Tipo

 Propulsor

 Boîte de vitesses

 Sadev sequencial de 7 velocidades + marcha ré

Comando

 XAP semi-automático com borboletas junto ao volante

Diferencial

 De deslizamento limitado

Embreagem

 ZF Race Engineering de longa durabilidade e dispositivo anti travamento
RODAGEM E SUSPENSÃO

Suspensão

 Triangulos duplos superpostos + push rods

Amortecedores 

 Öhlins com duas vias de regulagem

Freios

 Discos de carbono PFC com 380 mm de diamtero, pinças de seis pistões e sistema  ABS Bosch

Direção

 Assistência hidráulica
RODAS E PNEUS

Rodas

 Braid com fixação central

Pneus

 Michelin 30/68 R18 (F) e 31/71 R18 (T)
DIMENSÕES PESOS E CAPACIDADES

Comprimento

 4710 mm

Largura

 2000 mm

Altura

 1116 mm

Entre eixos

 2744 mm

Bitolas dianteira / traseira

 1675 / 1624 mm

Tanque de combustível

 150 litros

Peso

 1100 kg

 

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