Na edição 35 da Revista Oficina News, abordamos como fazer a manutenção dos componentes dos sistemas de assistência ao condutor, como o ADAS, que se não estiverem bem calibrados colocam em risco a segurança dos veículos e a integridade dos seus ocupantes. O Editorial fala sobre: Adequação de comportamento e tecnologias
➡️ Clique ao lado para baixar!
Já passamos por outros momentos assim durante o curso da história: de extrema transformação, tanto em relação a comportamentos quanto em aprendizagem para utilização de novos recursos. Já passamos por outros momentos assim na história do automóvel: de profundas mudanças, que afetam diretamente a vida e o trabalho do profissional da mecânica.
Leia a Revista Oficina News completa
Nos anos 60, quando o câmbio automático ganhou força de mercado. Há 30 anos, quando o setor se curvava para o advento da injeção eletrônica de combustível. Há 20 anos quando veio a possibilidade de usar dois combustível no mesmo tanque, o sistema flex. O mundo assistências de segurança e conforto ao condutor, que estão se tornando cada vez mais e mais utilizadas.
Se olharmos do lado humano, as preferências de clientes mais conscientes e exigentes, as regulações ambientais que ficam cada vez mais acertadas – preservar o planeta que a gente vive é essencial, e tantas outras evoluções, de evoluções, de evoluções que aconteceram na história do automóvel e por consequência, nas oficinas do mundo inteiro.
Mais uma vez a história da transformação chama o mecânico para ser transformado também. Não é de hoje que isso está acontecendo, o que é bom, o reparador se transformou sim, num profissional consciente na atualização. Ele sabe que se não capacitar, vai ficar para trás. E vai perder, porque a largada já foi dada, mas tem a corrida inteira pela frente.
Hoje temos uma gama de novos negócios que já chegaram ou estão bem próximos e é melhor se antenar: veículos eletrificados, diagnóstico remoto, inteligência artificial, peças em 3D, conectividade na reparação. Vamos lá, quem está preparado? Quem vai crescer neste novo mundo automotivo.
Diante de tudo isso, porém, não podemos deixar a paixão de lado, porque paixão é um dos pilares do trabalho do bom mecânico. Paixão pelo automóvel, pela mecânica, pelo desafio de reparar e entregar um carro tinindo para seu cliente. A corrida é longa, mas cruzar a linha de chegada é uma emoção sem igual.
É isso aí, pessoal, aproveite a leitura desse mês e não esqueça de acompanhar nossas redes sociais. Grande beijo cheio de agradecimento e até breve!
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.