Depois de mais de 40 anos, a Royal Enfield lança Continental GT 650 e Interceptor INT 650 mundialmente. Essas são as primeiras motocicletas bícilíndricas a serem produzidas pela marca desde 1970. De acordo com a empresa, os novos modelos remetem a uma época de ouro da marca que começou em 1948, com suas primeiras motocicletas de 500 cilindradas, que acabaram evoluindo para modelos de alta performance como Meteor, Super Meteor e, finalmente, a Interceptor original de 1960. Os modelos eram vistos principalmente nos EUA e Canadá, tornando-se parte da cultura do estado da Califórnia. Tidas como expressão de diversão, emoção, liberdade e otimismo em duas rodas, as rápidas e elegantes motocicletas eram muito utilizadas em competições, com grande sucesso em corridas e eventos de Flat Track.
Além de marcar o renascimento da produção de motores bicilíndricos, o lançamento também dá continuidade ao projeto de expansão global da marca. “Tivemos uma jornada incrível com a Royal Enfield na última década, indo de cerca de 50.000 motocicletas vendidas em 2010 para mais de 820.000 em 2017. Esse crescimento sem precedentes é resultado do nosso foco em fazer motocicletas simples, envolventes, bonitas e com o toque certo de modernidade”, comenta Siddhartha Lal, CEO da Royal Enfield. “Também construímos um ambiente próspero de jornadas e expressões pessoais em torno de nossos modelos. Estamos muito satisfeitos com o desempenho da Interceptor INT 650 e da Continental GT 650. As Twins são nossa primeira linha global de produtos e terão um papel muito estratégico em apresentar a Royal Enfield a novos motociclistas ao redor do mundo”.
Previstas para chegar à América do Norte até o final do ano, as motocicletas terão preço de USD 5799 para as cores padrão da Interceptor INT 650 e USD 5999 para as Continental GT 650. As cores Custom e Chrome custarão respectivamente USD 5999 e USD 6499 para a Interceptor INT 650 e USD 6249 e USD 6749 para a Continental GT 650.
“Na Índia, temos mais de três milhões de clientes com nossas motocicletas de 350cc e 500cc. Eles aguardavam a próxima expressão do motociclismo puro, simples e divertido”, explica Rudratej Singh, presidente da Royal Enfield. “Nos mercados globais, as motocicletas vão desempenhar um papel estratégico não para expandir o segmento de média cilindrada, trazendo mais motociclistas para a categoria. O significado delas para o futuro da Royal Enfield é enorme. As Twins estão prontas para fazer o segmento de motocicletas de média cilindrada ferver em mercados emergentes como a Índia, Sudeste Asiático e América Latina e se apresentam como uma nova opção para motociclistas na Europa, Austrália e Estados Unidos”.
As Twins são motocicletas completamente novas, feitas a partir do zero. A Continental GT 650 é uma Café Racer esportiva e a Interceptor INT 650 uma elegante Roadster. Foram idealizadas e produzidas em conjunto pelas equipes de Desenvolvimento de Produto da Royal Enfield na Índia e do novo Centro Tecnológico do Reino Unido (United Kingdom Technology Center – UKTC), considerado estado da arte. Ambas combinam visual clássico com engenharia aplicada cuidadosamente e o resultado são duas máquinas com o mesmo motor, que podem inspirar confiança em novos pilotos e satisfazer também as expectativas de motociclistas mais experientes.
Construídas pensando em uma pilotagem adequada ao mundo de hoje, as twins são refrigeradas a ar para simplificar a manutenção, produzir o ronco típico de um motor bicilíndrico e garantir que os traços sejam fiéis ao design de época. Possuem amplo torque disponível desde que são ligadas, permitindo que desempenhem um trabalho leve no trânsito da cidade e tenham força suficiente na velocidade de cruzeiro em estradas abertas. Embora semelhantes na essência, oferecem experiências de pilotagem muito diferentes.
Oferecem 47 cavalos de potência e tem o segredo da sua pilotagem na entrega do torque – entregando 80% do torque máximo de 52 Nm desde 2500 rpm – permitindo um progresso suave e constante sem a necessidade de muitas mudanças de marcha. Combinado a isso, possuem chassis extremamente ágeis, desenvolvidos no UKTC em conjunto com a Harris Performance, lendária construtora de quadros de motocicletas esportivas.
A Royal A Continental GT 650 tem o seu assento único opcional, tanque de combustível esculpido, rabeta, pedaleiras e guidões presos à mesa em estilo de corrida. Já a Interceptor INT 650 possui um tanque de combustível em forma de gota com os tradicionais recessos para os joelhos, assento duplo acolchoado muito confortável e largos guidões apoiados, lembrando o estilo Scrambler de rua, que surgiu nos anos 60 na Califórnia.
As duas motocicletas contam com uma gama de equipamentos e roupas Royal Enfield que são inspirados nos anos 60 e refletem os cortes e as silhuetas dos contextos culturais da época. Composta por jaquetas das linhas Clymer e Spirit, seleção de camisetas, capacetes, botas, tênis de cano alto, calça jeans de cordura e luvas da linha Streetborn, as roupas e equipamentos combinam perfeitamente o estilo clássico com a funcionalidade contemporânea.