Salão do Automóvel:  lançamentos, interatividade e tecnologia sustentável

Um festival de máquinas avançadas e mulheres bonitas fizeram mais uma vez a festa da galera apaixonada pelo universo automotivo

Texto: Marcela de Freitas e Carolina Vilanova

Fotos: divulgação e Carolina Vilanova

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, realizado entre os dias 30 de outubroe 9 de novembro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, fez fazer valer a espera de quem curte o universo automobilístico e, mais ainda, de quem vive o dia a dia da reparação, produção, montagem, venda e revenda de carros e de todos os seus componentes e acessórios.

Enquanto ainda eram segredos, guardados por moças bonitas
Enquanto ainda eram segredos, guardados por moças bonitas

Para este ano, as novidades surpreenderam em relação à perspectiva da construção daquelas poderosas engenhocas, com motores cada vez menores, mas mais potentes e econômicos, combinando tecnologias híbridas e itens cada vez mais leves e compactos. Para o motorista, tudo isso resulta em mais conforto, segurança, economia e uma melhor convivência com o meio ambiente. Agora, para os profissionais do setor de manutenção veicular, isso significa muito estudo e investimento em tecnologia, afinal, não é qualquer um que tem habilidade de mexer com os carros do presente e do futuro.

Novas marcas, como a DS e mulheres bonitas fizeram o salão
Novas marcas, como a DS e mulheres bonitas fizeram o salão

 

Quem esteve por lá assistiu a um espetáculo de máquinas, motores e, claro, mulheres bonitas, afinal, ao lado de um carro em exposição tem sempre uma beldade para chamar ainda mais os olhos apaixonados do público. E olha que foi muita gente: cerca de 756.114 mil pessoas passaram durante 11 dias de evento no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. E para quem não vai poder conferir o evento de perto, preparamos um apanhado com os principais lançamentos e atrações de primeira linha.

Estande da VW ganhou o prêmio de mais bonito pela Abiauto
Estande da VW ganhou o prêmio de mais bonito pela Abiauto

A começar pela Audi, destacamos o lançamento do novo TT Roadster, que vem equipado com motor 2.0 Turbo FSI, quatro cilindros, a gasolina, com 230 cv, além de câmbio S-tronic de 6 marchas, controle eletrônico de estabilidade com sistema quattro, e start-stop de série. No TTS Roadster, a potência chega a 310 cv e 380 Nm.

O TT Roadster conversível chega ao Brasil ano que vem
O TT Roadster conversível chega ao Brasil ano que vem

 

Já o TT Sportback, carro conceito equipado com motor 2.0 TFSI de quatro cilindros, 400 cv de potência e torque máximo de 450 Nm, tem transmissão S tronic de sete velocidades para a tração integral permanente quattro. O novo A8 também está em exposição no Salão com duas opções de motor: o 3.0 V6 TFSI, de 310 cavalos, e o 6.3 FSI, de 12 cilindros em W e 500 cavalos. O motor W12, que equipa o A8 top de linha, é o menor 12 cilindros do mundo, e entrega 500 cavalos, e 625 Nm de torque.

Além dessas, a Audi apresenta ao público a versão coupé e a cabriolet do Audi Urban, pequeno conceito com dois motores elétricos e-tron com produção de 20 cavalos de potência constante e 47 Nm de torque, e uma bateria de íons de lítio de 7kWh que fornece a energia para aproximadamente 70 km de autonomia.

oficinanews_audi-urban
Audi Urban, pequeno conceito com dois motores elétricos e-tron

Ainda estavam disponíveis para test drive os modelos RS Q3, com motorização 2.5 Turbo FSI; o RS4, com um 4.2 FSI; o RS5, com motor 4.2 FSI; RS6, com um 4.0 Biturbo FSI; o RS7, com um 4.0 Biturbo FSI; e o R8, com motor 5.2 FSI.

RS6 vem equipado com um 4.0 Biturbo FSI
RS6 vem equipado com um 4.0 Biturbo FSI

O espaço da BMW teve a exposição de 17 automóveis, entre eles os inéditos BMW X4, BMW Série 2 Active Tourer, novo BMW M4 nas carrocerias Coupé e Cabrio, novo BMW X6 e BMW X5 M50d, além da submarca recém-lançada BMW i de veículos elétricos e híbridos. Marcou ainda a nova tecnologia BMW ConnectedDrive, que traz ainda mais conectividade, entretenimento e conveniência para os clientes. Para fantasiar os olhares do público, tiveram ainda três motocicletas: BMW R NineT, BMW S 1000 R e F 800 GS Adventure.

A Citroën, por sua vez, chegou ao salão com os lançamentos do novo C4 Picasso, Citroën Cactus, DS 6, DS 3 Full Led, DS 3 Cabrio Racing e DS 5 Faubourg Addict. O Citroën C4 Cactus vem equipado com motor a gasolina PureTech e diesel BlueHDI, com tecnologia Stop & Start. Para o Citroën C4 Picasso, o destaque é o lançamento do motor BlueHDI 120, além do conforto de direção gerado pela utilização da nova plataforma EMP2. O DS 6 é diretamente inspirado no concept car Wild Rubis, e o DS 3 Full Led vem equipado com o motor THP 165. Aliás, a DS foi oficializada como uma nova marca.

 

Citroen C4 Picasso ecológico
Citroen Air Cross lunar
Citroen C4 Lounge, sempre um destaque da marca
Citroen C4 Lounge, sempre um destaque da marca

Agora de mãos dadas com a Fiat, a Chrysler trouxe como atração o Jeep® Renegade nacional, que em breve sairá da linha de montagem de Pernambuco. O belo SUV terá motor flex 1.8 E.TorQ ou o inédito diesel turbo 2.0 MultiJet II. Mais novidades: a transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática de seis ou de nove As versões serão Sport, Longitude e Trailhawk.

Legal também foi uma pista de obstáculos off-road para dar aos visitantes a chance de estar a bordo de um Jeep, a Camp Jeep. Eram três modelos colocados em situações radicais: o recém-lançado Jeep Cherokee, o topo de linha Jeep Grand Cherokee e o “escalador de paredes” Jeep Wrangler.

A Chery Brasil aproveitou o Salão para comemorar o fato de ser a primeira e única montadora de origem chinesa com fábrica no país, pelo menos por enquanto. Fez o pré-lançamento das novas versões dos modelos Celer e QQ, que passarão a ser nacionais, a partir de 2015. Na exposição, o Tiggo Celebration na cor branca e os modelos que representam o novo conceito mundial da marca, Chery New Generation: o Arrizo 7, o Tiggo 5, futura geração do SUV, e o carro conceito Alfa contam com os três elementos da plataforma tecnológica iAuto (Intelligence Auto): Cloudrive.

Enquanto isso, a Chevrolet apresenta ao público a sétima geração do seu Corvette Stingray, com transmissão automática de oito marchas com paddle-shift e dupla embreagem, além de motor 6.2 V8 de 466 cavalos. No espaço da Chevrolet,  estava ainda o novo Camaro belo e possante,  além de novidades como o protótipo S10 High Country, e os lançamentos Spin Activ, Onix Track Day, com motor Ecotec 1.8, e a linha Cruze 2015. Legal também testar a interatividade disponivel do estande, principalmente, os motores expostos juntamente com um ptojetor que mostra seu funcionamento e especificacões.

 

Corvette Stingray, sempre uma atração com seus 466 cv
Corvette Stingray, sempre uma atração com seus 466 cv
Linha Chevrolet Cruze 2015 já está no mercado
Linha Chevrolet Cruze 2015 já está no mercado

Fora do carro, uma série de shows entreteram o público com artistas como Luiza Possi, Paulo Miklos, Fernanda Takai, Nasi, Emanuele Araujo, entre outros. Pilotos da Stock Car também estavam lá distribuindo autógrafos e interagindo com fãs do automobilismo. Chave de ouro, a presença de Emerson Fittipaldi.

No estande da Fiat os visitantes poderão conferir o Concept Car batizado de FCC4, além dos lançamentos que logo estarão no mercado: o 500 Abarth, com motor turbo de 1.4 litro, que gera 162 cv e 23,5 kgfm de torque, e a versão elétrica 500e. Os novos Uno, Linea e Bravo também também foram destaque no espaço da italiana.

 

Fiat 500 ganhou a versão mais brava: Abarth
Fiat 500 ganhou a versão mais brava: Abarth

Lá estava ainda uma área exclusiva para exposição de duas supermáquinas: Ferrari 458 Speciale e a Maserati Quattroporte, cheias de luxo e fantasia e cercadas de belas mulheres. Tudo o que o apaixonado por automóveis quer. Outro espaço dedicado foi o da Mopar, empresa do grupo Fiat Chrysler, especialista em acessórios para toda a linha de modelos da marca no Brasil. Interatividade estava no ar com destaque para os exclusivos acessórios do Novo Uno 2015, como a Central Multimídia e o Easy 4 U.

 

La bela Ferrari, bem pequenininha no espaço da Fiat
La bela Ferrari, bem pequenininha no espaço da Fiat

Seguindo a visita, é possível conferir 29 carros da Ford, com destaque para o novo Mustang, os novos Ka e Ka+, o Fusion 2015 e carros-show do EcoSport. Outro destaque em exposição foi o Edge Concept, tendência em design e tecnologia no universo crossover de luxo. Ainda a versão EcoSport Storm, inspirada na picape F-150 Raptor, com pintura na cor “Storm Blue”, e detalhes em preto e prata com grafismo nas laterais.

EcoSport Storm, inspirada na picape F-150 Raptor
EcoSport Storm, inspirada na picape F-150 Raptor

Mais uma atrações, aliás, duas, os modelos criados pelo departamento de Design da América do Sul com o “Beauty and The Beast”, dessa vez destacando os contrastes entre luxo e esportividade do utilitário EcoSport. No espaço da Ford, o visitante também pôde interagir com o line up dos motores, inclusive  o diesel que equipa a Ranger.

Uma das versões da EcoSport
Uma das versões da EcoSport

Para a Honda, algumas novidades foram os modelos Fit e City, reestilizados recentemente, e a volta do esportivo Honda Civic Si e o renovado utilitário CR-V. A grande vedete do espaço foi mesmo o novo HR-V, SUV compacto que chega em março de 2015, com motor 1.8 e câmbio automático CVT.

Breve no Brasil o novo utilitário da Honda; H-RV
Breve no Brasil o novo utilitário da Honda; H-RV

Os visitantes também puderam conferir o conceito híbrido superesportivo NSX Concept e o conceito FCEV movido a célula de hidrogênio, além de inovações como o motor 1.5 turbo – que em breve estará em modelos de produção da marca.

FCEV movido a célula de hidrogênio
FCEV movido a célula de hidrogênio

A marca celebrou ainda o seu retorno à Fórmula 1 com exposição do carro campeão de 1988, o McLaren MP4/4, impulsionado pelo motor Honda 1.5 V6  e 1.200 hp, e que foi pilotado pelo campeão Ayrton Senna. E a criançada pode conhecer um pouco sobre segurança no trânsito, por meio de atividades lúdicas monitoradas, no Clubinho Honda.

McLaren MP4/4, impulsionado pelo motor Honda 1.5 V6
McLaren MP4/4, impulsionado pelo motor Honda 1.5 V6

As motocicletas deram uma palhinha: as recém-lançadas street fighter naked CB 650F e a esportiva CBR 650F estavam em exposição, além da RC214V, motocicleta do bicampeão mundial de forma antecipada de Moto GP (2013 e 2014), Marc Marquez, e a CBR 600RR, inspirada nos modelos de competição.

Passando pelo estande da Hyundai o modelo que chama atenção é o Veloster turbo, com motor de 1.6 de 204 cavalos e duas opções de transmissão: manual ou automática, ambas de 6 marchas, que deve chegar às concessionárias no final de 2015. Além do HB20 em seis versões da família, formada pelo hatch HB20, o sedã HB20S e o aventureiro HB20X, além da edição limitada For You.

oficinanews_-Hyundai-Veloster-(5)
Veloster turbo, com motor de 1.6 de 204 cavalos

 

Novidades também no estande da Jac Motors, com destaque para o JAC T6, o primeiro SUV da marca, que chega em breve com motor 2.0 16V VVT Jet Flex, de até 160 cv. Outro utilitário que logo estará no nosso mercado e que já estava no salão foi o JAC T5, esse da categoria premium compacto, com motorização 1.5 16V VVT Jet Flex e câmbio automático do tipo CVT.

O público também pode conferir outros sucessos da marca chinesa, que também está montando sua fábrica no Brasil, e já colocou neles o motor bicombustível Jet Flex: o JAC J5 já renovado, o J2 com motor 1.4 16V VVT de 113 cv, e o J6 com novo motor 2.0 16V VVT de 160 cv. Flashes para o JAC IEV, veículo baseado no J3 Turin e totalmente livre de emissões, tem propulsão elétrica (IEV – Intelligent Electric Vehicle).

 

JAC IEV tem propulsão elétrica (IEV – Intelligent Electric Vehicle)
JAC IEV tem propulsão elétrica (IEV – Intelligent Electric Vehicle)

E pelos corredores vão aumentando as surpresas do Salão. O estande da Jaguar Land Rover apresenta ao público duas novidades: o SUV compacto da Land Rover, Discovery Sport; e o sedã esportivo Jaguar XE, com estrutura em alumínio e tração traseira. A empresa também apresenta o Jaguar XFR-S, com seu motor 5.0 V8 de 550 cavalos. Outros lançamentos como o Range Rover Sport SVR, Range Rover long wheelbase, Range Rover Sport SVR e Jaguar XFR-S também marcarão presença no estande da Jaguar Land Rover. Também aproveitou a oportunidade para confirmar sua fábrica aqui em terras tupiniquins, e o primeiro veículo a ser produzido será o Discovery Sport.

oficinanews_land-rover
Range Rover Sport

 

A Kia Motors teve dois expressivos lançamentos expostos no salão, o SUV de médio porte Sorento e a minivan Carnival, ambos em sua 3ª geração. Ao todo foram 20 carros dos modelos Cadenza, Carens, Cerato, Mohave, Optima, Picanto, Quoris, Soul e Sportage, num espaço de 2.128 metros quadrados.  Mais um destaque foi o Soul EV elétrico e o Optima 2.0 litros Híbrido, que segundo a marca, está tecnicamente pronto para ser comercializado por aqui.

A marca Lexus mostrou sua luxuosidade com os modelos NX, seu SUV de entrada, que deve chegar no ano que vem com motor 2.0 com turbo e injeção direta, será disponível nas versões 200t Luxury e 200t F-Sport. O RC-Coupe, apresentado pela primeira vez como conceito no Salão de Tóquio de 2013, também esteve lá, mostrando seu motor híbrido V6 a gasolina mesclado com outro propulsor híbrido de alta performance. Além desses modelos, a marca trouxe o hatchback CT 200h (híbrido), os sedãs médios IS 250, os sedãs executivos ES 350 e LS 460L e o SUV médio RX 350.

 

Luxuoso NX 200t F-Sport
Luxuoso NX 200t F-Sport

E as novidades não acabam. O Mercedes-AMG C 63 chega ao Salão como o único do segmento equipado com motor biturbo de oito cilindros. E o tão esperado superesportivo Mercedes-AMG GT S também esteve marcando seu território. O modelo V8 topo de linha do Classe C é oferecido em quatro versões – o sedã e a station são disponibilizados como Mercedes-AMG C 63 e C 63 S. Impulsionado por um motor V8 biturbo 4,0 litros, o modelo alcança uma faixa de potência que varia entre 476 cv no C 63 a 510 cv no C 63 S.

 

O superesportivo Mercedes-AMG GT, safety car da F1
O superesportivo Mercedes-AMG GT, safety car da F1

O espaço foi dividido com a marca Smart, que trouxe como atração o Smart Fortwo Electric Drive, modelo com propulsão totalmente elétrica e operação livre de emissões, por meio de uma bateria de íons de lítio com 17,6 kWh permite que o automóvel rode aproximadamente 145 quilômetros na cidade sem produzir nenhuma emissão local de poluentes.

A MINI também marcou presença, com atrações como o novo MINI Hatch 5 Portas, que foi apresentado pela primeira vez no país; os MINI Countryman e Paceman, modelo que será produzido no Brasil, o MINI ALL4 Racing, veículo tricampeão do Rally Dakar, entre outros. Os veículos da linha esportiva MINI John Cooper Works, nas carrocerias Cabrio e Paceman também estavam presente.

Com foco na preservação de recursos naturais e economia do consumidor, o Outlander PHEV ainda chega como o primeiro SUV 4X4 híbrido do Brasil e foi apresentado pela Mitsubishi nesta edição do Salão. O modelo tem dois motores elétricos e um 2.0 litros MIVEC a gasolina, e entrega potência combinada de 285 cv e torque de 53,3 kgfm. Teve ainda a nova versão do sedã Lancer, que chega em quatro versões, todas com motor 2.0 e potência de 160 cavalos, com opção de câmbio CVT e o Pajero Full, com motores V6 3.8 de 250 cv a gasolina ou V6 3.2 de 200 cv diesel.

 

Outlander PHEV SUV 4X4 híbrido
Outlander PHEV SUV 4X4 híbrido

Neste mesmo mercado de SUVs, a Nissan marca presença no Salão com o carro-conceito Kicks, mas também se destaca com o superesportivo GT-R, então equipado com motor 3.8 litros V6 biturbo, que gera até 545 cavalos de potência e 64 kgfm de torque. A Nissan  aposta também na difusão  do pequeno New March, produzido em terras cariocas com muita interatividade.

 

superesportivo GT-R, com motor 3.8 litros V6 biturbo
superesportivo GT-R, com motor 3.8 litros V6 biturbo

Para a Peugeot, o crossover 2008 é o mais importante lançamento, desde o 208, com motor THP flex de 173 cavalos e opções de câmbio manual de 6 marchas ou automático, que também será produzido em Rezende/RJ. E os visitantes puderam ver como ele é por dentro, pois um modelo em corte estava exposto no salão. Mais novidades eram o utilitário que corre o Rallye Dakar, além do conversível 308 CC e o superesportivo RCZ, já  na nossa versão reestilizada.

Com motor THP chega no ano que vem o crossover 2008
Com motor THP chega no ano que vem o crossover 2008
Crossover 2008 em corte, para quem quisesse conhecer por dentro
Crossover 2008 em corte, para quem quisesse conhecer por dentro

Na linha de tecnologias com sustentabilidade, a Porsche apresentou o superesportivo híbrido 918 Spyder, o carro de corrida 919 Hybrid e o S E-Hybrid, mas a marca ainda apresentará outros novos modelos: Porsche Cayenne, 911 Targa 4S, 911 Turbo S Cabriolet, Macan S e Turbo. Já os modelos Boxster GTS e Cayman GTS chegam como a dupla mais possante e rápida de esportivos com motor central e suspensão PASM, e equipados com propulsores de 6 cilindros e 3,4 litros, que desenvolvem 330 cv no Boxster GTS e 340 cv no Cayman GTS

 

911 Targa 4S, carro de gente grande
911 Targa 4S, carro de gente grande

Também entrando no mercado de picapes, a Renault apresentou o Duster Oroch, derivada de um SUV (Sport Utility Vehicle) com amplo espaço para cinco pessoas e completa seu estande com outro carro-conceito, o Kwid, além do Fluence 2015 e a nova geração do Sandero Stepway, que chega com motor 1.6, com opção da câmbio manual ou automatizado, capaz de gerar 106 cavalos de potência máxima.

 

Duster Oroch, derivada da Duster
Duster Oroch, derivada da Duster

Para os amantes da velocidade, o Megane R.S., desenvolvido pela Renault Sport, e pela lendária Lotus-Renault F1 preta e dourada modelo 95T de número 12, com motor Renault V6 turbo de 750 cv de potência, como uma homenagem da marca ao piloto Ayrton Senna. O visitante conferiu as quatro gerações de motores desenvolvidos e construídos pela Renault Sport F1, que foram destaques em 37 anos de Fórmula 1. Um bólido da antiga equipe Lotus de Formula 1, que é equipado com o motor Renault.

Megane R.S., desenvolvido pela Renault Sport
Megane R.S., desenvolvido pela Renault Sport
oficinanews_lotus-ayrton
Bólido da antiga equipe Lotus de Formula 1, que é equipado com o motor Renault.

Para a Subaru uma das novidades foi a exibição da nova geração dos modelos esportivos WRX e WRX STI,  que chegam com novos parâmetros de performance, tecnologia, segurança e dirigibilidade. Teve também o carro conceito VIZIV 2, que combina propulsão turbo-diesel com motorização híbrida e tração integral inteligente, e os modelos XV Crosstrek, Forester (Sport e XT Turbo), Legacy GT Turbo e Outback 3.6R.

A Suzuki apresentou o lançamento do S-Cross e do Swift Sport, que chegam para reforçar a presença da marca e somar forças com o Grand Vitara, SX4 e Jimny. Além de mostrar o Crosshiker, um conceito baseado no Suzuki G70, do tipo crossover compacto, com motor Auto Start Stop de 1.0L e três cilindros, reunindo o que há de mais moderno em eficiência e proteção ao meio ambiente.

Enquanto a Toyota mais uma vez reforçou a tecnologia do híbrido Prius, com um motor elétrico e outro a gasolina, e deixou o público testá-lo no simulador. Outro destaque ecologicamente correto foi o FCV, movido a hidrogênio e prestes a ser produzido em escala comercial. Trouxe ainda os conceitos FT-1, um esportivo-conceito criado como modelo de design para os futuros carros da Toyota e revelado ao público através do jogo “Gran Turismo 6, e o FV2, que define a filosofia “Fun to Drive, Again” por conectar-se física e emocionalmente com o motorista.

oficinanews_toyota-f1
Conceito superesportivo FT-1, criado como modelo de design para os futuro

 

No zona dos veículos que estão na praça, a Hilux Limited Edition e o utilitário esportivo SW4 equipada com motor Flexfuel e com capacidade para sete ocupantes, além da topo de linha, SW4 SRV Diesel. Assim como o RAV4 que oferece mais uma opção de pintura, na cor vermelha. O sedã de luxo Camry e um Corolla customizado por Alexandre Herchcovich; e a linha Etios estavam todos presentes e fazendo a escala da marca no salão.

O espaço da Volkswagen, que por sinal ganhou o prêmio de estande mais bonito do salão pela Abiauto, associação de jornalistas especializados, trouxe como grande destaque o novo Cross Up, com visual off-road e o Novo Fox Peper, uma versão conceito mais apimentada do modelo, como já remeta a cor Vermelha Tornado, que traz motor 1.6 MSI e recursos de tecnologia e segurança.

 

Novo Cross Up, com visual off-road
Novo Cross Up, com visual off-road

Outro destaque, de maior volume, o conceito T-Roc, que expande a linha de SUV, mas na categoria compacto, já com o DNA do Novo Golf. Falando em Novo Golf, tinha tambéma versão ecológica do modelo, o GTE, que tem emissão zero e grande autonomia. Combina o motor 1.4 TSI de 150 cv com um elétrico que chega a 102 cv. Também na linha Golf, o modelo Variant chamou atenção pelo tamanho aliado a esportividade.

 

Conceito T-Roc, que expande a linha de SUV,
Conceito T-Roc, que expande a linha de SUV,
Versão ecológica do Novo Golf, o GTE
Versão ecológica do Novo Golf, o GTE

Por fim, chegamos ao espaço da Volvo Cars, que trouxe atrações como a tecnologia Drive-E, Intellisafe e Sensus. Cada um foi dividido em um espaço: no Drive-E, destaque para as motorizações de alto desempenho e baixas emissões; no espaço Intellisafe, o foco foi nas tecnologias de segurança da marca; no o espaço Sensus, os sistemas de conectividade, como o Sensus Connect e o Volvo On Call.

 

Drive-E, alto desempenho e baixas emissões
Drive-E, alto desempenho e baixas emissões

Entre os modelos que aguçaram os olhos do público, estavam os modelos de entrada V40 Comfort, equipado com motor 2.0 turbo, de 180 cv, e transmissão automática de seis velocidades; e o XC60 Comfort, que conta com motor 2.0 Drive-E, de 245 cv, e transmissão automática de oito velocidades.

Read Previous

Filtro de ar em boas condições garante economia de combustível

Read Next

Iveco amplia gama Tector com modelo de 15 toneladas