Um festival de máquinas avançadas e mulheres bonitas fizeram mais uma vez a festa da galera apaixonada pelo universo automotivo
Texto: Marcela de Freitas e Carolina Vilanova
Fotos: divulgação e Carolina Vilanova
O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, realizado entre os dias 30 de outubroe 9 de novembro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, fez fazer valer a espera de quem curte o universo automobilístico e, mais ainda, de quem vive o dia a dia da reparação, produção, montagem, venda e revenda de carros e de todos os seus componentes e acessórios.
Para este ano, as novidades surpreenderam em relação à perspectiva da construção daquelas poderosas engenhocas, com motores cada vez menores, mas mais potentes e econômicos, combinando tecnologias híbridas e itens cada vez mais leves e compactos. Para o motorista, tudo isso resulta em mais conforto, segurança, economia e uma melhor convivência com o meio ambiente. Agora, para os profissionais do setor de manutenção veicular, isso significa muito estudo e investimento em tecnologia, afinal, não é qualquer um que tem habilidade de mexer com os carros do presente e do futuro.
Quem esteve por lá assistiu a um espetáculo de máquinas, motores e, claro, mulheres bonitas, afinal, ao lado de um carro em exposição tem sempre uma beldade para chamar ainda mais os olhos apaixonados do público. E olha que foi muita gente: cerca de 756.114 mil pessoas passaram durante 11 dias de evento no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. E para quem não vai poder conferir o evento de perto, preparamos um apanhado com os principais lançamentos e atrações de primeira linha.
A começar pela Audi, destacamos o lançamento do novo TT Roadster, que vem equipado com motor 2.0 Turbo FSI, quatro cilindros, a gasolina, com 230 cv, além de câmbio S-tronic de 6 marchas, controle eletrônico de estabilidade com sistema quattro, e start-stop de série. No TTS Roadster, a potência chega a 310 cv e 380 Nm.
Já o TT Sportback, carro conceito equipado com motor 2.0 TFSI de quatro cilindros, 400 cv de potência e torque máximo de 450 Nm, tem transmissão S tronic de sete velocidades para a tração integral permanente quattro. O novo A8 também está em exposição no Salão com duas opções de motor: o 3.0 V6 TFSI, de 310 cavalos, e o 6.3 FSI, de 12 cilindros em W e 500 cavalos. O motor W12, que equipa o A8 top de linha, é o menor 12 cilindros do mundo, e entrega 500 cavalos, e 625 Nm de torque.
Além dessas, a Audi apresenta ao público a versão coupé e a cabriolet do Audi Urban, pequeno conceito com dois motores elétricos e-tron com produção de 20 cavalos de potência constante e 47 Nm de torque, e uma bateria de íons de lítio de 7kWh que fornece a energia para aproximadamente 70 km de autonomia.
Ainda estavam disponíveis para test drive os modelos RS Q3, com motorização 2.5 Turbo FSI; o RS4, com um 4.2 FSI; o RS5, com motor 4.2 FSI; RS6, com um 4.0 Biturbo FSI; o RS7, com um 4.0 Biturbo FSI; e o R8, com motor 5.2 FSI.
O espaço da BMW teve a exposição de 17 automóveis, entre eles os inéditos BMW X4, BMW Série 2 Active Tourer, novo BMW M4 nas carrocerias Coupé e Cabrio, novo BMW X6 e BMW X5 M50d, além da submarca recém-lançada BMW i de veículos elétricos e híbridos. Marcou ainda a nova tecnologia BMW ConnectedDrive, que traz ainda mais conectividade, entretenimento e conveniência para os clientes. Para fantasiar os olhares do público, tiveram ainda três motocicletas: BMW R NineT, BMW S 1000 R e F 800 GS Adventure.
A Citroën, por sua vez, chegou ao salão com os lançamentos do novo C4 Picasso, Citroën Cactus, DS 6, DS 3 Full Led, DS 3 Cabrio Racing e DS 5 Faubourg Addict. O Citroën C4 Cactus vem equipado com motor a gasolina PureTech e diesel BlueHDI, com tecnologia Stop & Start. Para o Citroën C4 Picasso, o destaque é o lançamento do motor BlueHDI 120, além do conforto de direção gerado pela utilização da nova plataforma EMP2. O DS 6 é diretamente inspirado no concept car Wild Rubis, e o DS 3 Full Led vem equipado com o motor THP 165. Aliás, a DS foi oficializada como uma nova marca.
Agora de mãos dadas com a Fiat, a Chrysler trouxe como atração o Jeep® Renegade nacional, que em breve sairá da linha de montagem de Pernambuco. O belo SUV terá motor flex 1.8 E.TorQ ou o inédito diesel turbo 2.0 MultiJet II. Mais novidades: a transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática de seis ou de nove As versões serão Sport, Longitude e Trailhawk.
Legal também foi uma pista de obstáculos off-road para dar aos visitantes a chance de estar a bordo de um Jeep, a Camp Jeep. Eram três modelos colocados em situações radicais: o recém-lançado Jeep Cherokee, o topo de linha Jeep Grand Cherokee e o “escalador de paredes” Jeep Wrangler.
A Chery Brasil aproveitou o Salão para comemorar o fato de ser a primeira e única montadora de origem chinesa com fábrica no país, pelo menos por enquanto. Fez o pré-lançamento das novas versões dos modelos Celer e QQ, que passarão a ser nacionais, a partir de 2015. Na exposição, o Tiggo Celebration na cor branca e os modelos que representam o novo conceito mundial da marca, Chery New Generation: o Arrizo 7, o Tiggo 5, futura geração do SUV, e o carro conceito Alfa contam com os três elementos da plataforma tecnológica iAuto (Intelligence Auto): Cloudrive.
Enquanto isso, a Chevrolet apresenta ao público a sétima geração do seu Corvette Stingray, com transmissão automática de oito marchas com paddle-shift e dupla embreagem, além de motor 6.2 V8 de 466 cavalos. No espaço da Chevrolet, estava ainda o novo Camaro belo e possante, além de novidades como o protótipo S10 High Country, e os lançamentos Spin Activ, Onix Track Day, com motor Ecotec 1.8, e a linha Cruze 2015. Legal também testar a interatividade disponivel do estande, principalmente, os motores expostos juntamente com um ptojetor que mostra seu funcionamento e especificacões.
Fora do carro, uma série de shows entreteram o público com artistas como Luiza Possi, Paulo Miklos, Fernanda Takai, Nasi, Emanuele Araujo, entre outros. Pilotos da Stock Car também estavam lá distribuindo autógrafos e interagindo com fãs do automobilismo. Chave de ouro, a presença de Emerson Fittipaldi.
No estande da Fiat os visitantes poderão conferir o Concept Car batizado de FCC4, além dos lançamentos que logo estarão no mercado: o 500 Abarth, com motor turbo de 1.4 litro, que gera 162 cv e 23,5 kgfm de torque, e a versão elétrica 500e. Os novos Uno, Linea e Bravo também também foram destaque no espaço da italiana.
Lá estava ainda uma área exclusiva para exposição de duas supermáquinas: Ferrari 458 Speciale e a Maserati Quattroporte, cheias de luxo e fantasia e cercadas de belas mulheres. Tudo o que o apaixonado por automóveis quer. Outro espaço dedicado foi o da Mopar, empresa do grupo Fiat Chrysler, especialista em acessórios para toda a linha de modelos da marca no Brasil. Interatividade estava no ar com destaque para os exclusivos acessórios do Novo Uno 2015, como a Central Multimídia e o Easy 4 U.
Seguindo a visita, é possível conferir 29 carros da Ford, com destaque para o novo Mustang, os novos Ka e Ka+, o Fusion 2015 e carros-show do EcoSport. Outro destaque em exposição foi o Edge Concept, tendência em design e tecnologia no universo crossover de luxo. Ainda a versão EcoSport Storm, inspirada na picape F-150 Raptor, com pintura na cor “Storm Blue”, e detalhes em preto e prata com grafismo nas laterais.
Mais uma atrações, aliás, duas, os modelos criados pelo departamento de Design da América do Sul com o “Beauty and The Beast”, dessa vez destacando os contrastes entre luxo e esportividade do utilitário EcoSport. No espaço da Ford, o visitante também pôde interagir com o line up dos motores, inclusive o diesel que equipa a Ranger.
Para a Honda, algumas novidades foram os modelos Fit e City, reestilizados recentemente, e a volta do esportivo Honda Civic Si e o renovado utilitário CR-V. A grande vedete do espaço foi mesmo o novo HR-V, SUV compacto que chega em março de 2015, com motor 1.8 e câmbio automático CVT.
Os visitantes também puderam conferir o conceito híbrido superesportivo NSX Concept e o conceito FCEV movido a célula de hidrogênio, além de inovações como o motor 1.5 turbo – que em breve estará em modelos de produção da marca.
A marca celebrou ainda o seu retorno à Fórmula 1 com exposição do carro campeão de 1988, o McLaren MP4/4, impulsionado pelo motor Honda 1.5 V6 e 1.200 hp, e que foi pilotado pelo campeão Ayrton Senna. E a criançada pode conhecer um pouco sobre segurança no trânsito, por meio de atividades lúdicas monitoradas, no Clubinho Honda.
As motocicletas deram uma palhinha: as recém-lançadas street fighter naked CB 650F e a esportiva CBR 650F estavam em exposição, além da RC214V, motocicleta do bicampeão mundial de forma antecipada de Moto GP (2013 e 2014), Marc Marquez, e a CBR 600RR, inspirada nos modelos de competição.
Passando pelo estande da Hyundai o modelo que chama atenção é o Veloster turbo, com motor de 1.6 de 204 cavalos e duas opções de transmissão: manual ou automática, ambas de 6 marchas, que deve chegar às concessionárias no final de 2015. Além do HB20 em seis versões da família, formada pelo hatch HB20, o sedã HB20S e o aventureiro HB20X, além da edição limitada For You.
Novidades também no estande da Jac Motors, com destaque para o JAC T6, o primeiro SUV da marca, que chega em breve com motor 2.0 16V VVT Jet Flex, de até 160 cv. Outro utilitário que logo estará no nosso mercado e que já estava no salão foi o JAC T5, esse da categoria premium compacto, com motorização 1.5 16V VVT Jet Flex e câmbio automático do tipo CVT.
O público também pode conferir outros sucessos da marca chinesa, que também está montando sua fábrica no Brasil, e já colocou neles o motor bicombustível Jet Flex: o JAC J5 já renovado, o J2 com motor 1.4 16V VVT de 113 cv, e o J6 com novo motor 2.0 16V VVT de 160 cv. Flashes para o JAC IEV, veículo baseado no J3 Turin e totalmente livre de emissões, tem propulsão elétrica (IEV – Intelligent Electric Vehicle).
E pelos corredores vão aumentando as surpresas do Salão. O estande da Jaguar Land Rover apresenta ao público duas novidades: o SUV compacto da Land Rover, Discovery Sport; e o sedã esportivo Jaguar XE, com estrutura em alumínio e tração traseira. A empresa também apresenta o Jaguar XFR-S, com seu motor 5.0 V8 de 550 cavalos. Outros lançamentos como o Range Rover Sport SVR, Range Rover long wheelbase, Range Rover Sport SVR e Jaguar XFR-S também marcarão presença no estande da Jaguar Land Rover. Também aproveitou a oportunidade para confirmar sua fábrica aqui em terras tupiniquins, e o primeiro veículo a ser produzido será o Discovery Sport.
A Kia Motors teve dois expressivos lançamentos expostos no salão, o SUV de médio porte Sorento e a minivan Carnival, ambos em sua 3ª geração. Ao todo foram 20 carros dos modelos Cadenza, Carens, Cerato, Mohave, Optima, Picanto, Quoris, Soul e Sportage, num espaço de 2.128 metros quadrados. Mais um destaque foi o Soul EV elétrico e o Optima 2.0 litros Híbrido, que segundo a marca, está tecnicamente pronto para ser comercializado por aqui.
A marca Lexus mostrou sua luxuosidade com os modelos NX, seu SUV de entrada, que deve chegar no ano que vem com motor 2.0 com turbo e injeção direta, será disponível nas versões 200t Luxury e 200t F-Sport. O RC-Coupe, apresentado pela primeira vez como conceito no Salão de Tóquio de 2013, também esteve lá, mostrando seu motor híbrido V6 a gasolina mesclado com outro propulsor híbrido de alta performance. Além desses modelos, a marca trouxe o hatchback CT 200h (híbrido), os sedãs médios IS 250, os sedãs executivos ES 350 e LS 460L e o SUV médio RX 350.
E as novidades não acabam. O Mercedes-AMG C 63 chega ao Salão como o único do segmento equipado com motor biturbo de oito cilindros. E o tão esperado superesportivo Mercedes-AMG GT S também esteve marcando seu território. O modelo V8 topo de linha do Classe C é oferecido em quatro versões – o sedã e a station são disponibilizados como Mercedes-AMG C 63 e C 63 S. Impulsionado por um motor V8 biturbo 4,0 litros, o modelo alcança uma faixa de potência que varia entre 476 cv no C 63 a 510 cv no C 63 S.
O espaço foi dividido com a marca Smart, que trouxe como atração o Smart Fortwo Electric Drive, modelo com propulsão totalmente elétrica e operação livre de emissões, por meio de uma bateria de íons de lítio com 17,6 kWh permite que o automóvel rode aproximadamente 145 quilômetros na cidade sem produzir nenhuma emissão local de poluentes.
A MINI também marcou presença, com atrações como o novo MINI Hatch 5 Portas, que foi apresentado pela primeira vez no país; os MINI Countryman e Paceman, modelo que será produzido no Brasil, o MINI ALL4 Racing, veículo tricampeão do Rally Dakar, entre outros. Os veículos da linha esportiva MINI John Cooper Works, nas carrocerias Cabrio e Paceman também estavam presente.
Com foco na preservação de recursos naturais e economia do consumidor, o Outlander PHEV ainda chega como o primeiro SUV 4X4 híbrido do Brasil e foi apresentado pela Mitsubishi nesta edição do Salão. O modelo tem dois motores elétricos e um 2.0 litros MIVEC a gasolina, e entrega potência combinada de 285 cv e torque de 53,3 kgfm. Teve ainda a nova versão do sedã Lancer, que chega em quatro versões, todas com motor 2.0 e potência de 160 cavalos, com opção de câmbio CVT e o Pajero Full, com motores V6 3.8 de 250 cv a gasolina ou V6 3.2 de 200 cv diesel.
Neste mesmo mercado de SUVs, a Nissan marca presença no Salão com o carro-conceito Kicks, mas também se destaca com o superesportivo GT-R, então equipado com motor 3.8 litros V6 biturbo, que gera até 545 cavalos de potência e 64 kgfm de torque. A Nissan aposta também na difusão do pequeno New March, produzido em terras cariocas com muita interatividade.
Para a Peugeot, o crossover 2008 é o mais importante lançamento, desde o 208, com motor THP flex de 173 cavalos e opções de câmbio manual de 6 marchas ou automático, que também será produzido em Rezende/RJ. E os visitantes puderam ver como ele é por dentro, pois um modelo em corte estava exposto no salão. Mais novidades eram o utilitário que corre o Rallye Dakar, além do conversível 308 CC e o superesportivo RCZ, já na nossa versão reestilizada.
Na linha de tecnologias com sustentabilidade, a Porsche apresentou o superesportivo híbrido 918 Spyder, o carro de corrida 919 Hybrid e o S E-Hybrid, mas a marca ainda apresentará outros novos modelos: Porsche Cayenne, 911 Targa 4S, 911 Turbo S Cabriolet, Macan S e Turbo. Já os modelos Boxster GTS e Cayman GTS chegam como a dupla mais possante e rápida de esportivos com motor central e suspensão PASM, e equipados com propulsores de 6 cilindros e 3,4 litros, que desenvolvem 330 cv no Boxster GTS e 340 cv no Cayman GTS
Também entrando no mercado de picapes, a Renault apresentou o Duster Oroch, derivada de um SUV (Sport Utility Vehicle) com amplo espaço para cinco pessoas e completa seu estande com outro carro-conceito, o Kwid, além do Fluence 2015 e a nova geração do Sandero Stepway, que chega com motor 1.6, com opção da câmbio manual ou automatizado, capaz de gerar 106 cavalos de potência máxima.
Para os amantes da velocidade, o Megane R.S., desenvolvido pela Renault Sport, e pela lendária Lotus-Renault F1 preta e dourada modelo 95T de número 12, com motor Renault V6 turbo de 750 cv de potência, como uma homenagem da marca ao piloto Ayrton Senna. O visitante conferiu as quatro gerações de motores desenvolvidos e construídos pela Renault Sport F1, que foram destaques em 37 anos de Fórmula 1. Um bólido da antiga equipe Lotus de Formula 1, que é equipado com o motor Renault.
Para a Subaru uma das novidades foi a exibição da nova geração dos modelos esportivos WRX e WRX STI, que chegam com novos parâmetros de performance, tecnologia, segurança e dirigibilidade. Teve também o carro conceito VIZIV 2, que combina propulsão turbo-diesel com motorização híbrida e tração integral inteligente, e os modelos XV Crosstrek, Forester (Sport e XT Turbo), Legacy GT Turbo e Outback 3.6R.
A Suzuki apresentou o lançamento do S-Cross e do Swift Sport, que chegam para reforçar a presença da marca e somar forças com o Grand Vitara, SX4 e Jimny. Além de mostrar o Crosshiker, um conceito baseado no Suzuki G70, do tipo crossover compacto, com motor Auto Start Stop de 1.0L e três cilindros, reunindo o que há de mais moderno em eficiência e proteção ao meio ambiente.
Enquanto a Toyota mais uma vez reforçou a tecnologia do híbrido Prius, com um motor elétrico e outro a gasolina, e deixou o público testá-lo no simulador. Outro destaque ecologicamente correto foi o FCV, movido a hidrogênio e prestes a ser produzido em escala comercial. Trouxe ainda os conceitos FT-1, um esportivo-conceito criado como modelo de design para os futuros carros da Toyota e revelado ao público através do jogo “Gran Turismo 6, e o FV2, que define a filosofia “Fun to Drive, Again” por conectar-se física e emocionalmente com o motorista.
No zona dos veículos que estão na praça, a Hilux Limited Edition e o utilitário esportivo SW4 equipada com motor Flexfuel e com capacidade para sete ocupantes, além da topo de linha, SW4 SRV Diesel. Assim como o RAV4 que oferece mais uma opção de pintura, na cor vermelha. O sedã de luxo Camry e um Corolla customizado por Alexandre Herchcovich; e a linha Etios estavam todos presentes e fazendo a escala da marca no salão.
O espaço da Volkswagen, que por sinal ganhou o prêmio de estande mais bonito do salão pela Abiauto, associação de jornalistas especializados, trouxe como grande destaque o novo Cross Up, com visual off-road e o Novo Fox Peper, uma versão conceito mais apimentada do modelo, como já remeta a cor Vermelha Tornado, que traz motor 1.6 MSI e recursos de tecnologia e segurança.
Outro destaque, de maior volume, o conceito T-Roc, que expande a linha de SUV, mas na categoria compacto, já com o DNA do Novo Golf. Falando em Novo Golf, tinha tambéma versão ecológica do modelo, o GTE, que tem emissão zero e grande autonomia. Combina o motor 1.4 TSI de 150 cv com um elétrico que chega a 102 cv. Também na linha Golf, o modelo Variant chamou atenção pelo tamanho aliado a esportividade.
Por fim, chegamos ao espaço da Volvo Cars, que trouxe atrações como a tecnologia Drive-E, Intellisafe e Sensus. Cada um foi dividido em um espaço: no Drive-E, destaque para as motorizações de alto desempenho e baixas emissões; no espaço Intellisafe, o foco foi nas tecnologias de segurança da marca; no o espaço Sensus, os sistemas de conectividade, como o Sensus Connect e o Volvo On Call.
Entre os modelos que aguçaram os olhos do público, estavam os modelos de entrada V40 Comfort, equipado com motor 2.0 turbo, de 180 cv, e transmissão automática de seis velocidades; e o XC60 Comfort, que conta com motor 2.0 Drive-E, de 245 cv, e transmissão automática de oito velocidades.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.