Novo caminhão da Scania tem configuração 8×2
Configurado de fábrica, a Scania lança cavalo mecânico rodoviário 8×2, que chega como mais uma opção para o transporte de cargas de longas distâncias, com posicionamento entre a composição chamada de “vanderleia” (tração 6×2, carreta de três eixos espaçados e capacidade para 53 t) e o bitrem (sete eixos, tração 6×4, com duas carretas de dois eixos e capacidade para 57 t).
Os modelos são oferecidos nas opções de cabine R, R Highline ou R Streamline, equipados com motor de 13 litros, capazes de entregar 440 cavalos de potência e desenvolver torque de 2.300 Nm entre 1.000 e 1.300 rpm. O freios são a tambor, o entre-eixos é de 3.900 mm, o eixo de tração é o R 885 (com capacidade máxima de tração de 78 t) e a relação de diferencial de 3,07:1.
Além disso, o caminhão vem com caixa automatizada Scania Opticruise de quarta geração, ar-condicionado digital e Scania Driver Support, tecnologia que serve como um tutor eletrônico, instalado no painel. Nos itens opcionais, freio hidráulico auxiliar Scania Retarder de 4.100 Nm, rádio com GPS e faróis de xenônio.
Nesse caso, os dois tanques de combustíveis foram removidos das laterais, para dar espaço ao eixo, e fixados lado a lado atrás da cabine. O modelo sai de fábrica com garantia do trem de força estendida para dois anos; opção por óleo sintético pode permitir até dobrar o intervalo de manutenção em comparação ao 6×2.
O plano de manutenção flexível levando em consideração o tipo de aplicação e a maneira de condução do veículo. Na primeira revisão realizada na Casa Scania, entre 10 mil e 20 mil quilômetros, uma ferramenta fará o diagnóstico completo do caminhão. A partir dessa análise, será possível programar as próximas revisões.
Editado por Carol Vilanova
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.