Subaru comemora cinquentenário dos motores boxer

Um motor diferenciado, assim o Boxer foi desenvolvido pela Subaru, ainda nos anos 60, e dá vida à toda gama de veículos da marca, com muita tecnologia e alta performance. Caracterizado pelos cilindros horizontalmente contrapostos, o Boxer tem ainda como vantagens o baixo nível de vibrações, baixo centro de gravidade e um ótimo desempenho.

No momento em que comemora os 50 anos do motor, a Subaru anuncia que já foram produzidos mais de 16 milhões de veículos equipados com Boxer durante esse período. Sendo que o primeiro modelo foi o SUBARU 1000, lançado em 14 de maio de 1966. Desde então, a marca tem trabalhado intensamente para ampliar ainda mais as vantagens e modernizar a motorização Boxer.

Subaru comemora cinquentenário dos motores boxer
Subaru comemora cinquentenário dos motores boxer

Segundo a marca, o alto nível de tecnologia é refletido nos premios que conquistou, como  o motor Boxer 2.0 litros aspirado (150 cv / 20,2 kgfm), que equipao modelo SUBARU Forester Sport, que recebe a nota máxima “A”, indicando o menor nível de consumo de combustível na categoria “Grande” do “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular” (PBEV), elaborado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, Conpet.

Primeiro modelo equipado com o Boxer foi o SUBARU 1000, em 1966
Primeiro modelo equipado com o Boxer foi o SUBARU 1000, em 1966

Sobre o motor Boxer

A origem do termo “Boxer” remete aos movimentos realizados pelos boxeadores, uma analogia entre o movimento executado pela dupla de pistões e os golpes deferidos por um praticante desse esporte.

No motor com os cilindros horizontalmente opostos, os pistões se movimentam em uma disposição simétrica e contrapostos, anulando, assim, a força de inércia entre eles. Isso resulta em reduzido nível de vibrações, contribuindo para um funcionamento suave do motor, independentemente da faixa de rotação em que ele esteja trabalhando.

Além disso, outra vantagem do motor Boxer, quando comparado com os propulsores de construção em “linha” ou em “V”, é o seu baixo centro de gravidade, proporcionado pelas suas dimensões compactas e distribuição equilibrada de peso. O baixo centro de gravidade aumenta a estabilidade e contribui para uma condução segura em altas velocidades e curvas rápidas.

O motor Boxer, associado ao sistema da SUBARU denominado Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD), oferece a combinação entre estabilidade superior e elevada capacidade da tração 4×4, obtida pela sua equilibrada distribuição de peso, o que resulta em melhor dirigibilidade e maior segurança em diversos tipos de terreno.

Read Previous

NGK orienta manutenção para evitar problemas com a partida no frio

Read Next

Magneti Marelli Cofap lança os amortecedores para o Jeep Renegade