Duas Rodas: Tecnologias de segurança, conforto e conectividade em motocicletas
Muito se fala da evolução tecnológica no setor automotivo, mais precisamente em relação a veículos de passeio e comerciais. Porém, ninguém aborda a fundo a que já temos de tecnologia embarcada no universo das duas rodas.
Nos últimos anos, essas inovações em motocicletas se tornaram mais significativas, tanto em termos de tecnologia quanto de design, sempre priorizando a segurança, a eficiência e a experiência do piloto.
Recentemente, a Honda ressaltou sua contribuição nesse quesito, mostrando as inovações da marca última década que ficaram mais acessíveis para os motocicletas de baixa cilindrada, e além de melhorar a pilotagem, também aumentam a segurança e a conexão; e diminuem o impacto ambiental.
🔧🧑🔧 Leia a Revista Oficina News completa
👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews
Uma das tecnologia que ajudou nos avanços, trazida ao mercado de entrada pela marca japonesa é a embreagem automática, chamada de E-Clutch, atualmente empregada na Honda Biz e PCX.
Juciano de Oliveira da Silva, gerente regional da Blokton, concessionária Honda no Paraná, conta que “o sistema traz um conforto incomparável ao piloto, eliminando a necessidade de sincronizar a embreagem com o câmbio. Isso não apenas facilita a pilotagem, mas também reduz o desgaste do calçado do motociclista e torna a experiência de condução muito mais agradável”.
A montadora também inovou ao colocar nas motocicletas o sistema Idling Stop, que desliga o motor automaticamente em paradas prolongadas, como em semáforos. O recurso antes visto somente em carros de alto padrão, e conhecido como Start Stop, é algo ainda incomum em motos. Inicialmente, a Honda implementou o sistema na PCX, e agora também está disponível nos modelos SH 150i e ADV.
O especialista explica que esse mecanismo permite que o motor desligue sozinho quando a parada ocorrer por mais de três segundos. “Basta um toque no acelerador para que a moto volte a funcionar. Esse sistema não só promove a economia de combustível, mas também contribui significativamente para reduzir a emissão de gases poluentes”, observa.
Frenagem mais segura
Até 2019, as motocicletas utilizavam sistemas de freios independentes, com um pedal que acionava apenas a roda traseira e o manete controlava a roda dianteira. Com a introdução da tecnologia CBS (Combi Brake System) pela Honda, o sistema de frenagem agora é distribuído entre as duas rodas. Isso proporciona uma maior estabilidade e segurança para o piloto.
Uma evolução em busca da conectividade foi o Smartphone Voice Control System (HSVCS), que integra smartphones às motocicletas com segurança. Disponível em alguns modelos da marca, permite controlar chamadas, mensagens e playlists por comando de voz, sem desviar a atenção da estrada.
Moto autoequilibrável e piloto adaptativo
No ano de 2017 a Honda apresentou o Riding Assist, que permite que a motocicleta se equilibre sozinha em baixas velocidades ou quando está parada, minimizando a necessidade de intervenção do piloto.
Segundo o gestor, o recurso será útil, principalmente, em situações de tráfego intenso nas grandes cidades, onde a estabilidade em baixas rotações podem ser importante para a segurança do piloto.
Também em testes está o novo sistema de piloto automático, que promete antecipar e evitar acidentes antes mesmo que o piloto perceba o risco. A ideia da marca não é criar uma moto autônoma, mas sim um modelo que possa reduzir o controle do piloto para prevenir emergências.
Outras inovações do mercado de motocicletas
O Controle de Tração e Modos de Pilotagem já estão implementados em algumas motocicletas, em que o controle de tração ajusta a entrega de potência de acordo com as condições da pista, proporcionando uma condução mais segura. Além disso, os modos de pilotagem ajustáveis permitem ao motociclista escolher diferentes perfis de desempenho, como econômico, esportivo ou chuva.
Outra novidade na frenagem é o ABS em curvas, uma evolução do tradicional sistema, que ajuda a manter a estabilidade da moto durante frenagens em curvas, adaptando a frenagem de cada roda para evitar travamentos e derrapagens.
As suspensões eletrônicas já estão entre nós, em modelos de marcas como BMW, KTM e Honda, e funcionam se ajustando automaticamente às condições do terreno ou ao estilo de pilotagem. Isso melhora o conforto e a estabilidade, adaptando rapidamente o comportamento da moto para pilotagem esportiva, turismo ou uso urbano. Um recurso bastante conhecido nos automóveis.
Em relação aos pneus, a tecnologia de compostos mais avançados também está presente, oferecendo maior aderência em diferentes tipos de superfícies, melhorando tanto a segurança quanto a performance.
Inspiradas nas motocicletas de alto desempenho utilizadas em corridas, estão surgindo projetos com elementos aerodinâmicos ativos, como asas e defletores, que ajustam sua posição de acordo com a velocidade para aumentar a estabilidade e melhorar a aderência.
Além disso, as motocicletas estão ficando cada vez mais conectadas, com sistemas que permitem integrar smartphones para navegação, monitoramento de desempenho e até diagnósticos remotos.
A segurança ativa tem sido uma área de foco para várias marcas, que estão desenvolvendo sistemas de auxílio ao motorista, capazes de monitorar a proximidade de outros veículos e alertam o piloto sobre possíveis colisões.
São sistemas incluem alertas de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência em algumas motos touring e adventure, aproximando as motocicletas dos avanços vistos em carros modernos. Só para começar, o melhor é ficar antenado que logo esses sistemas estarão na sua oficina para serem reparados.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.