Toyota Corolla Cross: versão híbrida com três motores

Toyota Corolla Cross: versão hibrida com três motores

Neste Tech Drive, trazemos a avaliação do Toyota Corolla Cross na versão hibrida com três motores. O segmento que mais cresce no Brasil tem competidores de peso, mas também tem competidores silenciosos, como o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid. Testamos o SUV numa viagem bem longa, sem medo de acabar a energia e não ter como abastecer, afinal, no seu tanque de combustível é possível colocar gasolina e etanol.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

O veículo oferece um sistema híbrido flex que combina três motores, sendo dois elétricos e um a combustão com tecnologia bicombustível, além da transmissão hybrid transaxle. A engenharia da marca explica que este sistema combina um motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, capaz de alcançar 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, com uso da gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina).

 

Toyota Corolla Cross: versão hibrida com três motores

Ele funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.

Então, uma bateria híbrida de níquel-hidreto metálico fica responsável por alimentar o motor elétrico do Corolla Cross. É alocada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes.

Toyota Corolla Cross: versão hibrida com três motores

Já a transmissão opera por meio de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Dessa forma, o objetivo é entregar uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível, de acordo com a marca.

Comum nos veículos elétricos, o sistema de freios regenerativos complementa a mecânica do Corolla Cross. Sua atuação funciona por meio do acúmulo da energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. O resultado é mais autonomia, principalmente em trechos urbanos.

Nossa versão tem tela de TFT digital colorida de 7” no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo, com todo esquema de conexão multimidia.

O modelo vem equipado com o sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense e vem com sete airbags, câmera de ré com projeção na central multimídia, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro etc.

 

 

Read Previous

Magneti Marelli dá dicas de como economizar combustível

Read Next

Lubrificação das cruzetas assegura boa operação do eixo cardan