A Toyota cumpriu mais uma etapa do seu plano para produção de um sedã FCV, que será apresentado ao mercado japonês no início de 2015. A montadora foi aprovada pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI) para atuar na auto-inspeção e fabricação de tanques de hidrogênio destinados a veículos movidos a célula de combustível, como o FCV.
Com isso, a Toyota se tornou a primeira companhia a produzir tanques de hidrogênio com capacidade de 70MPa (700 bar), de acordo com a lei de Segurança de Gás de Alta Pressão do Japão. A montadora também desenvolveu um manual de regras para inspeção de tanques, e criou um sistema de gerenciamento processual, que também abrange a cadeia de suprimentos, monitorando a etapa de recebimento das peças oriundas das empresas parceiras.
Com o sistema em operação, a Toyota atingiu status para realizar as inspeções dentro de seu próprio processo, o que elimina uma fase nos procedimentos de fiscalização que obrigatoriamente contaria com a presença de técnicos do METI no local para a avaliação. A ação colabora para o aumento da produtividade e consequente redução de custos dos FCV’s.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.