Confira algumas dicas de como conseguir e manter instalações ideais para o bem-estar da sua oficina, atraindo assim, tanto clientes quanto funcionários satisfeitos
Texto: Carol Vilanova
Fotos: divulgação / Hyundai CAOA
Como consumidor, o que você espera de um estabelecimento comercial? Organização, limpeza, bom atendimento e qualidade no serviço prestado, não é mesmo? Por que numa oficina, o desejo do cliente, nesse caso o motorista, seria diferente? Esses tópicos, que um dia foram diferenciais no mercado, hoje não passam de obrigações que todo empresário deve ter.
Os diferenciais estão nos detalhes, e hoje em dia, por conta da tecnologia do mundo moderno e, mais ainda por conta de consumidores mais exigentes, a aparência da oficina se tornou essencial, ou seja, deve ser apresentável e agradável. Não podemos esquecer os colaboradores, que merecem ter boas condições de trabalho, e certamente, isso refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados.
Manter o local de trabalho apropriado, tanto para clientes quanto para funcionários, é essencial para o sucesso do seu negócio. Pata tanto, fizemos uma lista de recomendações para que o empresário olhe para a sua própria oficina com olhar de um cliente exigente, que busca um local limpo e de boa aparência com serviços de qualidade e o menor preço possível.
Tudo começa ainda o lado de fora, olhando para a faixada da sua oficina, certifique-se que está tudo em ordem: placas, pintura, boa aparência e limpeza. Veja ainda se pode oferecer estacionamento para o cliente, um primeiro item de conforto.
Dentro, a recepção é o mais importante, afinal, é lá o primeiro contato com o cliente. Uma sala de espera, com sofá, TV, revistas e café, hoje também não é mais luxo. Ah!, e os banheiros, separados para homem e mulher, e limpos. Lembre-se que hoje muitas mulheres levam o carro da família na oficina.
Todo cliente merece que as condições do ambiente em ordem, como piso bem feito, iluminação, ventilação, organização e limpeza, ou seja, tudo que garanta adequação para a execução das atividades.
Esse tipo de preocupação vai, inclusive, ajudar na redução do consumo de energia, afinal, o ideal é usar luz e ventilação natural, além de utilizar tipo de lâmpada correto e uma boa distribuição de todo o esquema de iluminação seccionado por áreas de trabalho.
O piso da oficina tem que ser condizente com sua utilização, nivelado para evitar acidentes, pintado e bem sinalizado. O escoamento correto da água, com ralos e canaletas, deve ser feito com cuidado.
Se a primeira impressão é a que fica, a aparência interna de um modo geral influencia na reputação de uma oficina. É por isso que a manutenção do local deve estar sempre em ordem. Desde o sistema elétrico, hidráulico, iluminação, ventilação, disposição dos equipamentos e pintura.
É certo que boas instalações refletem na segurança, na qualidade e na produtividade de uma oficina. Outro detalhe importante é a segurança, propriamente, dita, como tomadas identificadas, extintor de incêndio desobstruído e aprovado pelo corpo de Bombeiros, etc.
Trabalhando com conforto
Conforto e ambiente de trabalho decente também deve ser providenciado para os colaboradores. Ventilação e iluminação adequada se combinadas com equipamentos adequados e aferidos vão ser traduzidos em produtividade e qualidade. Cores dos equipamentos padronizadas melhoram o visual.
É obrigatório também prover banheiros decentes e limpos para os funcionários, e ainda vestiários com chuveiros, para que os mecânicos façam uso desses benefícios com coletividade, educação e bom-senso. Um bom estoque bem dividido e com sistema integrado de gestão facilita o dia a dia e melhora na produtividade.
Com tudo em ordem, seu cliente pode tranquilamente visitar a parte operacional da oficina, onde os carros são reparados. Afinal, manter um ambiente agradável e mostrar isso para os consumidores repercute na qualidade, rentabilidade, satisfação do funcionário e produtividade da oficina.
Não esqueça de deixar em evidencia sua preocupação real com a questão ambiental e seus gestores estão atentos em verificar itens como descarte de óleos e produtos não só por consciência, mas também porque a legislação está mais rígida.
É bom lembrar que essas dicas são requisitos auditados na certificação do IQA, o caminho para a redução de custos através de gerenciamento de sistemas, investimento em melhores instalações e condições de trabalho para os funcionários e a oferta de serviços com mais qualidades, sem aumentar o custo para o cliente.
Isso é o mínimo que o gestor de uma oficina deve oferecer aos seus clientes um ambiente limpo, organizado e bem equipado e aos seus funcionários, as condições mínimas de conforto no trabalho para garantir a entrega de serviços de qualidade
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.