Por José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores
Conhecer o cliente e saber de suas necessidades é importante para oferecer serviços de qualidade. Por isso, o empresário deve fazer um levantamento do atendimento em sua retífica. Pode começar recolhendo as ordens de serviços para elaborar uma seleção por marca de motores isso o ajudará a entender o perfil do seu mercado, linha leve, médio ou pesado; veicular, agrícola, industrial ou marítimo.
Também é importante listar os serviços, separando por categorias: motor completo, parcial, usinagem completa, usinagem parcial. Desta forma, é possível classificar o perfil da clientela e identificar quais ações poderá implementar para ampliar o seu faturamento por ordem de serviço aberta. O motor já está em seu poder, quanto mais serviços e peças necessárias ao reparo consiga incorporar, maior venda realizará com o mesmo esforço de captação. Note que ao realizar todos serviços necessários, a qualidade final deste motor estará mais controlada, portanto o resultado de satisfação do seu cliente será maior. Claro, que o aumento dos serviços e peças, trará mais lucro para a empresa e menor risco de retrabalhos!
Conhecer os clientes, verificando se são frotista, concessionária de veículos, produtor rural, oficina mecânica e consumidor final permite avaliar qual será a abordagem mais adequada do departamento comercial. Quanto mais tempo investir nos contatos com os clientes finais, melhor será o resultado do conjunto e isso contribuirá para a fidelização do cliente.
Este conjunto de informações mostrará com total visibilidade como está a sua empresa, como ela age no mercado, quais as oportunidades de negócios estão próximas e o que deverá fazer para ampliar a sua participação neste mercado e conquistar novos clientes.
Para fazer a análise, é preciso selecionar entre as respostas obtidas as melhores oportunidades. Traçar, em conjunto com a sua equipe, um plano de ação para que as estratégias e abordagens produzam em sucesso.
Tenho absoluta certeza que este método de análise dos serviços executados, se avaliados, com critério, demonstrará uma série de opções e oportunidades para a retífica implantar e, com isso, dar uma revigorada na empresa sem investir em capital e grandes mudanças.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.