Procedimento e dicas para uma troca do amortecedor do Chevrolet, incluindo os componentes dianteiros e traseiros do veículo, com a verificação de todos os componentes do conjunto de suspensão
Texto: Carol Vilanova
Fotos: Edinho Paiva
O sistema de undercar é um dos mais importante para a segurança de um veículo, por isso, mantê-lo em ordem, é essencial. Os amortecedores têm três principais funções que são: manter o contato dos pneus com o solo, controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas e proporcionar conforto, estabilidade e segurança ao veículo.
Tudo isso se traduz em melhor dirigibilidade, além de contribuir para um menor desgaste dos pneus, diminuição da distância de frenagem, durabilidade dos outros componentes do sistema de suspensão entre outros fatores.
Mas que para que todo esse mecanismo tenha resultado esperado é necessário que o conjunto de amortecedores esteja em plana saúde. Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento da DRiV, fabricante dos amortecedores Monroe, lembra que a vida útil dos componentes esse é proporcional às condições de uso. “Depende da forma que o motorista dirige o veículo, se anda em pista boa, se tem cuidado ao rodar, a tendência é que dure mais”, comenta.
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Para durar mais, a fórmula é simples: fazer revisões periódicas no sistema quando realizar o rodízio de pneus e o alinhamento das rodas, ou seja, aproximadamente a cada 10 mil km. Ele dá ainda outras dicas que podem ser passadas para o motorista, como dirigir numa velocidade baixa quando a pista estiver ruim e esburacada e sempre que passar numa lombada, passar em linha reta para que a carga seja dividida de forma igual.
Dicas de manutenção dos amortecedores
Outro cuidado é seguir a recomendação da montadora em relação ao peso, à calibração de pneus, além de manter as outras peças da suspensão em ordem. Juliano também ressalta: “Não faça modificações nas características originais do carro, nem levantar nem rebaixar ou mudar as medidas dos pneus”.
Nesta matéria, vamos mostrar o procedimento de troca dos amortecedores dianteiros e traseiros do Chevrolet Cruze, ano 2014/modelo 2015, que tem 67.300 km rodados e ainda utiliza as peças originais.
Neste caso, já checamos e não há indícios de vazamentos, ou seja, a substituição será feira preventivamente. Não esquecer de usar os equipamentos de proteção, como luvas, óculos e sapatos adequados. Uma observação crucial: tenha certeza da aplicação correta da peça adquirida.
Troca do amortecedor:
1) O primeiro passo é desapertar o torque de aperto dos parafusos da roda dianteira. E, em seguida, soltar também o torque de aperto da fixação superior do amortecedor que fica preso na carroceria. Use uma chave 24 mm e a torx 55.
2) Levante o carro no elevador e retire a roda. É recomendável colocar a roda na mesma posição na hora da montagem, para interferir o menos possível no alinhamento e balanceamento. Para isso, alinhe a uma a porca com a válvula do pneu e depois que tirar a roda, rosqueie de volta como se fosse uma guia.
3) Agora solte a bieleta, com uma chave sextavada de 18 mm e uma torx 40. Não é possível remover o amortecedor sem tirar a bieleta.
4) Na sequência, solte o flexível de freio, que vai preso no suporte do amortecedor, puxando para cima.
5) Remova as duas porcas que prendem a fixação inferior do amortecedor, para isso, use uma chave 18mm.
6) Para não forçar, vamos colocar um cavalete, para dar um suporte e na hora que o amortecedor for removido, a manga de eixo fica apoiada.
7) Solte totalmente a fixação superior, que prende o conjunto do amortecedor na carroceria, e remova-o do veículo.
Troca do amortecedor: Na bancada
1) Leve o conjunto para a bancada e prenda na morsa para ser desmontado adequadamente. Coloque o encolhedor de mola para comprimir e trocar todos os componentes. Dica de segurança: prenda o encolhedor em 180º, ou seja, um aponta oposta da outra.
Obs.: Quando for trocar o amortecedor, recomenda substituir o kit, que inclui o coxim, rolamento, batente e o guarda-pó. Esse kit é vendido separado.
2) Remova a porca que fecha o conjunto do amortecedor, com a ajuda de uma chave sextavada de 24 mm. Remova também o coxim, que já apresenta desgastes já que separou na hora da remoção.
3) Em seguida, desencaixe a coifa ou guarda-pó, que protege o amortecedor em caso de sujeira. Retire também o batente.
Obs.: Percebemos que as peças usadas já estão apresentando desgastes. De qualquer maneira, serão trocadas pois estão no kit novo.
4) Retire a mola e o calço inferior da mola. Faça a verificação na mola, que pode apresentar marcas caso encoste um elo no outro e então necessita substituição. No nosso caso, a mola está em boas condições e será limpa e colocada de volta.
Obs.: o amortecedor usado que removemos do veículo já estava apresentando desgaste, pois está com marcas de trabalho excessivo. Para o descarte, a fábrica recomenda passar a peça no esmeril para marcar ou bater para amassar, assim, não dá chance de ninguém aproveitar a peça para recondicionar.
Montagem do amortecedor novo
1) Antes de montar o conjunto novo, confira a aplicação do amortecedor. Preencha o certificado e verifique o selo do Inmetro.
Obs.: Atenção que existem duas indicações de datas diferentes no amortecedor, a da certificação e a da fabricação, que é identificada por uma letra.
2) Agora vamos fazer o escorvamento, ou a sangria da peça. Existem dois métodos, uma delas é abrir e fechar o amortecedor de sete a dez vezes. A outra maneira é, com a peça em pé, abrir o amortecedor até o final, depois virar a peça e fechar até o final. Em seguida, volte na posição inicial e deixe abrir sozinho, depois feche. Repita de 3 a 4 vezes.
3) A montagem é feita na ordem inversa da desmontagem. Coloque primeiro o calço isolante e depois a mola, mas preste atenção na posição do stopper de encaixe da mola, no suporte, onde a ponta da mola tem que encaixar. Deixe um ou dois milímetros distantes para dar espaço para a mola se assentar.
4) Em seguida, coloque o guarda-pó, de cima para baixo. Cuidado por ser um componente de borracha. Depois encaixe o batente, o lado com o furo maior para baixo.
5) E depois, fixe o coxim. Para fechar o pacote, com o torque de 6 a 7 kg de torque ou 60 a 70 Nm.
6) Leve o conjunto para o carro e monte na ordem inversa. O torque do aperto do parafuso de fixação do amortecedor na carroceria é de 6 a 7 kg de torque ou 60 a 70 Nm..
Inspeção: Com o carro suspenso no elevador, faça uma boa revisão no conjunto de suspensão. Veja se há folga do embuchamento, como estão os pivôs, terminal, braço axial e bieleta. Dá uma revisada, para aproveitar e trocar o que está desgastado.
Conjunto traseiro
Vamos remover a roda para facilitar a visualização, no dia-a-dia não precisa remover para tirar o amortecedor traseiro.
2) Levante o carro e solte a fixação inferior que prende o olhal do amortecedor. Tire o torque de aperto e abaixe o carro.
3) Coloque um cavalete para apoiar o braço da suspensão e remover o parafuso inferior totalmente.
4) Depois que remover, solte os dois parafusos de cima com uma chave 21 mm. Tire com a pneumática se quiser. Remova a peça.
5) Com a peça na morsa, retire o coxim ou top mount, uma base de alumínio que sai junto com o amortecedor. Use uma chave fixa de 6 mm e outra sextavada de 15mm.
6) Desmonte o guarda pó e o batente, que são uma peça só. Também temos que usar peças novas na montagem.
7) Depois de fazer o escorvamento no amortecedor novo, monte batente e guada-pó, e em seguida, o top mount, ou coxim superior. Faça uma limpeza na peça antes de colocar. Aplique torque de 40 a 50 Nm para fechar o pacote.
9) Leve o conjunto para o carro e faça a instalação na ordem inversa da desmontagem.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.