A Umicore, empresa especializada em sistemas catalíticos, alerta para poluição gerada pela falta do catalisador. O componente é responsável por transformar 98% dos gases poluentes em vapores inofensivos, por isso seu uso é fundamental para redução de emissão de poluentes veiculares.
Segundo dados do livro “25 anos do Catalisador Automotivo e 30 anos do PROCONVE: Uma estratégia de sucesso”, produzido pela Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos do Brasil, os carros poluiriam em média cinco vezes mais caso o catalisador não fosse utilizado.
Atualmente, os níveis de emissão de CO, por exemplo, que são próximos de zero com a utilização do catalisador, ficariam em torno de 5 g/km sem o mesmo. Já em relação ao NOx e ao HC, a diferença encontrada com e sem o uso da peça é de 0 para 0,5 g/km, respectivamente. A eficácia do equipamento garante ainda que os automóveis liberem até menos poluentes do que é exigido por lei.
“Esses estudos comprovam que o catalisador automotivo é essencial, principalmente para a saúde da população, mas também para fauna e flora. Ele é responsável por converter até 98% dos gases tóxicos em vapores inofensivos e teve papel importantíssimo na melhoria da qualidade do ar nos últimos 30 anos, desde que o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (PROCONVE) foi implementado”, diz Stephan Blumrich, vice-presidente e diretor da Umicore Brasil, fabricante mundial de catalisadores automotivos.
A diferença de valores, com e sem o componente, é ainda maior quando analisados dados históricos. De 1992 até 1996, por exemplo, a quantidade de CO emitida pelos automóveis chegaria a quase a 20 g/km sem a utilização da peça. “A evolução dos motores permitiu diminuir esse índice para cerca de 5 g/km, o que tornou possível atingir valores próximos de zero com a aplicação de catalisadores modernos na saída do escape”, explica Blumrich.
Mais informações: http://www.umicore.com.br/nossosNegocios/catalysis/catalisador_automotivo/
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.