Para assegurar um motor em ordem, a Valvoline afirma que cuidados na troca do lubrificante incluem o filtro de óleo. Segundo a empresa, é imprescindível condicionar a substituição do filtro de óleo com os intervalos da troca de óleo para evitar que impurezas do lubrificante usado se misturem ao produto novo.
A marca garante que fazer a troca de óleo lubrificante nos intervalos determinados pela montadora prolonga a vida útil dos componentes do motor e garante bom desempenho e economia de consumo de combustível. Mas os cuidados podem ir muito mais além de respeitar as orientações de revisões.
Leia a Revista Oficina News completa
A Valvoline explica que assim como o óleo lubrificante acaba perdendo as propriedades e características quando atinge determinada quilometragem, o filtro de óleo responsável por reter resíduos e impurezas, também fica saturado diminuindo a eficiência na filtragem. Por isso, muito embora o mercado recomende a substituição do filtro a trocas alternadas do lubrificante, o ideal é colocar um novo todas as vezes para evitar contaminação e não comprometer as propriedades do óleo.
Desta forma, evita o contato de resíduos que ficaram retidos no filtro com o óleo novo. Layla Silva Rosa, especialista em produtos da Valvoline, explica que é o jeito mais seguro de oferecer bom desempenho e proteção ao motor, lembrando que o lubrificante deve ter as mesmas especificações contidas no manual do fabricante. Ela ressalta que a troca do filtro de forma alternada é comum no mercado, mas o melhor é fazer a substituição do filtro em todas as trocas de óleo. “Esse cuidado contribui para que o lubrificante não sofra contamina& ccedil;ões de impurezas e ofereça a performance desejada. Para o bom funcionamento do motor é importante adotar práticas preventivas, como esta do filtro”, revela.
A Valvoline possui linha completa de lubrificantes para atender as mais diferentes especificações dos veículos da frota circulante.