No Programa Amigas Aceleradas o papo é sobre o crescimento dos SUVs e quais modelos estão saindo do forno para estrear no mercado nacional.
Crescimento dos SUVs em Amigas Aceleradas
A demanda por carros PcD – modelos com isenção de impostos para Pessoas com Deficiência – cresceu consideravelmente nos últimos anos e os fabricantes viram neste um mercado promissor. Praticamente todas as marcas têm departamentos e versões de carros específicos para este tipo de venda direta. Elencamos sete dos carros PcD com melhor custo-benefício, de diferentes segmentos e marcas.
E um carro PCD pode receber a isenção de impostos como IPI, ICMS e IPVA, o que pode representar uma redução de 30% no valor do carro. A sigla PCD significa Pessoa Com Deficiência, se refere a pessoas que tem algum tipo de condição que dificultem a sua locomoção.
O deficiente físico que é condutor de automóveis está isento de IPI, IOF, ICMS, IPVA e rodízio municipal.
Doenças como câncer, hepatite C, Parkinson, problemas graves de coluna, Diabetes, HIV Positivo e hemofílicos, Artodese, Escoliose, Artrite Reumatoide, Hérnia de Disco, Artrose, derrame, Bursite, Tendinite e LER (Lesão por Esforço Repetitivo), estão na lista das enfermidades contempladas com o benefício.
O cálculo exato do desconto aplicado varia conforme a situação e o Estado, mas normalmente os modelos de R$ 70 mil saem por cerca de R$ 55 mil.
Vale lembrar que a legislação diz que para se obter o abatimento é preciso que o carro seja automóvel de passeio fabricado no Mercosul e tenha motorização até 2.0 flex.
É de 2% para motores 1.0 e de 8% para motores até 2.0, desde que sejam do tipo flex.
SUVs para PCDs mais procurados
Peugeot 2008 Allure Business 1.6.
Nissan Kicks S Direct 1.6.
Kicks S manual 2020
VW T-Cross Sense 1.0 TSI. …
Peugeot 2008 Allure Pack Business 1.6. …
Hyundai Creta Attitude 1.6. …
Renault Captur Life 1.6. …
Citroën C4 Cactus Feel Business. …
Chevroler Tracker 1.0 Turbo.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.