Precursor de muitas tecnologias automotivas, o Volkswagen T-Cross comemora um ano de comercialização e produção no Brasil. Neste período, a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) produziu mais de 80 mil unidades do T-Cross, sendo cerca de 50 mil unidades destinadas ao mercado brasileiro. Nos países da América Latina, teve 23 mil unidades vendidas.
O modelo foi o primeiro SUV produzido pela Volkswagen no País e tinha a missão de elevar o patamar de tecnologia e conectividade no segmento de SUVs compactos. Entre as tecnologias que o T-Crosstrouxe ao consumidor estão o VW Connect, plataforma digital que conecta as principais informações do veículo em um aplicativo, e a Concessionária Digital.
A Volkswagen investiu R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e produção do T-Cross, sendo R$ 600 milhões utilizados para o desenvolvimento, testes e validação do produto e R$ 1,4 bilhão para ampliação e modernização da fábrica em São José dos Pinhais (PR).
A planta adota as inovações da Indústria 4.0, com diversos benefícios, como redução no tempo de ajuste das ferramentas, dimensionamento enxuto, redução de custos, fluxo logístico otimizado e novas tecnologias nos processos. O T-Cross é feito na Estratégia Modular MQB, que é o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo.
Volkswagen T-Cross comemora um ano de comercialização
O T-Cross 2020/2020 tem no seu line up as seguintes versões: 200 TSI, Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI, a topo de linha, na qual maior parte dos itens passou a ser de série, e não mais opcionais. O T-Cross Comfortline 200 TSI, por exemplo, passou a ser equipado de série com algumas exclusividades do segmento, como o painel digital (Active Info Display) de 10,25’’.
Na motorização, o T-Cross está disponível nas versões 200 TSI Total Flex, manual ou automático, que alcança a potência de até 128 cv (94 kW) a 5.500 rpm, com etanol, ou, com gasolina, são 116 cv (85 kW), à mesma rotação; ou 250 TSI Total Flex, que gera potência de até 150 cv (110 kW), com gasolina ou etanol, a 4.500 rpm. O torque máximo do 200 TSI é de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, sempre na faixa de 2.000 a 3.500 rpm, enquanto do 250 TSI, também com ambos os combustíveis, é de 250 Nm (25,5 kgfm) – o maior torque da categoria.
Em termos de segurança, destacamos o XDS+ (Sistema de bloqueio eletrônico do diferencial), que permite uma melhor distribuição da tração nas quatro rodas, o que previne, por exemplo, acidentes em curva; o ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que evita a perda de estabilidade direcional em curvas ou mudanças repentinas de direção; sensores dianteiros e traseiros de estacionamento; opcionais de modo de condução; e o aclamado Park Assist 3.0, que auxilia em manobras de estacionamento.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.