
Tech Drive: Volvo XC40 Recharge Pure Eletric: desempenho com sustentabilidade. Tecnologia, sofisticação, segurança e performance, com zero emissão de poluentes. Esse é o paco te oferecido pelo Volvo XC40 Recharge Pure Eletric, o carro totalmente elétrico da Volvo que fortalece seu compromisso de eletrificação até 2030.
Dando uma passada pelo design do modelo, muito requinte e inovações, como o painel com o logo da Volvo Cars que fica no lugar da grade dianteira, já que não precisa de entrada de ar por não ter motor, transformando o compartimento frontal em mais um porta-malas.
Leia a Revista Oficina News completa
O interior tem acabamento de primeira, com muita funcionalidade, inclusive com plástico reciclável no revestimento do chão. O sistema de infoentretenimento oferece o inédito sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google.
Falando da parte mecânica, vamos de baterias, já que o veículo é plug-in elétrico que pode ser carregado em uma tomada convencional ou por meio de Wallbox. Impulsiona o XC40 a potência dos dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive) combinados, que geram 408 hp de potência e 660 Nm de torque (67,3 kgfm).
A marca explica que com a adição do powertrain de tração integral totalmente elétrico e a alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o Volvo XC40 oferece um alcance de cerca de 400 km de autonomia com uma única carga. Com carregamento rápido, a bateria é carregada até 80% de sua capacidade em 40 minutos, difícil é achar postos de carregamento rápido.
Em termos de performance, o SUV elétrico se comporta como um carro esportivo, com aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,9 segundos, com limitador de 180km/h de velocidade.
Como segurança é um dos pilares mais fortes da marca, o modelo traz as mais avançadas assistências à condução, como a câmera 360 graus, alerta de tráfego cruzado (CTA), sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e sistema de alerta de ponto cego (BLIS), além do Pilot Assist, Controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Outra tecnologia de destaque é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.
Uma peculiaridade do Volvo XC40 é a partida do veículo feita sem botão, ou seja, o carro liga quando o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.