Tech Drive: Avaliação do Volvo XC60: um SUV com muita segurança e sustentabilidade. Sofisticação, segurança, preocupação com o meio ambiente. O Volvo XC 60 entrega estes atributos e muito mais. O modelo carrega o DNA da marca sueca, com um design clássico e ao mesmo tempo moderno, que não teve muitas alterações recentes, mas que tem como principal atração o desenho icônico do Martelo de Thor nos faróis de LED dianteiros.
Testamos o XC60 versão Ultimate T8, um verdadeiro SUV com toda tecnologia em termos de conjunto mecânico e recursos tecnológicos, começando pelo trem de força híbrido com plug-in capaz de gerar 462 cv combinado.
Leia a Revista Oficina News completa
O motor térmico é um 2.0l turbo em linha, equipado com injeção direta de combustível – apenas gasolina – comando de válvulas duplo com variação na admissão e escape. Essa fórmula gera 310 cv e 40,8 kgfm de torque.
Combinado ao motor elétrico de 107kW de autonomia totalmente elétrica, e uso de um conjunto de baterias de 18,8KWh. O conjunto elétrico consegue alcançar 147 cv e 31,5 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas e com tração integral sob demanda.
Por meio do recurso One Pedal Drive, o condutor pode usar apenas o acelerador, e quando tira o pé do pedal, o carro passa a reduzir a velocidade suavemente até a parada total. No trânsito funciona bem, mas em situações de estrada e fluindo melhor, não é a melhor opção, mas é nesse momento que a regeneração de energia acontece.
Por dentro, temos a confirmação de estar num verdadeiro Volvo, com ambiente muito bem-acabado e sofisticado, com destaque para a manopla do câmbio feita com cristal sueco. Vale lembrar que os materiais são confeccionados com 30% de lã originada de produção responsável, e 70% de poliéster, ou seja, elegante, mas sustentável.
Os dispositivos de segurança são dignos de um Volvo, já que vem equipado com a mais recente plataforma de sensores Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) da Volvo Cars – um sistema de segurança moderno, escalável e ativo que consiste em uma série de radares, câmeras e sensores de ultrassom, segundo a engenharia da marca.
O sistema faz a detecção de outros usuários nas estradas, frenagem automática e utiliza sistema para evitar colisões. O sistema de conectividade é completo, desenvolvido em conjunto com a Google, e que incorpora apps e serviços da start up.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.