![VW Delivery com tração 4x4: para todos os terrenos](https://www.oficinanews.com.br/wp-content/uploads/2021/04/VW-Delivery-4x4-4.jpg)
Para o transportador rural, VW Delivery com tração 4×4: para todos os terrenos. Sim, o VW Delivery é um veículo de carga que presta um serviço de alta funcionalidade para a operação urbana, mas quem disse que o caminhão não pode ajudar também na fazenda? A Volkswagen Caminhões e Ônibus focou nos segmentos agro e eletricitário para o desenvolvimento desse modelo, foram dois anos de pesquisa e testes.
E não foi fácil entregar o único caminhão leve com tração integral do país, o VW Delivery 11.180 4×4 foi mostrado pela primeira vez na Fenatran de 2019, e agora vem completar o portfólio de soluções da família Delivery, com aplicações para segmentos de 3,5 a 13 toneladas de Peso Bruto Total.
Leia a Revista Oficina News completa
O Delivery fora de estrada mantém as características do resto da gama, boa capacidade de carga, robustez e economia de combustível. A ideia é oferecer mais do que as picapes, que atualmente realizam operações para este tipo de público.
A engenharia da Volkswagen explica que o projeto do eixo trativo dianteiro do Delivery 11.180 4×4 foi desenvolvido com exclusividade para a marca, em uma parceria com a Dana. A tração 4×4 se dá por meio do uso de uma caixa de transferência Marmon Herrington com dupla velocidade, o que confere ao veículo um desempenho otimizado em qualquer aclive.
Os atributos de veículo off-road são refletidos na altura em relação ao solo de 196mm, superior à da versão 4×2, o que torna o caminhão ideal para encarar terrenos irregulares, sem comprometer a facilidade de carga e descarga e o acesso à cabine, que aliás, ganhou um degrau adicional. Seus ângulos de entrada e saída são, respectivamente, de 30° e aproximadamente 40°, contra 20° e 28° do modelo 4×2.
Rodar em qualquer solo, para isso foi adotado os pneus de uso misto específicos (235/75 R17.5) para operações com tração integral. O veículo está disponível com distância entre-eixos de 4.000 mm e plataforma de carga com 4.500mm de comprimento, o que possibilita a adequação de diferentes implementos.
Com a inclusão da função roda livre na tração dianteira, o caminhão volta a ser um 4×2, isso é possível por meio do acionamento de um mecanismo simples, com o veículo parado, o condutor pode desconectar as rodas dianteiras do sistema de tração, quando não são necessárias.
O visual ainda mais “invocado” é adquirido com o Show Car Package, um kit de peças que vai além do apelo estético, conta com itens como guincho elétrico, quebra-mato, kit de luzes e farol de milha, úteis para o dia a dia na operação do veículo
.
![](https://www.oficinanews.com.br/wp-content/uploads/2024/12/carol-vilanova-oficina-news-3.webp)
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.