Oferecendo alto padrão de atendimento, o VW e-Delivery oferece vantagens em pacote de manutenção, com os serviços pós-vendas Volks|Care 4.0. Os exclusivos planos de manutenção são denominados Volks|Total e-Prev e e-Prime e são exclusivos para veículo elétrico da marca.
“Estamos lançando um produto de alta tecnologia e vanguarda e serviços que atenderão o cliente, tais como um pós-vendas especializado, com opção do Contrato de Manutenção Volkstotal, Sistema RIO, além das soluções de parceiros para carregadores e a infraestrutura energética necessária”, ressalta Wilson Ragusa Junior, supervisor da área Gestão de Contas de Caminhões da VWCO.
Leia a Revista Oficina News completa
O Volks|Total e-Prev está voltado para as manutenções preventivas básicas de acordo com um cronograma, definido por intervalos apontados pela Engenharia da montadora. A manutenção feita em concessionários autorizados engloba troca de fluidos, filtros, correia do compressor do condicionador de ar e lubrificação de alguns componentes mecânicos, cobrindo peças e a mão-de-obra envolvida. Os intervalos são definidos de acordo com a condição de operação do veículo, podendo ser misto ou severo.
Outro plano oferecido é o Volks|Total e-Prime, que tem todas as coberturas do plano Volks|Total e-Prev mais as manutenções corretivas em peças e componentes que se desgastam de acordo com o tempo de uso do veículo, como rolamentos do motor elétrico de tração, rolamentos do compressor do condicionador de ar, componentes eletroeletrônicos, palhetas do limpador de para-brisa, tambor e lonas do sistema de freio, e todas as operações de inspeção e eventual troca de demais componentes indicados pela montadora.
As manutenções são feitas por quilômetro rodado, de acordo com a operação do cliente. Todos os componentes citados serão substituídos de acordo com a necessidade e com as informações colhidas através da telemetria RIO.
Os planos de manutenção Volks|Total e-Prev e e-Prime trazem inúmeras vantagens, sendo a principal delas tranquilidade mesmo após o período de cobertura da garantia, já que os planos podem ser contratados por cinco anos. Caso o cliente necessite de uma cobertura mais ampla, a VWCO conduzirá todas as análises necessárias da operação e poderá ampliar os prazos de cobertura. Além disso, todos os canais de comunicação e socorro ao cliente estarão disponíveis pelo período de cobertura contratado.
RIO apresenta o e-Fleet para gerenciar o e-Delivery
Entre os serviços disponíveis para o VW e-Delivery está o RIO e-Fleet, o primeiro serviço de conectividade para a gestão de veículo elétrico. O e-Fleet é o novo aplicativo do RIO – a marca de soluções digitais de logística do Grupo TRATON – em que o cliente poderá gerenciar toda a sua frota de caminhões VW e-Delivery.
Através do aplicativo, o cliente tem acesso ao status de carregamento do veículo, autonomia, área de alcance no mapa com a posição atual do veículo, pegada de carbono, relatórios operacionais, histórico de localizações, programação e otimização de manutenções, entre outras facilidades digitais. Além disso, todos os caminhões VW e-Delivery contam com a caixa do sistema RIO de série.
As informações coletadas pelo RIO ajudarão também a equipe de consultoria de TCO da VWCO a calcular o custo total de operação do veículo. Um serviço prestado de forma gratuita para o cliente do caminhão elétrico, com um acompanhamento de sua operação para orientar sobre a melhor forma de operar o veículo dentro de sua estrutura contratada.
QR Code – relacionamento digital
O e-Delivery dá início a mais uma oferta de atendimento digital da VWCO. A partir de agora os caminhões VW saem de fábrica com o QR Code colado no para-brisa do veículo. Ao escaneá-lo, o motorista tem acesso a todos os canais de atendimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus: ChameVolks, manual digital, Assistente Virtual e ao portal VWCO, tudo num só lugar e dentro da cabine, pelo seu telefone celular.
Trucker Pay
O Trucker Pay não poderia ficar de fora desse grande lançamento. O banco digital da Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com a Volkswagen Financial Services Brasil estará disponível para todos os frotistas e caminhoneiros autônomos do e-Delivery.
O Trucker Pay é um arranjo de pagamento aberto para o ecossistema de caminhões e ônibus no Brasil, via aplicativo de celular, atendendo desde as transportadoras até os caminhoneiros e com estratégica participação da rede concessionária VWCO. O objetivo é garantir ainda mais agilidade, segurança e praticidade no segmento de transporte rodoviário de cargas.
TruckHelp
Outra novidade está no aplicativo TruckHelp, que agora também passa a auxiliar clientes do caminhão elétrico na compra de peças, serviços e atendimentos emergenciais. Um espaço exclusivo em que os motoristas poderão ter acesso a concessionárias habilitadas para atender ao e-Delivery, garantindo que o cliente do caminhão elétrico seja atendido onde e quando for necessário. Inclusive com botão de acesso ao ChameVolks, para facilitar o dia a dia dos clientes.
VWCO Field Service – Mobile
Ao solicitar um atendimento no ChameVolks o cliente recebe um link em seu telefone celular para acompanhar todas as etapas, desde o pedido do socorro até sua conclusão. Nesse aplicativo, o cliente acompanha a trajetória do mecânico da concessionária até a chegada ao respectivo veículo. O que transmite tranquilidade ao cliente, que sabe que está sendo atendido.
Acompanhamento 48h
Todos os veículos com telemetria RIO habilitada são monitorados durante o período de atendimento na rede de concessionários e, se por algum motivo isso ultrapassa as 48h, uma equipe interna de suporte automaticamente é acionada para agilizar a solução do problema. Tudo isso para aumentar a disponibilidade do veículo.
Assistência remotaTanto para os veículos que ultrapassam as 48h no concessionário, como para uma necessidade de suporte, a rede de concessionários VWCO passa a contar com óculos de assistência remota, em que os engenheiros da montadora prestam suporte para dinamizar soluções e disponibilidade aos veículos.
Manual cognitivo e manual digital
E para completar o pacote de serviços digitais que acompanharão o e-Delivery, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lança mais uma evolução nos seus serviços: os clientes VW e-Delivery terão acesso ao manual cognitivo, uma evolução do tradicional manual do veículo.
A partir de um comando de voz, o motorista busca desde informações técnicas sobre o caminhão até instruções de como fazer a troca do pneu. A inteligência artificial da plataforma responde as buscas por texto ou por voz, e as informações estão em constante atualização através de uma curadoria que faz com que a plataforma também aprenda para se adaptar às necessidades do motorista.
Para os clientes que desejam o manual por escrito em versão digital, este poderá também ser acessado através do portal ou através do QR Code no veículo.