
Modelo ganha novo motor com evoluções diversas, priorizando a economia de combustível e o alto desempenho, a combinação perfeita
Por fora, as mudanças não foram tão drásticas, mas por dentro, mais especificamente, de baixo do capô… quanta diferença! O Volkswagen Gol Rallye 2015 agora não é só esportivo só no desenho externo, o novo motor deu um gás extraordinário para o modelo, e tudo é novo, pode acreditar.
Falamos do novo motor 1.6l MSI, da mesma família EA211, do 1.0 de três cilindros do Up e do 1.4 Turbo do Golf, porém, com potência 15% superior, quando comparado ao 1.6 8V, da família EA111. E por dentro, uma revolução de novos componentes e novas tecnologias. Nessa reportagem, andamos com o modelo I-Motion, equipado com o câmbio automatizado.
O motor do Gol Rallye 2015 traz configuração de quatro cilindros e 16 válvulas, visando maior economia de combustível e alto desempenho. A potência máxima chega aos 120 cv a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e aos 110 cv à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.
Com 1.598 cm³ de cilindrada e instalado em posição transversal, o motor 1.6l MSI vem com a tecnologia Total Flex e ainda facilita a vida de seus proprietários com o sistema de partida a frio, que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina.
Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote ainda vem com comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida, que permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando sua eficiência térmica e reduzindo emissões.
O conversor catalítico (catalisador), instalado logo na saída do coletor de escape, atinge rapidamente sua temperatura adequada de operação. A chamada fase fria do motor dura menos e são reduzidas as emissões nesse estágio de funcionamento.
Outra solução inovadora adotada no novo motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote, já que o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Além disso, o novo motor 1.6l 16V é equipado com um radiador de óleo, que possibilita uma melhor estabilidade da temperatura do óleo do motor. Esse dispositivo contribui para maior robustez e menor consumo de combustível.
Os cilindros têm 76,5 mm de diâmetro e 86,9 mm de curso, o que permite ótimo enchimento da câmara de combustão. Combinada a essa característica está a vela de ignição colocada em posição central, entre as válvulas de admissão e escape, o que garante melhor frente de chama, maior velocidade e eficiência na queima da mistura ar-combustível e consequente maior eficiência térmica.
As bielas foram melhoradas e possuem desenho inovador. Cerca de 26% mais leves do que as convencionais, têm menor seção transversal e são guiadas no virabrequim.
A otimização da construção do motor está presente também na árvore de manivelas (virabrequim), que tem menor quantidade de contrapesos e o diâmetro de seus mancais principais reduzido. A massa total (peso) do componente foi reduzida, proporcionando menores inércia e atrito e aumentando a eficiência do conjunto.
A construção da tampa do cabeçote é inovadora, em um processo que integra os eixos de comando (admissão e escape) e os cames de acionamento das válvulas permanentemente sem a necessidade de solda. Esse design permite a redução do diâmetro dos mancais dos eixos e, consequentemente, de atrito.
A polia de acionamento do sistema de sincronização localizada na árvore de manivela (virabrequim) tem formato oval. Esse mecanismo permite estabilização da força na correia dentada e de sua flutuação angular, além de minimizar atrito e vibração, aumentando a durabilidade do sistema.
O coletor de admissão é feito de material polimérico de alta resistência e baixa rugosidade, garantindo fluxo de ar com baixa restrição. Como em todos os modelos Volkswagen, o conjunto de corpo de borboleta e acelerador é eletrônico.
O novo motor 1.6l MSI utiliza sistema de ignição com uma bobina por cilindro, o que elimina os cabos de velas e as perdas elétricas, colaborando para maior eficácia na combustão.
Câmbio I Motion
Além do novo motor 1.6l MSI, o Gol Rallye 2015 conta com a opção da transmissão automatizada I-Motion, que recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, proporcionando trocas de marcha mais suaves e precisas. No momento da troca automática de marcha em D (Drive), em décimos de segundo, o sistema reduz gradativamente o torque do motor, que retorna assim que a próxima marcha é engatada.
A transmissão I-Motion do Gol Rallye 2015 permite também trocas manuais em modo sequencial, acionado por meio da manopla de câmbio ou por paddle shifts instalados atrás no volante multifuncional.
Na versão I-Motion, a partida do motor é assistida, o que significa que não é necessário manter a chave acionada para que ela se processe – basta um leve toque na chave para a ECU comandar todo o processo de partida. Como pré-requisito, o motorista deve aguardar a indicação do instrumento combinado para efetuar esse procedimento.
De acordo com os dados da Volkswagen, quando abastecido com etanol, o Gol Rallye com o novo motor 1.6l MSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge velocidade máxima de 190 km/h. Com gasolina, são 9,9 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 184 km/h de velocidade máxima. Quando equipado com a transmissão automatizada I-Motion, o Gol Rallye acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atinge velocidade máxima de 190 km/h (etanol). Com gasolina, são 10,5 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 184 km/h de velocidade máxima, com a transmissão automatizada.
O modelo chegou às concessionárias em abril deste ano, apenas com 28 mm a mais de altura que as outras versões do Gol, sendo que o aumento de 23 mm se deve à utilização de molas e amortecedores distintos, e os pneus 195/50 são os responsáveis pelo acréscimo dos outros 5 mm; além de poucas alterações de acabamento, como estilo de molduras, adesivos e o destaque do aerofólio na traseira.
Com relação à lista de itens de série, listamos os freios ABS com EBD, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, airbags frontais, ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores elétricos com função tilt-down no lado do passageiro e luzes de seta integradas, sistema de som com rádio AM/FM, CD-Player, Bluetooth, MP3 player e entradas USB e auxiliar, vidros e travas elétricos e volante multifuncional.
Ficha técnica
Motorização: 1.6
Alimentação Injeção multi ponto
Potência 120 cv (etanol) e 110 cv (gasolina)
Cilindradas 1.598 cm3
Torque 16,8 Kgfm (etanol) e 15,8 Kgfm (gasolina)
Câmbio Automatizado sequencial de 5 marchas
Tração Dianteira
Direção Hidráulica
Suspensão dianteira tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Dois freios à disco com dois discos ventilados com ABS e EBD (Distribuição eletrônica de frenagem)

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.