Performance aliada ao baixo consumo de combustível, com equipamentos de série encontrados apenas em carros de luxo fazem do Novo Golf um dos mais desejados da marca
A sétima geração do Volkswagen Golf é assim: esportiva do começo ao fim. Toda linha tem design moderno e renovado, mas vamos destacar a versão GTi, que testamos para essa matéria. Propulsor possante e esportivo, novos sistemas de segurança e direção eletromecânica, muitos recursos tecnológicos e eficiência que privilegia o consumo de combustível.
O tal DNA da marca está estampado no desenho do Novo Golf, aliás, um gene que deixa todos os modelos muito parecidos, no caso da Volkswagen. Mesmo assim, o veículo é queridinho dos consumidores, principalmente, mais jovens, seja no Brasil ou na Europa. Já foi eleito “Car of the Year”, pela imprensa automotiva especializada da Europa, além do “World Car of the Year”, bem como outros prêmios, na Alemanha e exterior, como “Best Cars 2013”, “Auto Trophy 2012” e “Top Gear – All the car you’ll ever need”.
Mas o que agrada de verdade é a performance do O responsável pela eficiência é o projeto do avançado motor TSI, com 2.0 litros e movido a gasolina. A sigla TSI significa Turbocharge Stratified Injection, ou seja, a tecnologia de motor turbo alimentado com injeção direta. Seguindo a tendência do downsizing, o segredo dessa engenharia é a combinação do turbocompressor com a injeção direta de combustível.
São quatro cilindros com quatro válvulas em cada, e comando variável eletronicamente. Assim, o modelo entrega 220 cv de potência entre 4.500 e 6.200 rpm, já o toque máximo chega a 35,7kgfm na faixa entre 1.500 e 4.400 rotações.
Na prática, fica mais ou menos assim: você pisa do pedal do lado direito e o motor responde sem titubear. É o que o consumidor apaixonado por carros quer, é o que o dono do Golf mais almeja, e pode contar com certeza. A Volkswagen divulga a seguinte equação: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos, com velocidade máxima de 244 km/h. É um tufão na estrada, com retomadas incríveis e numa tranquilidade….
Vem equipado com a caixa de transmissão do tipo automática DSG (Dual-Clutch Gearbox, ou seja, caixa de marchas com embreagem dupla controlada eletronicamente. As duas embreagens do câmbio operam em banho de óleo. São seis marchas à frente e uma a ré. Essa configuração proporciona uma troca de marchas rápida, com bastante suavidade. Tem a função Tiptronic, que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante. O que faz do modelo ainda mais esportivo, com jeitão de carro de corrida.
Mais um destaque do Novo Golf GTI é a seleção do perfil de direção, com quatro funções (Normal, Eco, Esporte e Individual). Todas as versões também são equipadas de série com sistema Start-Stop, alerta de perda de pressão dos pneus, com modo de recuperação da energia na frenagem e muito mais.
Sopa de letrinhas
Controle Eletrônico de Estabilidade “ESC”, além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem “EBD” e controle de tração “ASR” são equipamentos de série em todas as versões do Novo Golf. O GTi conta com sistema de frenagem e assistência com destaque para o sistema “Multicollision Brake”, implementado exclusivamente pela Volksvagem como item de série em um carro dessa categoria, com a função “Pro Active”, ou sistema proativo de proteção aos ocupantes e bloqueio eletrônico do diferencial “EDS” e “XDS”.
O modelo também conta com o controle adaptativo de distância e velocidade (ACC), que mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a segurança).
Com funcionamento parecido, o “Front Assist” também trabalha com o sensor de radar integrado à frente do carro, que monitora a distância do tráfego à frente. Mesmo com o ACC desligado, ele ajuda o motorista, pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinal visual ou sonoro quando for necessária uma reação. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão. A nova função City Emergency Brake (frenagem urbana de emergência) faz parte do Front Assist.
Outra novidade que vem de carros mais luxuosos da Volkswagen, é o freio de estacionamento eletrônico, que libera o freio automaticamente quando o carro entra em movimento, tornando as partidas em ladeiras mais fáceis. O sistema tem ainda a função Auto Hold, que evita a movimentação não intencional do carro a partir da imobilidade.
Pensando na praticidade da hora de estacionar, o Golf GTi também é equipado com a última geração do assistente de estacionamento automático Park Assist 2.0, “Park Pilot”, que agora facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares.
Se continuar comentando sobre os equipamentos do Novo Golf, podemos ficar aqui o dia inteiro. O modelo conta ainda com novo sistema de ar-condicionado digital de duas zonas “Climatronic”, também pioneiro no segmento, e uma nova geração do sistema infotainment, que traz na tela touch screen todas as funções do veículo. Tudo isso, claro, não vem de graça, o Novo Golf que tem garantia de três anos, custa a partir de R$ 98.990,00.
MOTOR
Cilindrada 1.984 cm³
Potência 220cv a 4.500 – 6.200 rpm
Torque 35,7kgfm a 1.500 – 4.400 rpm
TRANSMISSÃO
Transmissão Automático de 6 velocidades
DIREÇÃO
Direção Elétrica
FREIOS
Dianteiros Disco ventilado
Traseiros Disco
RODAS E PNEUS
Rodas 7,5J x 17
Pneus 225/45 R17
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.