Para comemorar a data, VW relembra propagandas icônicas para os 40 anos do Gol. O modelo entra em sua quarta década colecionando por diversas vezes o título de carro mais vendido do Brasil, de 1987 a 2013, e a marca de 6,9 milhões de unidades emplacadas apenas no mercado nacional.
A Volkswagen resolveu comemorar de maneira criativa, relembrando as propagandas mais famosas do modelo, que segundo a marca é um “excelente garoto-propaganda”.
“Nestas quatro décadas de muitas conquistas e inúmeros recordes, várias foram as campanhas que marcaram o modelo e ainda fazem parte do imaginário das pessoas. Todas com um forte apelo sentimental ou bastante humor”, destaca Leandro Ramiro, gerente executivo de Marketing da Volkswagen do Brasil. “Definitivamente, o sucesso do Gol no mercado brasileiro reflete a popularidade de suas propagandas”, completa o executivo.
Com o slogan “O Carro dos Novos Tempos”, o Volks foi apresentado como um veículo vindo de outra galáxia em 1980 por conta de suas características únicas, modernas e disruptivas. Com visual de linhas retas e ângulos marcantes, classificado como de “perfeita anatomia em todos os detalhes”, o hatch se destacava também pelo conjunto mecânico eficiente – motor 1.3 e câmbio manual de 4 marchas -, responsável por um consumo de combustível de 15,8 km\l (gasolina).
Começando com a frase impactante “O filme a seguir é impróprio para pessoas que não podem sentir emoções fortes”, trazendo na sequência o ronco do motor e a imagem do conta-giros do painel de instrumento beliscando os 7.000 rpm, a Volkswagen anunciava a chegada do Gol GT, primeira versão esportiva do modelo.
O hot hatch abusava da exclusividade com motor 1.8, bancos Recaro, painel de instrumentos com conta-giros, rodas com desenho inédito, entre outros detalhes. De fato, o Gol GT está entre os carros nacionais mais cultuados de todos os tempos. Prova disso foi o fascínio que o Gol GT Concept despertou durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, fazendo da hashtag #VoltaGolGT uma das mais utilizadas durante o evento.
Outra propaganda inesquecível está diretamente relacionada a um talento que o Gol mostrou ter durante estes 40 anos: o de ser pioneiro. Em 1989, com o lançamento da configuração esportiva GTI, o hatch se tornava o primeiro veículo de fabricação nacional com injeção eletrônica de combustível. E com o slogan “O carro sem similar nacional”, a campanha mostrava, com um humor ímpar das campanhas da Volkswagen, o Gol GTI ultrapassando um carro de Fórmula 1.
VW relembra propagandas icônicas para os 40 anos do Gol
Em 1994, a Volkswagen lançou no mercado nacional a segunda geração do hatch, trazendo linhas arredondadas que romperam completamente com a marcante identidade visual da primeira geração. A campanha de apresentação, ao som de ‘Carinhoso’, música composta por Pixinguinha, mostrava um Gol passeando pelas ruas e as garagens abrindo suas portas, convidando-o a entrar: “Chegou o novo Gol, o carro que sua garagem estava esperando”.
Aliás, foi exatamente na geração do ‘Gol Bolinha’, como ficou conhecido, que a Volks lançou a primeira configuração do modelo com quatro portas. Um “Golaaaaaaaço!” da marca, como a propaganda, na época, exaltava com as pessoas comemorando nas ruas um verdadeiro Gol de placa! Ao final dela, a frase que define a sintonia que o Gol sempre teve com o consumidor brasileiro: “Saiu o Gol que o brasileiro tanto queria. O Gol quatro portas”.
Para os apaixonados por futebol, aliás, inúmeras foram as propagandas ligando o Gol ao esporte número 1 dos brasileiros – também, com um nome desses não poderia ser diferente. Para a série especial Atlanta, referente aos Jogos Olímpícos de 1996, a capanha trazia o então técnico da Seleção Brasileira de futebol Mário Jorge Lobo Zagallo pedindo, quase que suplicando, para o goleiro ex-Dida sair do Gol. Ele dentro do carro, por sua vez, aparece fazendo o sinal de não com as mãos.
A GERAÇÃO III DO CARRO MAIS QUERIDO DO BRASIL
O Gol chega a sua terceira geração em 1999 com o slogan: “Novo Gol. Muitos Gols em um carro só”. Nesta configuração, o tal ‘pioneirismo’ do hatch aflorou novamente. Em 2003, o modelo se tornava o primeiro carro com motor bicombustível do País, com a introdução da tecnologia Totalflex – dois anos depois, a tecnologia estar.
Nas propagandas, o Gol G3 manteve o elevado nível de criatividade com diversas campanhas emblemáticas. Entre elas a do rapaz que está lavando um Gol na rua, sua esposa aparece na sacada e pergunta: “Amor, por que você está lavando o carro do vizinho?”.
Outra marcante desta geração foi o anúncio da versão 1.0 16V quatro portas que, “diferente de outros carros por aí, não vem pelado”. A frase era dita por uma modelo totalmente nua, que aparecia cada vez com mais roupas a medida que anunciava todos os equipamentos de série do modelo.
Isso sem falar a dos labradores endiabrados que saem nas ruas ‘causando’ ao som da música ‘Who Let The Dogs Out?’. A campanha de 2004 comemorava o 18º ano consecutivo do Gol como carro mais vendido do País.
VW relembra propagandas icônicas para os 40 anos do Gol
VERDADES SOBRE O GOL E MUITO MAIS
A chegada da quarta geração do Gol manteve o sucesso de vendas e de suas propagandas. Ao som de ‘Minha Vida’, o G4 estreia com uma campanha mostrando o Gol presente na vida de um rapaz, desde sua saída da maternidade em um Gol de primeira geração, passando pelo período das Diretas Já, das conquistas da Copa do Mundo, entre outros momentos marcantes também na história do País. O slogan dessa campanha era: “Gol Geração IV. O Gol da sua vida”.
No entanto, como manda a tradição, a irreverência também marcou presença em outras campanhas, como na “Verdades Sobre o Gol (Gol, use sem dó)”, que sempre trazia algo extremamente inusitado sobre o carro. Na verdade, nº 72, por exemplo, descobrimos que o “Gol não passa na lombada. Ela foge antes!” Já a verdade nº 74 mostra que, na hora de trocar o pneu, não “é o macaco que levanta o Gol. É o Gol que empurra a Terra para baixo.”
GONNA FLY NOW, MUITOS CRAQUES, EMOÇÃO E IRREVERÊNCIA
“Bonito como nunca. Gol como sempre”. Este slogan marcou a chegada do Volkswagen Gol G5, em 2008, juntamente com uma série de propagandas irreverentes envolvendo a top model Gisele Bündchen e o ator norte-americano Sylvester Stallone, famoso por interpretar o personagem Rocky Balboa no cinema. A principal delas mostra Gisele exaltando a beleza do design da nova geração do modelo, enquanto Stallone explora toda a robustez e valentia do hatch em uma perseguição ‘Hollywoodiana’.
Em 2010, o atacante das ‘pedaladas’, Robinho, se torna garoto propaganda da Volks lembrando que o Gol mais importante da vida dele não foi nenhum dos que fez nos gramados, mas um Gol da primeira geração que o pai dele tinha e que usava para leva-lo ao estádio.
Outro artilheiro que apareceu nas propagandas do Gol foi o atacante Túlio Maravilha. O irreverente e folclórico matador, responsável por um gol épico contra a Argentina com a ajuda do braço (La Mano de Túlio), recebe a ajuda da Volkswagen para chegar à marca de 1000 gols feitos.
E um dos maiores jogadores do Brasil da atualidade também não ficou de fora. Neymar protagonizou uma série de propagandas do Gol. Algumas com uma pegada mais emotiva, falando da importância do Gol para os brasileiros, e outras extremamente irreverentes, como a das versões Rallye e Track, em que leva os amigos onde até seu cabeleireiro, que é um índio em uma tribo distante.
A versão Track, aliás, foi personagem principal de uma propaganda muito legal do Gol. De bike, o marido percorre a cidade inteira atrás da esposa que, ao volante do Volks, não percebe que deixou a bolsa no teto do carro. E ela também não se liga nas tentativas de alerta do marido, pois está curtindo todas as conectividades que o Gol atualmente proporciona, como por exemplo central multimídia com espelhamento do smartphone, permitindo ter acesso a diversos aplicativos. Quando se encontram, ele constata que a bolsa está vazia e a esposa rebate: “Gostei de ver. Vai perder a barriga rapidinho”.
No entanto, quem acompanha a história do Gol pelas propagandas vai se lembrar, com certeza, de uma das mais emocionantes destes 40 anos de vida. Com o título ‘Irmãos’, ela mostra o filho buscando seu pai para uma festa, onde estará o irmão que não vê há 10 anos. Ao volante, e sem o pai perceber, o rapaz utiliza o comando de voz do APP-Conect do Volkswagen para telefonar para o “Tio Alberto” e então coloca os dois em contato. Chegando ao local, os dois irmãos se abraçam. O slogan é “Novo Gol. Forte como todo Gol. Conectado como nenhum outro”.
Nestes 40 anos, o Gol teve muitas outras propaganda emblemáticas, assim como feitos e conquistas insuperáveis até hoje. Definitivamente, o modelo que estreou em 1980 com a dura missão de substituir o Fusca no coração dos brasileiros, tornou-se um dos carros mais importantes da história da indústria automobilística nacional. Em termos de números, sem dúvida, o mais importante.
Parabéns, Gol!