Modelo ainda leva o propulsor antigo, mas conta com os itens tecnológicos na parte de suspensão, como o controle de estabilidade e controle de giro dependendo do solo
Em 2013, quando a Fiat inovou trazendo a Strada cabine dupla – que já é velhinha – com três portas, o mercado de picapes leves começou a se mexer, principalmente, na casa da Volkswagen, que conta com a desejada e robusta Saveiro. Demorou, mas o modelo em versão cabine dupla chegou, com apenas duas portas, mas muito espaço interno para cinco passageiros. Aliás, esse já é um diferencial: a porta é a mesma do Gol.
Além disso, oferece três configurações de acabamento e duas opções de motores, sendo a de entrada, Trendline, e a opção topo de linha, a Saveiro Cross, equipada com o novo motor MSI 1,6 litros. Nesse teste, rodamos com versão Highline.
Seu propulsor, o EA 211, já existe há tempos e equipa a maioria dos carros da gama Volkswagen, pelo menos por enquanto. Oferece potência máxima de 104 cv com etanol, e 101 cv com uso exclusivo da gasolina, ambos a 5.250 rpm. O torque máximo chega a 15,6 kgfm e 15,4 kgfm, respectivamente, com etanol e gasolina, sempre a 2.500 rotações.
É um conjunto robusto que permite performance, sem muita economia, mas anda e responde bem ao toque do pedal da direita. O sistema de injeção eletrônica é do tipo multiponto sequencial, o acelerador eletrônico e o câmbio é o manual de cinco marchas MQ200-5F, que oferecem ainda mais desenvoltura ao dirigir.
O conjunto de suspensões da Saveiro confere à picape da Volkswagen a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro. Isso porque a suspensão dianteira independente, tipo McPherson, é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio. Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem excelente estabilidade e conforto em qualquer condição de uso.
Com relação aos itens de segurança, a Saveiro traz airbags frontais e alguns recursos inéditos no segmento, como freios a disco nas quatro rodas com as funções ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência).
Outro recurso de série desde a versão de entrada da Cabine Dupla é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada. Já o ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras.
Considerada a picape com mais tecnologia embarcada em seu segmento, a Saveiro Cabine Dupla versão Highline tem visual e conteúdo diferenciados, como o Park Pilot (sensores de estacionamento traseiros) com OPS (Optical Parking System) – este exclusividade na categoria.
Com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores também de série, a Saveiro Highline Cabine Dupla oferece a função “tilt down”, presente em modelos como o Novo Golf, por exemplo. Esse recurso regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada, com o objetivo de auxiliar em manobras de estacionamento.
Além disso, a nova versão Highline da Saveiro Cabine Dupla recebe mais itens de conforto e de aparência, como ar-condicionado, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, para-brisa degradê, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas (pneus 205/60 R15) com calotas exclusivas.
Em relação a manutenção, uma ótima notícia é que para quem comprar a picape a partir de janeiro desse ano, a garantia total passa a ser de 36 meses. Os planos de manutenção e os prazos de revisão são a cada 10.000 quilômetros, ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Ficha técnica
Motor EA 211
Cilindrada 1.598 cm³
Potência 104 cv (etanol) e 101cv (gasolina) a 5.250 rpm
Torque 15,6kgfm (etanol) e 15,4kgfm (gasolina) a 2.500 rpm
Transmissão Manual de 5 velocidades
Direção Hidráulica
Freios
Dianteiros Disco ventilado
Traseiros Disco
Rodas e pneus
Rodas 6Jx14 – 6Jx15
Pneus 175/70 R14 – 205/60 R15
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.