VW Saveiro Highline cabine dupla: motor 1.6 de 104 cv e conforto interno

Modelo ainda leva o propulsor antigo, mas conta com os itens tecnológicos na parte de suspensão, como o controle de estabilidade e controle de giro dependendo do solo

Em 2013, quando a Fiat inovou trazendo a Strada cabine dupla – que já é velhinha – com três portas, o mercado de picapes leves começou a se mexer, principalmente, na casa da Volkswagen, que conta com a desejada e robusta Saveiro. Demorou, mas o modelo em versão cabine dupla chegou, com apenas duas portas, mas muito espaço interno para cinco passageiros. Aliás, esse já é um diferencial: a porta é a mesma do Gol.

 oficinanews_saveiro-highline-lateral

Além disso, oferece três configurações de acabamento e duas opções de motores, sendo a de entrada, Trendline, e a opção topo de linha, a Saveiro Cross, equipada com o novo motor MSI 1,6 litros. Nesse teste, rodamos com versão Highline.

Seu propulsor, o EA 211, já existe há tempos e equipa a maioria dos carros da gama Volkswagen, pelo menos por enquanto. Oferece potência máxima de 104 cv com etanol, e 101 cv com uso exclusivo da gasolina, ambos a 5.250 rpm. O torque máximo chega a 15,6 kgfm e 15,4 kgfm, respectivamente, com etanol e gasolina, sempre a 2.500 rotações.

oficinanews_saveiro-highline-motor-4

É um conjunto robusto que permite performance, sem muita economia, mas anda e responde bem ao toque do pedal da direita. O sistema de injeção eletrônica é do tipo multiponto sequencial, o acelerador eletrônico e o câmbio é o manual de cinco marchas MQ200-5F, que oferecem ainda mais desenvoltura ao dirigir.

oficinanews_saveiro-highline-motor-3

 

O conjunto de suspensões da Saveiro confere à picape da Volkswagen a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro. Isso porque a suspensão dianteira independente, tipo McPherson, é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio. Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem excelente estabilidade e conforto em qualquer condição de uso.

oficinanews_saveiro-highline-tras oficinanews_saveiro-highline_diagonal

Com relação aos itens de segurança, a Saveiro traz airbags frontais e alguns recursos inéditos no segmento, como freios a disco nas quatro rodas com as funções ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência).

oficinanews_saveiro-highline1

Outro recurso de série desde a versão de entrada da Cabine Dupla é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada. Já o ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras.

Considerada a picape com mais tecnologia embarcada em seu segmento, a Saveiro Cabine Dupla versão Highline tem visual e conteúdo diferenciados, como o Park Pilot (sensores de estacionamento traseiros) com OPS (Optical Parking System) – este exclusividade na categoria.

oficinanews_saveiro-highline-tras2

Com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores também de série, a Saveiro Highline Cabine Dupla oferece a função “tilt down”, presente em modelos como o Novo Golf, por exemplo. Esse recurso regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada, com o objetivo de auxiliar em manobras de estacionamento.

oficinanews_saveiro-highline_dinamica

Além disso, a nova versão Highline da Saveiro Cabine Dupla recebe mais itens de conforto e de aparência, como ar-condicionado, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, para-brisa degradê, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas (pneus 205/60 R15) com calotas exclusivas.

oficinanews_saveiro-highline-inteior

Em relação a manutenção, uma ótima notícia é que para quem comprar a picape a partir de janeiro desse ano, a garantia total passa a ser de 36 meses. Os planos de manutenção e os prazos de revisão são a cada 10.000 quilômetros, ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.

 

Ficha técnica

Motor                  EA 211

Cilindrada           1.598 cm³

Potência              104 cv (etanol) e 101cv (gasolina) a 5.250 rpm

Torque                 15,6kgfm (etanol) e 15,4kgfm (gasolina) a 2.500 rpm

Transmissão      Manual de 5 velocidades

Direção                Hidráulica

 

Freios

Dianteiros           Disco ventilado

Traseiros             Disco

 

Rodas e pneus

Rodas   6Jx14 – 6Jx15

Pneus   175/70 R14 – 205/60 R15

Read Previous

Salão do otimismo

Read Next

Junho, 24, renascimento da Alfa Romeo