Modelo tem motor 1.6 bastante forte e econômico, aliado ao tradicional câmbio de cinco marchas da marca, um conjunto de baixo custo de manutenção
Texto: Carolina Vilanova
Fotos: Edinho Paiva
Velha de guerra, a picape Volkswagen Saveiro tem o que muitos outros veículos gostariam de ter: o coração da marca alemã. Desde 1982 a picape derivada do Gol, e ainda oferecida com motor refrigerado a ar, roda pelas ruas, sempre com sua mecânica robusta e mais do que conhecida nas oficinas.
Hoje, a Saveiro é muito mais. Passou as gerações seguindo sua família famosa. Tem estilo, desempenho e versatilidade de carro muito utilizado para o transporte e também para o lazer. Na linha 2018 acaba de ganhar uma versão que é ainda mais cheia de charme: a Pepper.
O que muda no modelo é basicamente o visual, com detalhes mais esportivos, incrementado com espelhos retrovisores em cores diferentes da carroceria, para-choque dianteiro e colunas centrais externas com apliques em preto.
A dianteira também ganhou os atributos da linha Pepper, que já tinha o Fox como precursor e cresceu com a chegada da Saveiro e do pequeno up!. A grade agora é em preto brilhante com um filete vermelho e as rodas diamantadas em preto, além de ter adotado as molduras pretas nas caixas de roda.
Ainda falando do desenho externo, o nome “Pepper” aparece nos adesivos dos para-lamas dianteiros e na tampa da caçamba. Um visual bastante moderno e diferenciado em relação aos modelos tradicionais, afinal, essa versão foi montada com base na Highline e é considerada uma topo de linha, ao lado da Cross.
Dirigibilidade, a picape tem de sobra. A começar pelo desempenho, com o robusto motor 1.6l TotalFlex MSI, capaz de gerar 104 cv de potência, casado com o câmbio MQ200 de cinco velocidades. Um conjunto que dá prazer ao dirigir, com trocas de marchas bem macias, com boas acelerações nas retomadas e saídas, e a economia que já é reconhecida desse motor.
O modelo que testamos era uma cabine dupla, mas a Pepper também pode ser adquirida com cabine estendida, que ganha na caçamba, que passa de 623 kg de carga útil para 668 kg. A suspensão é macia mesmo carregada, e quando está vazia fica mais estabilizada.
Como não poderia deixar de ser, a nova Saveiro abusa da conectividade e de tecnologias que ajudam na segurança e conforto. Por dentro, o volante multifuncional ganha acabamento em couro com costuras vermelhas, assim como os revestimentos da coifa de câmbio e do freio de mão. A soleira de alumínio nas portas e os bancos de couro sintético têm a inscrição “Pepper” em evidência.
Nosso modelo tinha o teto pintado em preto ninja, mas esse recurso é opcional, assim como os sistemas de infotainment “Composition Touch” e “Discover Media”, com sistema de navegação. Mais um detalhe importante: a câmera traseira de ré, que auxilia demais na hora de fazer manobras de estacionamento.
Os preços da picape, sugeridos pela VW são de R$ 67.810,00 para os modelos Pepper Cabine Estendida e de R$ 71.090,00 para a cabine dupla.
Ficha técnica | |
Motor | 1.6 TotalFlex MSI |
Número de cilindros | 4 |
Número de válvulas | 8 |
Combustível | Gasolina/etanol |
Taxa compressão | 12,1: 1 |
Potência | 104 cv (etanol) / 101 cv (gasolina) a |
Torque | 15,6 kgfm (etanol) / 15,4 kgfm (gasolina) a |
Câmbio | Manual de 5 marchas |
Tração | Dianteira |
Suspensão Dianteira | Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal. |
Suspensão Traseira | Suspensão tipo braços triangulares, roda tipo independente e molas helicoidal. |
Freios | Quatro freios à disco com dois discos ventilados. |
Direção | Hidráulica |
Dimensões | |
Comprimento | 4474 mm |
Largura (espelho a espelho) | 1713 mm |
Altura | 1.562 mm |
Entre-eixos | 2752 mm |
Tanque | 55.0 l |
Porta-malas | 580 l |
Capacidade de carga útil | 623 kg |
Peso | 1117 kg |
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.