VW Saveiro: robusta e tecnológica ao mesmo tempo

Quando o assunto é durabilidade e mecânica fácil, modelo tem tradição, e na versão 2017 vem mais robusta, bonita e conectada

Texto: Carolina Vilanova

Fotos: Bruna Liberona

Velha de guerra, mas sempre renovada e atual. A picape da Volkswagen é dura na queda e está sempre pronta pro trabalho. Na gama 2017, a Saveiro ganhou até cara de malvada, com renovações no visual e em conectividade.

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Quem usa a picape para o transporte sabe o quanto é importante a robustez, característica presente na versão de acabamento Robusto, testada e aprovada, temos a versão de entrada, a Robust, com cabine simples. Por outro lado, quem quer um veículo avançado e pronto para aventura, a linha Cross está à disposição, cheia de recursos de conforto e segurança, além da cabine dupla, ou seja, cinco lugares.

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O design se distanciou um pouco da linha Gol, do qual é derivado, ficou mais personalizado, com a frente toda nova, capô mais elevado e faróis novos. Também a grade está maior e o logotipo alocado fora do capô. Na traseira, outras mudanças, com lanternas tridimensionais e nova identidade de visual noturna.

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E por dentro, desde as versões mais simples, o acabamento foi desenvolvido com materiais de qualidade, trazendo ergonomia e conforto. O painel foi redesenhado, com linhas mais horizontais e traz o novo sistema de infotainment App-Connect, com rádio, Bluetooth entre outros. Fácil de usar e muito funcional. A picape oferece o volante multifuncional apenas nas versões mais luxuosas.

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Mas é no conjunto mecânico que a Saveiro se destaca, com duas opções de motorização: o velho conhecido EA 111 1.6 Total Flex, que equipa as versões Robust, Trendline e Highline; e o novíssimo propulsor EA 211 1.6 MSI, adotado nos modelos Cross.

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O primeiro combina robustez e eficiência com potência máxima que chega 104 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm a 2.500 rpm com uso de etanol. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 101 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm a 2.500 rotações.

Já o 1.6l MSI, da família EA211, atinge os 120 cv a 5.750 rpm e torque de 16,8 kgfm a 4000 rpm, quando abastecido com etanol. Entre os destaques do motor, está o sistema de partida a frio que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.

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Em sua construção, o MSI conta com quatro cilindros e 16 válvulas, bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote possui comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida.

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Segundo a engenharia da marca, o motor traz ainda um duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote, com duas válvulas termostáticas.

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Para completar o trem de força, o câmbio manual de cinco marchas MQ200-5F, reconhecido por sua precisão de funcionamento.

A suspensão recebeu ajustes, ficou mais elevada e melhor para uso de transporte de cargas e também no off-Road. Além disso recursos de segurança, como ESC (controle eletrônico de estabilidade) e freios ABS para facilitar a rodagem.

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A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, é formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio. Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”, que conferem excelente estabilidade e conforto em qualquer condição de uso. Na versão Cross, a suspensão traseira ainda conta com barra estabilizadora.

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Completa de série, a Saveiro Cross Cabine Dupla é equipada com um sistema bastante eficaz de frenagem, com freios a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Nessa versão, os freios ABS incorporam função off-road, que reforça frenagem em estradas não pavimentadas.

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Conta ainda com uma série de recursos de segurança, como o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC), função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem), o controle de tração ASR (Antriebsschlupfregelung), o bloqueio de diferencial EDS (Elektronische Differenzialsperre), o controle de assitencia em rampa HHC (Hill Hold Control), e o de descida em rampa HDC (Hill Descent Control).

As outras versões da Saveiro são versões Trendline (simples, estendida ou dupla), Highline (dupla) e a topo de linha Cross (estendida ou dupla).

Único ponto negativo: o local de instalação do estepe, que fica embaixo da parte traseira do veículo, com fácil acesso e pouca segurança, tanto que nos dois modelos testados foram roubados.

 

 

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