No dia 12 de julho foi realizado o I Workshop Sindirepa, na FIESP, que reuniu especialistas em internet, fabricantes e reparadores, para uma discussão sobre os benefícios dos meios digitais na reparação.
O evento, organizado pela Insight Trade, o workshop contou com o apoio do Canal da Peça, Cesvi, KSPG, MTE-Thomson, Nakata, Orion e Peça Chevrolet, e teve a participação de vários representantes falando sobre as facilidades que o setor adquiriu depois que colocou a internet dentro da rotina das oficinas.
Alexandre de Freitas, que atua há mais de 20 anos no mercado digital, passando por empresas como IMS Internet Media Services, Catho, Discovery Communications e UOL, apontou diversas vantagens dessa prática, como a economia de tempo, melhoria nos contatos com novos clientes, mais acesso às informações diárias e gratuitas, além de facilidade a manusear dados de catálogos de autopeças online, publicados pelos fabricantes. Há ainda possibilidade de ver vídeos e tirar dúvidas técnicas.
“É preciso criar e desenvolver a presença do negócio de vocês no ambiente digital para aproveitar o que este instrumento pode trazer, como gerar maior volume de vendas, ser mais eficiente e ainda sobrar mais tempo para nos dedicarmos a outras coisas”, afirmou Freitas, ressaltando que os resultados não aparecem de dia para a noite.
O palestrante deu várias dicas aos empresários sobre o que devem fazer no meio digital:
– Adotar as melhores práticas que a experiência mostra diariamente;
– Ter planejamento de médio e longo prazos;
– Buscar ajuda profissional para usar as ferramentas mais adequadas ao negócio e à complexidade exigida.
Depois da sua apresentação, foi promovido um painel de debates com a presença de Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Nacional; Sabrina Carbone, gerente de marketing da Nakata; Vinicius Dias, um dos fundadores do Shopping online Canal da Peça; Marcelo Santiago, gerente de e-commerce da GM; Alfredo Bastos Jr, gerente de marketing da MTE-Thomson e o moderador Marcelo Gabriel, diretor da Cinau.
Os participantes falaram sobre os desafios para alcançar o público-alvo no meio digital, sejam consumidores, reparadores, varejistas ou distribuidores de autopeças. Fiola, presidente da entidade, ressaltou que usa a internet em 100% do tempo, seja quando abre o dia com o registro do funcionário, abre e-mails, vistorias, faz orçamentos, tira dúvidas de diagnósticos e usa até mídias sociais para divulgar promoções e a resposta é bem positiva.
Confira os depoimentos dos participantes do painel:
Sabrina Carbone – gerente de marketing da Nakata
Sabrina destacou que o marketing possui um sistema de planejamento e diferentes formas para atingir cada público. “É fundamental traçar o público da oficina e segmenta-lo para se comunicar com cada um”, disse a gerente, dirigindo-se aos reparadores. Ela explicou que a Nakata está em diversas mídias, inclusive o rádio para falar com o consumidor final e os profissionais do setor. “Vocês precisam atingir o público de uma maneira mais direta, por isso pensem no meio digital porque é mais rápido e com menor investimento”, conclui.
Alfredo Bastos Jr – gerente de marketing da MTE-Thomson
Bastos disse que o sistema digital da MTE-Thomson foi desenvolvido e, em seguida, começaram as medições. Há 3 mil visualizações por dia e 10 mil alunos, entre eles, estudantes, mecânicos e consumidores, num curso online.
Marcelo Santiago – gerente de e-commerce da GM
Santiago, da GM, falou sobre a necessidade de mudança cultural, pois o digital está presente no dia a dia, mas ainda há dificuldade de como ela pode auxiliar no negócio. Quando questionado sobre como lidar com os clientes que não gostam da web, Santiago disse que é preciso mostrar valor, benefícios da internet e os recursos que outros canais não possuem.
Vinicius Dias – um dos fundadores do Shopping online Canal da Peça
Dias, do Canal da Peça, destacou que a internet é um meio para procurar peças, preços, informações técnicas, entre outras. “A web é aberta e democrática e o Canal da Peça é um portal aberto e os internautas podem tirar o máximo de informações. Unimos informação técnica, preço, entrega e o acesso a quem busca isto”, finalizou.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.