Em parceira com o SENAI, a Yamaha promove treinamento de mecânica para as motocicletas da marca. O curso é focado para instrutores, que estarão aptos a treinarem mecânicos e consultores técnicos da rede de concessionárias Yamaha. Ao todo são 19 instrutores selecionados, sendo 16 do SENAI e três do Cefet-RJ.
O curso foi ministrado no Centro de Treinamento da companhia, localizado em Diadema (SP) e a primeira fase realizada entre 24/6 e 28/6, foi focada nas motocicletas Yamaha e tem como objetivo capacitar profissionais que formarão novos mecânicos e consultores técnicos da rede de concessionárias da organização no Brasil.
Nesta edição, o treinamento irá capacitar 19 instrutores selecionados, sendo 16 do SENAI e três do Cefet-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro). “Os alunos foram escolhidos por atuarem em unidades de interesse para expansão da parceria entre a Yamaha e o SENAI. Essa cooperação disponibiliza capacitação para formar mecânicos das nossas concessionárias”, explica Cintia Rosanova Faccin, Gerente da Universidade Yamaha.
Leia a Revista Oficina News completa
O curso de mecânica orienta o método desenvolvido pela matriz da Yamaha, localizada no Japão, com ferramentas exclusivas da empresa, como, por exemplo, a de diagnóstico eletrônico YDT-3, item capaz de identificar danos nos sistemas de injeção e ABS da moto. Os aprovados desta etapa receberam certificações YTA (Yamaha Technical Academy) Bronze (baixa cilindrada) e Prata (média e alta cilindrada). Posteriormente, eles participarão do treinamento Consultores Técnicos Prata.
Por meio da certificação Bronze, os profissionais estarão aptos a realizar serviços triviais de uma concessionária, como a manutenção preventiva e preditiva da motocicleta. Essas ações estão relacionadas a revisões, ajustes, reparos e diagnósticos de baixa e média complexidade. Já com a certificação Prata, os alunos serão capazes de realizarem serviços de média e alta complexidade, em sistemas que normalmente equipam as motocicletas de média e alta cilindrada.
De acordo com a gerente, a primeira fase do treinamento esteve dividida em duas etapas. “Na primeira, os instrutores do SENAI já capacitados no curso Bronze ensinaram o que aprenderam aos demais, sob supervisão de especialistas da Yamaha. Na segunda, todos foram treinados no nível Prata por nossos representantes”.
Na avaliação de Faccin, as aulas são essenciais para a qualidade dos serviços oferecidos pelas concessionárias do grupo ao redor do Brasil. “O curso aumenta a disponibilidade de profissionais e locais aptos a capacitarem, de forma mais ágil, novos mecânicos e consultores da marca, além de garantir que as revendedoras ofereçam um atendimento de qualidade mundial”.
Esta é a terceira edição do curso para instrutores promovido pela Yamaha e pelo SENAI. “Nos treinamentos anteriores, os profissionais foram capacitados para ministrar apenas a certificação YTA Bronze. Neste ano, a certificação YTA Prata é um diferencial, pois elevará o nível técnico dos professores”, afirma a executiva.