ZEN reduz consumo de energia com processos de informática ecológicos

A ZEN garante a redução de metade do consumo de energia com uso do projeto TI Verde, implantado em agosto do ano passado e que tem como base a conscientização dos colaboradores da empresa para o combate ao desperdício de energia e papel.

Segundo a empresa, após a implantação do projeto de modernização do datacenter, o consumo geral de energia deste ambiente caiu em torno de 20%. Ações como a automatização do ar condicionado, melhorando o sistema de resfriamento, ajudaram nesta redução. “Antes da melhoria ficavam 2 motores de ar condicionado ligados 24h, agora intercalam o funcionamento, consumindo 50% a menos de energia”, explica Adriano Custodio, participante do TI Verde. Outras atitudes ambientalmente responsáveis complementam o projeto, como a doação de seis computadores reciclados para entidades assistenciais.

“A empresa estava consumindo muita energia com computadores ligados fora de horário de expediente e muito papel com impressões desnecessárias”, explica a integrante do projeto, Heloisa Pinotti Gevaerd.  De acordo com ela, ações já vinham sendo tomadas a algum tempo, porém em agosto de 2015 com o início do projeto TI VERDE, a campanha reforçou a ideia de descarte correto do material de informática e do consumo consciente dos recursos.

Inicialmente, foram realizadas melhorias no sistema de resfriamento do datacenter, virtualização dos servidores e regras para economia de energia nas estações de trabalho. Após as etapas iniciais, a ZEN promoveu uma campanha interna com os colaboradores, informando sobre um software de monitoramento de impressões que coleta dados por usuário e departamento, além de gerar um relatório ambiental do impacto no consumo de árvores, energia e emissão de CO2.

Dessa maneira, a ZEN concorre ao 23º Prêmio Expressão de Ecologia, realizado anualmente pela Editora Expressão desde 1993 e que visa divulgar esforços de empresas e instituições no sentido de diminuir os impactos da poluição no meio ambiente. Os vencedores serão conhecidos neste primeiro trimestre.

Editado por Carol Vilanova

oficinanews.com.br/carol-vilanova

Read Previous

Liga desportiva chega com proposta alternativa

Read Next

Uma boa isca