A empresa de tecnologia de driveline e chassi ZF Aftermarket apresenta portfólio na Automechanika 2018, que será realizada em Frankfurt. Segundo a ZF, a empresa demonstrará como está preparada para transformar o segmento tradicional de reparo como provedora de serviços de mobilidade inteligente. No estande A91 no Hall 3, a ZF Aftermarket não irá apresentar apenas lançamentos como “Electric Blue”, a nova geração de pastilhas de freio para veículos elétricos, mas também compartilhar conhecimento e novos conceitos em direção e serviços digitais em workshops.
Dezoito meses após a integração com a TRW Aftermarket, a ZF Aftermaket tem revelado que está trabalhando para mudar a mobilidade no segmento de reposição e transformar desafios como digitalização e mobilidade elétrica em oportunidades de negócios para seus clientes. Dr. Ulrich Walz, diretor de Produtos e Mercado na ZF Aftermarket, explica: “Como uma divisão da ZF, estamos envolvidos com o desenvolvimento das tecnologias automotivas. Quer se trate de veículos autônomos, de veículos elétricos ou da multimodalidade no transporte – as soluções da ZF guiam a nova mobilidade. O slogan “See. Think. Act.”, também determina nossas ações no mercado de aftermarket. Podemos ver em qual direção o mercado está se movendo e conceitualizar e implementar de forma pró-ativa novas soluções que aperfeiçoam nossos produtos e serviços.”
Em Frankfurt, a ZF irá lançar uma nova geração em pastilhas de freio TRW para veículos elétricos sob o nome “Electric Blue”. Esta inovação reduzirá o som de frenagem no interior do veículo; o que em automóveis elétricos pode ser ouvido mais facilmente devido à ausência de ruído do motor. Eles serão fornecidos como padrão juntamente com acessório de supressão de ruído. Além de melhorar a qualidade do som emitido, a combinação sob medida do material da nova pastilha de freio e calços azuis emitirão menos de 45% de partículas durante o período de frenagem.
As pastilhas de freio estarão disponíveis em Setembro de 2018 para os 15 modelos de veículos elétricos mais conhecidos na Europa, e até o final do ano para 97 % dos veículos de passeio Europeus. “Particularmente em ambientes urbanos, diz Markus Wittig, Head da unidade de negócios IAM da ZF Aftermarket, teremos um aumento no número de veículos elétricos e sistemas de transporte que são automatizados ou até mesmo dotados de tecnologias para condução autônoma. O e.GO Mover, por exemplo é o primeiro veículo com sistemas ZF que permite um conceito de mobilidade autônoma para as cidades, e está pronto para produção em grande escala”.
Como parte da joint venture e.GO Moove GmbH, a ZF desenvolve, produz e distribui o “motor” elétrico e autônomo em cooperação com a e.GO Mobile AG, com sede em Aachen, Alemanha. O protótipo do e.GO Mover será mais um destaque da ZF Aftermarket no estande da Automechanika 2018.
Na Automechanika 2018, visitantes poderão conhecer membros da ZF [pro]Tech e como o conceito acrescentou valor e competitividade aos negócios dos parceiros na Áustria, Espanha, Suíça e Grã Bretanha. A introdução do conceito da oficina em outros países é planejada para 2019, incluindo o Brasil.
Novos conceitos que em breve estarão presentes nas oficinas despertam uma grande consciência sobre os desafios futuros. Com veículos que se comunicam, a ZF Aftermarket trabalha para garantir que as oficinas independentes possam entendê-los. “Pode parecer estranho no começo, mas quando você olha mais de perto, trata-se de uma chave elementar para o futuro. Com a Openmatics, desenvolvemos esta chave”, explica Helmut Ernst, chefe da divisão de Mercado de Reposição.
A solução de conectividade da ZF é baseada em uma plataforma de conectividade aberta e, portanto, funciona independentemente dos fabricantes de veículos. Um componente “OBD” coleta e transfere os dados. Com ele, são lidos 74 sinais específicos diretamente da interface do veículo, entre eles nível de combustível, resposta de frenagem e mensagens de erro. “O Openmatics permite aos clientes frotistas uma variedade de produtos e serviços”, diz Ernst, que recomenda aos visitantes da feira experimentarem esses produtos e serviços de forma interativa no estande.
No estande da ZF os visitantes da feira poderão encontrar entretenimento como a competição “Mechanic Games”. Os jogos podem ser encontrados no outdoor “AGORA” localizado em frente do Hall 2, 3 e 4. Outra grande atração será o e.GO-karts.