Das Sensor-Set des ZF coPILOT besteht aus einem Frontradar, vier Eck-Radaren und insgesamt acht Kameras. Herzstück des Systems ist die ZF ProAI Gen2. // The sensor set of the ZF coPILOT consists of a front radar, four corner radars, and a total of eight cameras. The heart of the system is the ZF ProAI Gen2.
A empresa global de tecnologia ZF Friedrichshafen AG anuncia o lançamento do ZF coPILOT, um sistema de assistência de direção avançado e inteligente (ADAS) que, segundo a empresa, aumenta a segurança e o conforto de condução. A companhia explica que, utilizando o poder de inteligência artificial (IA) e equipado com um conjunto completo de sensores, os veículos são capazes de realizar várias funções de direção automatizadas, principalmente em estradas. Além disso, o ZF coPILOT pode ser acionado por comandos de voz e foi projetado para reconhecer condições de tráfego, detectar o manejo do veículo e monitorar o motorista, ajudando a prever situações perigosas por meio de controle de intervenção ativo. O ZF coPILOT é comandado pelo computador central ZF ProAI e pela plataforma NVIDIA DRIVE. O sistema foi projetado para produção em alta escala e estará disponível a partir de 2021.
Apenas três meses depois que a ZF e a NVIDIA anunciaram o ZF ProAI como primeiro sistema a rodar o software DRIVE da NVIDIA, o sistema ZF coPILOT estreia no Salão do Automóvel de Xangai, China. Juntas, as empresas de tecnologia apresentam o atrativo sistema “Level 2+” que aumenta a segurança e o conforto de condução em carros de passeio.
“O ZF coPILOT é equipado com inteligência artificial, conjunto de sensores 360º, computador central ZF ProAI e plataforma DRIVE da NVIDIA, oferecendo funções de condução e segurança que excedem o desempenho de um sistema regular Level 2 de condução semiautomatizada. Isso permite elevar a qualidade deste nível de condução”, afirma Torsten Gollewski, Head de Soluções de Mobilidade Autônomas da ZF.
O veículo de demonstração do ZF coPILOT, que está sendo apresentado pela primeira vez na feira Auto Shanghai, demonstra claramente o escopo funcional, que traz conforto relativo e benefícios de segurança para os motoristas. O veículo é capaz de realizar manobras de direção específicas de forma autônoma, como, por exemplo, entrar e sair de estradas sob condições adequadas. Para oferecer direção mais tranquila em estradas, o ZF coPILOT combina recursos de piloto automático avançado com assistência de direção ativa e assistência de manutenção da faixa. Além disso, o ZF coPILOT é capaz de mudar de faixa, ultrapassar e entrar em estradas proativamente. O sistema ainda analisa continuamente os arredores do veículo, reconhecendo pedestres, tráfego em sentido contrário e cruzamentos.
O ZF coPILOT também é equipado com sensores e funções que monitoram o motorista e podem acionar alertas em caso de situações potencialmente perigosas. Por exemplo, se o motorista se distrair, perder o foco do trânsito na estrada ou apresentar sinais de sonolência. Além do guia de rota inteligente “MyRoute” – função de mapa que reconhece rotas repetidas – o ZF coPILOT também conta com reconhecimento de voz para que o motorista possa habilitar, operar e desativar funções de assistência de direção convenientemente por meio de comandos de voz, caso queira dirigir manualmente.
O conjunto de sensores da ZF instalado no veículo de demonstração é composto por um radar dianteiro, quatro radares nos cantos e oito câmeras no total. Há duas câmeras direcionadas para frente, uma para trás, duas integradas em cada espelho retrovisor e uma que monitora o motorista.
Para avaliar a enorme quantidade de dados coletados em tempo real pelo conjunto abrangente de sensores, é necessário contar com processamento de alto desempenho. Esta é a tarefa do computador central ZF ProAI Gen2, responsável pelo controle do ZF coPILOT: Com computação eficiente de alto desempenho do processador NVIDIA DRIVE Xavier em seu núcleo, o ZF ProAI é capaz de integrar e comandar completamente os algoritmos especializados para todas as funções de assistência de direção. O sistema é flexível e escalável, e pode ser atualizado facilmente. Se desejarem, os fabricantes automotivos podem adicionar recursos e funções próprias ou utilizar os já desenvolvidos pela ZF.
Com uma família de produtos composta por quatro modelos do nível 0 ao nível 5, o ZF ProAI cobre toda a faixa operacional automotiva. O modelo mais avançado, ZF ProAI RoboThink, é capaz de executar até 600 trilhões de operações por segundo (600 teraOPS), tornando-o o supercomputador acionado por Inteligência Artificial mais poderoso atualmente disponível para a indústria de mobilidade.
Como a direção altamente automatizada SAE Nível 3 não é permitida em muitos países, o ZF coPILOT se baseia em direção semiautomatizada SAE Nível 2, que exige que o motorista monitore continuamente as condições de tráfego. Entretanto, a tecnologia Level 2+ avançada da ZF e NVIDIA oferece assistência confiável e conveniente, atuando como um “copiloto” que auxilia o motorista.
“Estamos convencidos que o sistema Level 2+ estendido como o ZF coPILOT é muito atrativo para as montadoras. Devido a sua ampla gama de funções, oferece valor agregado significativo para os consumidores em termos de segurança e conforto de condução – com um preço competitivo”, afirma Torsten Gollewski.