Tech Drive Avaliação do Audi Q8 e-tron: alto luxo com dois propulsores elétricos de 408 cv. A primeira observação ao me sentar diante do volante de um Audi Q8 e-tron são os retrovisores externos virtuais, que funcionam com uma câmera, difícil de se achar no começo. Mas como tudo que é bom a gente se acostuma fácil, não demorou para eu levar de boa esse quesito e aproveitá-lo ao máximo.
O utilitário esportivo traz atributos de luxo tanto no visual quando no interior, e mostra a nova linguagem visual da marca, mais minimalista, com o logotipo bidimensional em tonalidade fosca muito elegante.
🔧🧑🔧 Leia a Revista Oficina News completa
👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews
No visual mostra a grade frontal com linhas mais envolventes e um filete iluminado separando os faróis dianteiros em LED Matrix, que foram aprimorados. O SUV ganhou aperfeiçoamento na aerodinâmica, incluindo elementos no interior do para-choque frontal que otimizam o fluxo de ar e reduz a resistência do ar, combinado ao baixo centro de gravidade, que garante maior estabilidade em todas as condições e terrenos.
Audi Q8 e-tron vem com dois motores elétricos, que combinados entregam potência de 408 cv, enquanto o torque chega a impressionantes 664 Nm. A transmissão é automática e a tração é a já conhecida integral quattro. Ao dirigir, podemos escolher entre sete modos de condução pelo Audi Drive Select.
Dessa forma, o utilitário com segue ter um desempenho bastante esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, e a velocidade máxima é de 200 km/h (limitada eletronicamente), de acordo com os números da marca.
Uma nova bateria com célula química avançada foi incorporada, que teve a capacidade aumentada em 20% em relação à bateria anterior, indo de 95 kWh para 114 kWh.
O conjunto de suspensão utiliza a McPherson na dianteira e Multilink na traseira sendo que as molas são pneumáticas adaptativas. A direção tem assistência elétrica, contribuindo para ótima dirigibilidade e manobras.
A extensa lista de equipamentos de segurança inclui controle de cruzeiro adaptativo (ACC); aviso de saída de faixa (LKAS) com assistente de emergência; câmera 360° com sistema Parking Assist Plus; Faróis Matrix LED com setas dinâmicas; e Audi Side Assist, composto por monitor de ponto cego, monitor de tráfego reverso e indicação de aproximação nas laterais do veículo.
O modelo conta com o interior sofisticado, mas simples, com diversos itens de entretenimento e comodidade, teto solar panorâmico, volante de três raios multifuncional com regulagem elétrica. Toda conectividade está disponível no Audi Q8 e-tron.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.