Automec: Foco no desenvolvimento profissional dos mecânicos

Automec: Foco no desenvolvimento profissional dos mecânicos

Automec:  Foco no desenvolvimento profissional dos mecânicos. Bate papo com Eduardo Marcheti, , gerente da Automec. 

Revista Oficina News: O que a organização preparou para os visitantes na edição de 2025 da Automec?

Eduardo Marcheti: Na edição de 2025 da Automec, nossa missão continua sendo conectar expositores e visitantes em busca de networking, novas oportunidades de negócios e qualificação profissional. Queremos proporcionar uma experiência completa para os profissionais do setor, reunindo as inovações que estão transformando o mercado e promovendo conhecimento especializado.

RON: Alguma grande novidade em relação aos anos anteriores?

Marcheti: Sem dúvida, a grande novidade deste ano é a Universidade Automec, que vai oferecer cursos e treinamentos para atender os visitantes que buscam qualificação profissional e atualização no setor automotivo. Quem participar, vai receber certificados emitidos pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, referência em capacitação técnica e tecnológica, e pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, que atua na promoção de excelência e inovação do setor, além de outras empresas participantes.

Entre as atividades do IQA, teremos a Prova IQA, que consiste em uma avaliação de conhecimentos técnicos e práticos na área automotiva, e o curso 5S nas Oficinas que ensina como aplicar a metodologia oriental para organizar o ambiente de trabalho.

Já os painéis ministrados pelo SENAI abordarão temas que vão moldar o futuro do transporte e da mobilidade, como sistemas de Direção Assistida. Haverá, ainda, o workshop voltado para Eletrificação Veicular que busca desenvolver as competências referentes à montagem e reparação em instalações elétricas e equipamentos de veículos automotores.

🔧🧑‍🔧 Leia a Revista Oficina News completa

📺Acesse os vídeos do You Tube

👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews 

RON: Existe um foco principal ou uma tendência que está sendo destacada?

Marcheti: Assim como ocorre em outros setores, o mercado de aftermarket está passando por constante evolução e isso vai refletir na Automec 2025. Além da exposição de produtos e serviços inovadores, teremos bastante espaço para as novas tecnologias que estão transformando o setor de reparação e reposição como um todo. Entre os temas em debate estão a eletrificação veicular e seu impacto no mercado de autopeças; o uso sustentável dos biocombustíveis; como fazer a gestão inteligente das oficinas, levando em conta a digitalização e a inteligência artificial; entre outros.

RON: Os principais visitantes são mecânicos, quais os benefícios desse profissional em participar do evento? O que ele leva de volta para a oficina?

Marcheti: Para os mecânicos, participar da Automec é uma oportunidade para se desenvolver profissionalmente e crescer no mercado. O evento reúne as principais inovações do setor, apresenta novas tecnologias, ferramentas e equipamentos que podem transformar o dia a dia na oficina. Os profissionais podem ainda acompanhar demonstrações técnicas diretamente com fabricantes e especialistas, testar novos produtos e soluções. Além disso, a Automec oferece treinamentos e workshops que vão atualizar e qualificar o mecânico no atendimento a seus clientes.

RON: Como a Automec pode ajudar pequenos e médios empresários a crescerem no mercado?

Marcheti: A feira, por reunir fabricantes, distribuidores e fornecedores do setor, proporciona uma excelente oportunidade para criar novas conexões e desenvolver novas parcerias, ao mesmo tempo que permite aos visitantes terem acesso a tecnologias e inovações que vão acabar ajudando a modernizar seus negócios. Além, é claro, das palestras e painéis que oferecem importantes insights sobre tendências do mercado, gestão, digitalização e novas oportunidades de negócio. Vale destacar que a Automec permite esse contato direto com grandes marcas para fechamento de negócios.

 

 

Read Previous

Os desafios do setor de retíficas exigem inovação e estratégia