Mecânica Pesada: Benefícios de aplicar peças remanufaturadas. Sempre que podemos deixar o serviço mais barato sem perder a qualidade, o cliente agradece, principalmente quando falamos de veículos comerciais, que são utilizados como ferramentas de trabalho e têm na manutenção uma bela parte das suas despesas.
Pensando nisso, é natural o incentivo aos componentes remanufaturados, uma escolha atraente para consumidores que buscam soluções econômicas, ecológicas e confiáveis para a manutenção e reparo de seus veículos.
Uma peça remanufaturada é um componente que foi restaurado ao seu estado original de funcionamento por meio de um processo de remanufatura. A remanufatura é comum em setores como automotivo, eletrônicos e máquinas industriais, onde peças como motores, transmissões e componentes eletrônicos são frequentemente remanufaturadas para prolongar sua vida útil e reduzir o desperdício. Essas peças geralmente são mais baratas do que as novas, mas oferecem desempenho e confiabilidade semelhantes.
🔧🧑🔧 Leia a Revista Oficina News completa
👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews
Muitas fabricantes utilizam a remanufatura e o processo envolve a desmontagem completa da peça usada, a inspeção e substituição de quaisquer partes desgastadas ou danificadas, e a remontagem e teste da peça para garantir que ela funcione como nova, como conta o diretor geral de Paccar Parts América Latina, Antenor Frasson Jr.
“As carcaças Reman provenientes da rede de concessionárias DAF, são recebidas no PDC da Paccar e a operação é iniciada pelos operadores logísticos que trabalham do local, seguindo os padrões globais da marca a respeito de recebimento de peças”, explica o diretor.
Várias peças podem ser remanufaturadas para prolongar sua vida útil e oferecer uma alternativa econômica e ecológica às peças novas. Entre as mais comuns estão motores, transmissões, alternadores, motores de partida (arranque), turbo compressores, bombas de direção hidráulica, compressores de ar-condicionado, injetores de combustível, eixos de transmissão, Unidades de Controles Eletrônicos (ECUs) e bombas d’água.
O diretor conta que uma grande vantagem é que os componentes remanufaturados, mesmo utilizando carcaças retornadas, mantêm a mesma garantia de fábrica e podem ser substituídos a qualquer momento dentro do prazo. E quando comparadas a uma peça nova, um item remanufaturado pode ser até 30% mais econômico.
“As peças reman são uma escolha ecologicamente responsável, alinhadas aos princípios de ESG e à economia circular. Ao reutilizar carcaças e outros componentes em pleno funcionamento, contribuímos para a redução de resíduos e a conservação de recursos naturais”, analisa Frasson.
Ele continua: “quando falamos de um cenário onde um veículo roda muito e precisa de muitas manutenções para se manter ativo, há um ganho econômico e financeiro para o proprietário”.
A redução nos custos de compras de peças novas ajuda o motorista autônomo, por exemplo, a manter o caminhão em circulação. Automaticamente ele está ajudando nas questões ambientais, escolhendo uma peça que seria descartada mesmo podendo ter sua vida útil prolongada.
O que o mecânico deve saber sobre reman
Antes de comprar uma peça remanufaturada, a atenção deve ser igual à aplicação de novas peças em um veículo, já que os itens remanufaturados seguem os mesmos padrões de peças genuínas.
É necessário avaliar se as características do item correspondem ao veículo; se ele tem procedência e garantia; analisar se não há danos no material. Tudo isso para garantir que o cliente tenha uma peça que faça o caminhão rodar sem problemas futuros.
Reman X Recon
Podemos diferenciar uma peça remanufaturada de uma recondicionada devido ao nível de trabalho e qualidade envolvidos no processo de restauração de cada item.
Uma peça que vai passar pelo processo de remanufatura é totalmente desmontada e todas as partes são limpas e inspecionadas para ver o que pode ser mantido. Quando necessário é feita a substituição por componentes novos.
Após isso, é feita a remontagem da peça e uma avaliação rigorosa para garantir que ela funcione corretamente. Por conta desse trabalho, as remanufaturadas são consideradas como tendo a mesma qualidade de uma peça nova, e por isso a garantia é semelhante.
Quando falamos de um item recondicionado destacamos um processo menos intenso, onde a peça usada é reparada para funcionar novamente, mas nem sempre há substituição de componentes desgastados ou danificados. A expectativa de vida útil de itens recondicionados é menor que de um remanufaturado, e a garantia não é a mesma.
Para não cair em ciladas, procure comprar peças de reposição de empresas reconhecidas no mercado e que identifiquem os itens em seus catálogos. Na Paccar Parts, as peças Reman são facilmente identificáveis pelos códigos terminados em “R” ou “RN”.
Cada uma dessas terminações possui suas próprias restrições e exigências quanto à qualidade da carcaça retornada, com “R” sendo mais exigente e “RN” menos exigente. Essa é uma forma de transparência com o consumidor e que reforça a seriedade da empresa em oferecer itens seguros e com garantia.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.