Como investir em tecnologia na sua oficina mecânica

Como investir em tecnologia na sua oficina mecânica

Gestão de Oficinas: Como investir em tecnologia na sua oficina mecânica. Não podemos negar que estamos vivendo uma nova era. Como tantas que o setor da reparação já enfrentou e se adaptou, mais uma chegou e está se colocando como um novo nicho: manutenção de carros eletrificados e outros cada vez mais equipados com tecnologia de ponta.

E aí, logo pensamos: queremos lucrar, então temos que investir. Mas para reparar esses carros de hoje é preciso mais do que equipamentos modernos. Investir em tecnologia em requer um planejamento estratégico para garantir que os recursos sejam alocados de forma eficiente e tragam retornos a longo prazo.

Como investir em tecnologia na sua oficina mecânica
Foto: Freepik.com

🔧🧑‍🔧 Leia a Revista Oficina News completa

📺Acesse os vídeos do You Tube

👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews 

De acordo com a especialista em gestão de oficinas mecânicas, Amanda Medeiros, contudo, é preciso cautela para evitar gastos desnecessários e garantir o retorno sobre o investimento.

 

Como investir em tecnologia na sua oficina mecânicaEle orienta que antes de adquirir qualquer equipamento ou ferramenta, o mecânico deve realizar uma análise cuidadosa de suas necessidades e recursos. “O dono de oficina precisa avaliar primeiramente se há demandas de serviço para aquele investimento”. Essa avaliação deve considerar fatores como:

– Custo-benefício: O investimento terá um retorno financeiro a curto ou médio prazo? O equipamento irá gerar economia de tempo e mão de obra ou aumentar o faturamento da oficina?

– Capacitação: A equipe está preparada para utilizar o novo equipamento? É necessário investir em treinamento para garantir a otimização da ferramenta?

– Existe demanda de procura pelos clientes?  Por exemplo, você faz muito alinhamento e balanceamento só que como você não tem o equipamento você terceiriza então seria interessante pensar na compra desse equipamento.

Outro detalhe: sempre surge aquela dúvida de comprar à vista ou parcelado! Para ela, o pagamento à vista é indicado apenas para quem tem um capital de giro e reserva financeira. “Se o mecânico não está com o caixa alto, o mais interessante é parcelar a compra”, garante.

Ele coloca a seguinte situação: Você paga à vista, porém fica sem capital de giro, aí surge um desequilíbrio financeiro no mês aí você não tem nada no seu caixa! Na compra parcelada você terá o período para que esse próprio equipamento se pague no mês a mês.

A pessoa física e diferente do CNPJ na pessoa física a gente não quer fazer dívidas já no CNPJ a gente faz a dívida de alavancagem bem como a gente calcula em quanto tempo teremos o retorno sobre esse investimento quando isso está na composição do seu preço, ou seja, na sua precificação fica mais fácil pois cada venda que você tiver a parcela estará garantida.

Amanda garante que quando bem planejado, o investimento em tecnologia pode trazer diversos benefícios para a oficina, como:

– Aumento da eficiência: Equipamentos modernos permitem diagnósticos mais precisos e reparos mais rápidos.

– Melhoria da qualidade do serviço: Ferramentas especializadas garantem um serviço de maior qualidade e satisfação do cliente.

– Diferenciação no mercado: Oficinas equipadas com tecnologia de ponta se destacam da concorrência e atraem novos clientes.

foto: freepik.com

Fatores essenciais desse planejamento:

Analisando a necessidade de ser obter novas tecnologias, primeiro certifique-se de que áreas precisam de melhorias. Pode ser a automação de processos administrativos, equipamentos de diagnóstico modernos, ou sistemas de gestão, são muitas vertentes que podem ser aprimoradas.

Segundo, quais tipos de tecnologia estão disponíveis e como podem melhorar a eficiência, produtividade e a qualidade dos serviços. Busque por softwares de gestão, ferramentas de diagnóstico avançadas, e equipamentos de automação.

Se vai custar, é melhor definir os objetivos de curto e longo prazo, analisar se o investimento visa reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar a experiência do cliente ou todos esses fatores. Colocando metas mensuráveis é mais fácil de começar, sem planos mirabolantes.

Antes de fechar os custos, também tem que colocar na balança o treinamento e a capacitação da equipe que vai operar essa nova tecnologia, que só trará benefícios se for utilizada corretamente.

Aí tem que analisar os custos envolvidos (aquisição, implementação, manutenção) versus os benefícios esperados (aumento de receitas, redução de erros, economia de tempo).

Como investir em tecnologia na sua oficina mecânica

E, na sequência, o retorno que o investimento vai gerar e em quanto tempo. Escolha o fornecedor mais coerente e não esqueça de monitorar os resultados após a implementação.

Ao considerar esses fatores, a oficina mecânica pode implementar tecnologias de forma eficiente, otimizando o retorno sobre o investimento, melhorando a competitividade no mercado e, claro, atendendo cada vez melhor o cliente.

Read Previous

ZF Aftermarket coloca na reposição pastilhas de freio TRW para Renault