Tech Drive: Avaliação do Renault Kardian: com motor 1.0 turbo mais eficiente. Um novo SUV compacto que coloca a Renault no hall dos motores turbos de baixa cilindrada e melhor eficiência energética. Estamos falando do Renault Kardian, modelo que destaca uma nova era na história da montadora, trazendo vários atributos interessantes tanto na parte mecânica quando tecnológica.
Andamos com a versão topo de linha, na cor laranja do lançamento, que destaca a plataforma modular da marca – Renault Group Modular Platform (RGMP) – sendo o primeiro com a nova identidade visual produzido aqui no Brasil.
O modelo chega com um design moderno para competir no segmento B-SUV, com o novo logo “Nouvel R”, baseado no formato de losango; uma grade frontal com desenhos em formato de “diamante”, e a nova assinatura luminosa com os faróis alongados de rodagem diurna (DRL) e os piscas de LED, muito moderno. Na traseira, o novo conjunto ótico, com as lanternas em formato de C.
🔧🧑🔧 Leia a Revista Oficina News completa
👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews
No conjunto mecânico, temos o motor turbo TCe 1.0 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler, assim como o 1.3, compartilhando 70% de componentes. Um engenho que entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque, sendo 200 Nm (90% da força máxima) já disponível a 1.750 rpm.
Entre os destaques desse motor estão a injeção direta central com 200 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica, cabeçote em formato delta com coletor de escape integrado,e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível, segundo a engenharia da Renault.
O sistema Start & Stop, que ajuda na economia de combustível junto com o câmbio automático com dupla embreagem úmida EDC (Efficient Dual Clutch) beneficiam a dirigibilidade com baixo consumo e emissões de CO2 reduzidos. A tecnologia da dupla embreagem otimiza o resfriamento dos componentes e aumenta a vida útil.
A engenharia da marca explica que com o nome técnico DW23, este câmbio faz a sua estreia mundial com o Kardian e seu funcionamento se dá da seguinte maneira: duas meias caixas de câmbio controladas eletronicamente, cada uma com uma embreagem (uma para marchas pares e outra para ímpares).
Entre os recursos do modelo estão o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e seis airbags de série em todas as versões, além dos 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e central multimídia de 8” toda conectada.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.