Num projeto que permitiu a redução de quase seis mil quilos de CO2, a ZF inicia reciclagem de embalagens plásticas na fábrica de Limeira, interior de SP. O Projeto de Reciclagem de Embalagens Plásticas foi implementado para transformar embalagens plásticas obsoletas e quebradas em novas embalagens reutilizáveis.
Segundo a marca, as embalagens obsoletas foram transformadas em matéria-prima para novas embalagens que atendem aos padrões da ZF. A cada cinco quilos de sucata gerou-se um quilo de novas embalagens reutilizáveis, com custos adicionais apenas para frete e manuseio.
Leia a Revista Oficina News completa
A iniciativa ocorre na unidade industrial de Limeira, SP, e está em linha com as metas ambientais da empresa, que incluem total neutralidade climática até 2040 e redução de 80% nas emissões de CO2 nas instalações da ZF até 2030 (em relação a 2019) para os escopos 1 e 2 e reduzir 40% do escopo 3 até 2030.
O projeto teve início em dezembro de 2023 e foi finalizado em junho de 2024, com um impacto positivo em toda a operação e fluxo logístico da empresa. Um dos pontos de maior destaque do projeto é a redução significativa da emissão de cerca de seis mil quilos de CO2.
No total foram reciclados cerca de 39 mil quilos de plásticos que seriam descartados e se transformaram em mais de quatro mil novas embalagens reutilizáveis de alto padrão e qualidade. Além disso, houve a liberação de 500 metros quadrados de área que seriam necessários para armazenar as embalagens obsoletas, que seriam descartadas. “Este impacto ambiental positivo é um testemunho do compromisso da ZF com a sustentabilidade, pois trata-se de uma forma eficiente de minimizar desperdícios e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis”, diz Daniela Beltrame, diretora de logística da ZF América do Sul.
O projeto destaca-se pelo impacto ambiental positivo, enfatizando a redução de CO2 e a reutilização de materiais reciclados, contribuindo para a sustentabilidade.